A importância de estabelecer uma identidade visual

A identidade visual é um dos elementos mais importantes de uma marca, pois é ela que trará a primeira impressão do seu negócio, e que fará com que o consumidor decida se irá conhecer mais sobre o que você oferece, ou se irá passar direto.

É com ela que você dá a chance de o consumidor se identificar com a sua marca, que ele confie em você e que se sinta representado pelo seu negócio, além de te auxiliar no branding.

 

Mas, afinal, o que é a identidade visual? 

 

A identidade visual carrega alguns elementos. São eles: nome, slogan, cores, tipografia, embalagens e peças de divulgação (que precisam carregar todos os elementos anteriores), e deve ser desenvolvida através do logotipo.

 

Agora que você já sabe o que é, descubra a seguir os motivos pelo qual a identidade visual é importante e por que você deve estabelecer a sua!

Reconhecimento e valor

O primeiro fator é que ela traz reconhecimento e valor para a sua marca.

 

Quanto mais sua identidade for estabelecida e estar presente com mais frequência na vida do consumidor, mais ele se sentirá próximo do seu negócio, e sentirá também a necessidade de consumir dos seus produtos.

 

Assim, com a frequência em que você está presente na vida do consumidor, e ao longo do tempo em que isso é feito, mais a sua marca ganhará um espaço na cabeça e no coração do consumidor.

 

Fazendo então com que ele lembre e escolha a sua empresa com mais rapidez e certeza. Porém, nada é instantâneo, e é preciso manter constância para conquistar o seu espaço de uma forma gradual.

Posicionamento

Além do reconhecimento e valor que você receberá através de uma identidade visual bem estabelecida, temos o posicionamento, que será aplicado da maneira correta e reforçado.

 

A identidade visual da sua marca precisa estar se comunicando com o público certo, e você precisa se posicionar de maneira correta quanto à comunicação.

 

Portanto, é necessário estudar o seu público-alvo e saber como deve apresentar a sua identidade visual, e trabalhar na sua estratégia de posicionamento, para que nada se oponha e um detalhe complementa o outro.

Permanência

Ter o seu lugar no mercado e estar o tempo todo na cabeça do consumidor é muito importante. Mas isso não quer dizer que ficará para sempre com esse lugar.

 

Portanto, é preciso trabalhar a sua identidade visual e estar sempre melhorando e adaptando ela, para que você continue sempre se comunicando da melhor maneira com o seu público-alvo.

 

Assim, ajustando e adaptando sua identidade visual, você pode permanecer no mercado por mais tempo, até ter que se adaptar mais uma vez.

 

Afinal, o seu público pode mudar e é necessário mudar junto com ele para que você continue tendo uma boa rentabilidade e permaneça com o seu lugar no mercado.

Vínculo

A sua identidade visual afetará de forma significativa o seu vínculo com o cliente.

 

Logo, se no começo você já estabelecer a sua identidade visual forte, você poderá conquistar os seus clientes com muito mais facilidade.

 

A identidade visual correta, que conversa em sintonia com o seu público, irá trazer um maior engajamento deles com a marca. Sem falar na credibilidade adquirida e a sensação de pertencimento que o consumidor terá com seu negócio.

 

Assim ele se sentirá importante para a marca, que faz parte dele, e criará um vínculo de afeto, fazendo com que a fidelização do cliente seja feita com mais facilidade.

 

Agora que você já sabe a importância de estabelecer a identidade visual da sua marca, está na hora de estudar melhor e desenvolver a sua!

 

Leia também: Qual a importância do Brandbook para a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *