Ciclos de Vida do E-mail Marketing

Quando o assunto é vendas, cada detalhe pode ser decisivo numa aquisição ou até mesmo na hora de fazer a comunicação de sua marca. Um dos pontos mais cruciais é o planejamento muito bem estruturado das campanhas.

O E-mail Marketing, mesmo sendo digital, necessita de um planejamento e uma linha do tempo “afiada” para poder chegar aos objetivos esperados.

Neste post, iremos mostrar o ciclo de vida do e-mail marketing, explicando cada fase desse processo.

Construção de rede de contatos

Esta é a fase inicial do e-mail marketing. Construir o mailing é essencial para chegar no sucesso com essa mídia digital.

Todos já devem saber, mas comprar mailing é uma alternativa muito falha. Evite.

Para atrair mais pessoas a se inscreverem no seu mailing, coloque o box de cadastro na home do site, não exija muitas informações, peça que o cliente só forneça o básico de dados para efetuar o cadastro.

Ativação

Um dos principais desafios do e-commerce, que é ativar um comprador, é uma tarefa bem delicada e exige muitos cuidados. Isso pode depender da variedade de produtos que o e-commerce oferece e de como você vai oferecê-lo ao potencial comprador.

Manutenção

Depois da primeira compra efetuada, é muito importante continuar incentivando os clientes a consumir outros produtos.

Nessa fase é importante continuar o contato com o cliente, oferecendo novidades e produtos que tenham alguma conexão com a primeira compra.

Vale lembrar que na fase de manutenção, a rede social da marca contribui consideravelmente. Nas mídias sociais, a produção de conteúdo e a aproximação do cliente com a marca é mais eficaz e natural.

Então incentive o cliente a curtir/seguir a sua marca nas mídias sociais através do e-mail marketing.

Retenção

Retenção é a fase em que observamos ser importante continuar a comunicação personalizada com o cliente que pode estar esquecendo a marca. 

É necessário investir muito nesses clientes, para que se produza alguns conteúdos que auxiliem o seu direcionamento para alcançar o estágio final.

Recuperação

Esta é a fase em que um certo grupo de clientes já não efetua mais compras no seu e-commerce. É fundamental entender o lado deles, seus motivos pelos quais não compram mais podem dispertar insights de melhora no serviço.

Para reativar esses clientes você pode oferecer promoções, condições de pagamento diferenciados, entre outros facilitadores.

Conhecer os principais momentos do ciclo do e-mail marketing é muito importante. Irá facilitar na hora de produzir os materiais, segmentar o mailing e faturar ainda mais.

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