benefícios

Quais os benefícios que um ambiente minimalista traz para o seu bem-estar

De estilo artístico para estilo de vida, o minimalismo é um movimento que prioriza o que é necessário. Consequentemente, há um esvaziamento de tudo aquilo que é considerado excessivo ou banal.

O minimalismo também pode ser aplicado à decoração de um lugar. Nesse sentido, a preferência será sempre pela funcionalidade e praticidade de tudo o que faz parte do ambiente. Isso implica, por exemplo, numa organização com poucos móveis e objetos compactos.

Por ser um estilo de vida aplicado à decoração, o minimalismo acaba sendo muito interessante, principalmente num mundo voltado para o consumismo desenfreado, já que nos faz rever quais são as nossas prioridades e o que é, de fato, importante para as nossas vidas.

Minimalismo, um estilo de vida

Menos é mais. Você provavelmente já deve ter perdido a conta de quantas vezes escutou essa frase. Pois, ela é considerada o conceito chave do minimalismo, movimento artístico surgido entre as décadas de 1950 e 1960 que prezava pelo mínimo de elementos e recursos.

Com o passar do tempo, esse movimento ultrapassou as barreiras da arte e tem se tornado, cada vez mais, um estilo de vida baseado no “ser” — um verdadeiro contraponto ao comportamento contemporâneo que preza o “ter”. 

Num mundo onde as aparências parecem ter mais valor que o caráter e a individualidade, o minimalismo afirma exatamente o contrário. E esse rompimento com condutas consumistas faz com que, entre outras coisas, a necessidade por “ter” coisas seja muito menor. 

Agora que você já tem uma breve noção do que é o minimalismo, fica mais fácil saber como decorar os espaços e ambientes onde vive. Mas você sabe quais os reais benefícios que um ambiente com esse estilo de decoração pode te proporcionar?

Mais economia

Uma das consequências diretas do minimalismo é a restrição àquilo que é importante. Consequentemente, se você tem menos objetos e móveis, gastará bem menos na aquisição deles. Além disso, você vai economizar energia, água e até mesmo nos possíveis reparos que podem surgir.

Ao mesmo tempo, é possível empregar funções a objetos mais compactos, como nichos e banquetas que dão um aspecto decorativo ao ambiente, mas, principalmente, serão úteis para o local. Com isso, você evita a compra de móveis grandes, caros e que ocupam muito espaço.

Facilidade na hora de limpar

Num ambiente com menos objetos fica muito mais fácil fazer uma limpeza caprichada sem ter que gastar horas e horas espanando cada item. Você consegue fazer uma higienização adequada e bem mais prática.

Outro ponto importante é a maior facilidade na hora de organizar cada coisa em seu lugar. Com mais espaço livre, é possível armazenar adequadamente cada objeto sem o risco de ter que amontoá-los.

Promove o desapego

“Necessário, somente o necessário”, já diria o urso Balu de Mogli – O Menino Lobo. Praticar o desapego é algo bem interessante, na medida em que fortalece o senso de manter apenas o que é necessário.

Portanto, a decoração minimalista te ajudará, por exemplo, a se desfazer de objetos que estão guardados há muito tempo e já não têm nenhuma utilidade. A solução é doar, vender ou oferecer num bazar beneficente, por exemplo. Dessa forma, você torna útil algo que já não lhe serve mais.

Gera boas sensações

Por último, mas não menos importante, adotar um estilo minimalista, certamente, te proporcionará boas sensações  e sentimentos, como tranquilidade, conforto e paz. Uma vez que você terá a certeza que está rodeado apenas daquilo que é mais importante.

Isso ocorre, principalmente, por conta da maior organização do espaço que, mais uma vez, vai abrigar apenas o que é necessário ao local e às pessoas que vivem ali. 

Sabendo disso, fica muito mais fácil entender o porquê esse estilo tem se expandido, inclusive no universo da decoração.

Texto: Gear Seo