Biografia

Biografia para Instagram: 8 dicas para personalizar uma biografia profissional

Todos nós sabemos que uma biografia para Instagram eficaz define você instantaneamente aos olhos de seus seguidores. 

Em suma, você precisa expressar quem você é, e mais importante, o que as pessoas podem esperar ao seguir seu perfil.

A biografia para Instagram é a sua chance de causar uma primeira e fundamental boa impressão em quem olha para você. 

Se feita corretamente, convencerá o leitor a clicar em ‘Seguir’ sem pensar duas vezes. Portanto, não deve ser escrita de maneira aleatória. 

Sendo assim, separamos as seguintes dicas para te ajudar a elaborar uma biografia personalizada e profissional para sua empresa:

  1. Apresente quem você é;
  2. Insira uma frase de chamariz;
  3. Descreva o que o torna único;
  4. Insira um link na biografia;
  5. Liste outras mídias sociais;
  6. Use emojis;
  7. Promova seu serviço/produto;
  8. Adicione sua própria hashtag.

Explicaremos melhor cada uma delas abaixo, para que possam ser executadas das melhores formas e sem erros. 

1. Apresente quem você é

Uma boa biografia para Instagram geralmente inclui uma breve descrição de quem você é como freelancer ou pequena empresa. 

Você pode fazer isso de maneiras diferentes e com ideias muito diferentes (dependendo de qual delas está mais próxima de seus objetivos de comunicação).

Sendo assim, é possível escrever uma primeira linha de palavras que resume quem você é, separando-as com barras ou outros pequenos símbolos para torná-las mais legíveis.

Outra opção é a inserção de uma frase curta que declare claramente o que você faz e qual é o seu alvo.

2. Insira uma frase de chamariz

Se você usa o Instagram para promover o seu negócio, não perca a oportunidade de inserir um call to action, que é um convite aos seus seguidores para uma determinada ação.

Tente relacionar sua frase de chamariz com o link na biografia, a fim de encorajar cliques. Você pode expressá-lo com uma pergunta ou uma série de benefícios para seus seguidores.

3. Descreva o que o torna único

Se você deseja estabelecer uma conexão com seus seguidores que seja expressa em um nível pessoal, tente usar uma frase curta e evocativa.

Tente envolver seu público-alvo e certifique-se de que ele se reconheça com sua marca. 

Pergunte a si mesmo o que o torna especial e porquê as pessoas deveriam te seguir. Use também uma frase curta se referindo à sua paixão ou hobby: isso ajudará as pessoas a se identificarem com você.

4. Insira um link na biografia

O único link que o Instagram permite incluir na biografia é de fundamental importância. É chamado de ‘Link na bio’ e é uma ótima maneira de fazer com que seus seguidores saiam do Instagram. 

Você pode levá-los ao seu site ou a uma página de coleta de endereços de e-mail. Decidir para onde canalizar o tráfego que vem das redes sociais é uma escolha fundamental de sua estratégia de comunicação.

Quando você faz uma postagem no Instagram onde você fala sobre o conteúdo de um link na biografia, lembre-se de sempre descrevê-lo na legenda da postagem, convidando os seguidores a clicarem no link.

5. Liste outras mídias sociais

Se a sua estratégia de comunicação é baseada em várias redes sociais diferentes, você pode inseri-las na biografia para Instagram, para que os seguidores possam acompanhá-lo de uma plataforma para outra.

6. Use emojis

Os emojis, graças às suas cores, são uma boa forma de chamar a atenção e dar ‘ritmo’ visual à sua biografia.

Mas, tome cuidado para não exagerar: muitos emojis, de cores diferentes e brilhantes, podem prejudicar sua imagem aos olhos de seu alvo. A escolha de emojis também deve corresponder ao humor geral de seu feed do Instagram.

Portanto, se você quiser liberar uma cadeia de flores, arco-íris e rostos sorridentes em formato de coração incompreensíveis, faça um favor ao seu negócio, use seu perfil pessoal.

7. Promova seu serviço ou produto

Uma das melhores maneiras de apresentar um serviço ou produto é mencioná-lo em sua biografia para Instagram.

Você pode lançar um produto ou serviço nos stories e postagens e inserir uma referência ao seu link na biografia, onde vai colocar um link estratégico (a página de serviço do seu site, ou o formulário com a solicitação de contato, depende da estratégia que você escolher).

8. Adicione sua própria hashtag

Com base em sua estratégia de conteúdo, você pode pensar em criar sua própria hashtag. Pode estar vinculado à sua marca ou a um produto ou serviço que você deseja promover.

Insira-o em sua biografia para Instagram e poste legendas, para motivar seus seguidores a usá-lo. É uma forma eficaz de divulgar seu conteúdo em uma comunidade de referência.

Concluindo, ao aplicar as dicas desse artigo é muito possível que a sua chance de causar uma primeira boa impressão aumente consideravelmente, trazendo muitos benefícios futuros para o seu empreendimento.