Benefício dos serviços terceirizados

Além de sua atividade fim, uma empresa depende de uma série de serviços de apoio para que seu funcionamento transcorra sem maiores problemas.

O problema é que, além de desviar a atenção dos proprietários do core business, eles podem ter um custo considerável, que, por sua vez, poderia ser melhor investido com outra finalidade. Fazem parte do rol desses serviços:

  • Porteiro;

  • Profissionais de limpeza;

  • Recepção;

  • Motoristas.

A boa notícia é que existe uma maneira de resolver esse problema sem fazer com que a qualidade de tais serviços caia: basta contratar uma empresa para prestá-los, ou, em outras palavras, optar por terceirizá-los.

Se você não sabe muito sobre essa prática, continue lendo e confira algumas vantagens importantes que a terceirização traz para o seu negócio.

  1. Corte de custos

Os custos com pessoal representam uma fatia importante das despesas operacionais de qualquer negócio.

Afinal, além do salário, há a questão dos impostos e encargos sociais, bem como a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a realização de todos os treinamentos necessários para a execução de suas atividades.

Esse fator é o que mais faz com que empresas dos mais diversos ramos procurem serviços terceirizados de limpeza predial, entre outros. Isso pois, nesse caso, não se contrata um profissional do regime CLT, mas uma empresa que fornece a mão de obra.

Deste modo, é a fornecedora que se responsabiliza por todos os encargos que envolvem a contratação de pessoal, livrando a contratante dessa responsabilidade. C

onsequentemente, isso faz com que os custos relacionados sejam menores.

  1. Fornecimento de materiais necessários aos serviços

Dependendo do serviço e das condições acordadas em contrato, uma empresa de limpeza pode não se limitar a fornecer a mão de obra necessária para o serviço: ela também pode providenciar os produtos necessários à sua prestação.

Isso pois, como ela costuma atender a uma grande quantidade de clientes, ela costuma fazer a compra em grandes quantidades, o que, por sua vez, ajuda a reduzir o seu custo para o cliente final.

Do mesmo modo, há a possibilidade de terceirizar serviços que dependem mais de certos equipamentos do que de certos profissionais.

É o caso da impressão: com o advento da digitalização, a necessidade de se contar com documentos em formato físico se reduziu drasticamente.

Por conta disso, arcar com o outsourcing de impressão preço pode ser mais vantajoso, já que não será preciso comprar uma impressora.

  1. Fim dos problemas com faltas

Doença, falecimento de familiares e usufruto de banco de horas. Essas são algumas das hipóteses que dão ao empregado o direito de faltar ao trabalho sem sofrer qualquer penalidade de seu empregador.

Por conta disso, tais situações podem fazer com que uma empresa fique com seu quadro de pessoal desfalcado.

Felizmente, quem opta por terceirizar serviços não tem que lidar com esse contratempo.

No caso de uma portaria terceirizada, por exemplo, a empresa contratada para prestar o serviço é que se responsabiliza por cobrir eventuais faltas, de modo que o cliente não tem que se preocupar com isso.

  1. Redução do passivo trabalhista

Ver-se envolvido em uma ação trabalhista é um dos principais temores de todo empregador.

Afinal, mesmo que a alegação do requerente não tenha embasamento, será preciso gastar tempo e dinheiro com a defesa.

Do mesmo modo, caso o estabelecimento seja condenado, ele pode ter problemas para fechar contratos com o poder público, por meio de pregões e licitações.

A boa notícia é que, ao terceirizar serviços, uma empresa se blinda de tais problemas.

O motivo por trás disso é que esse tipo de contratação é reconhecido pela legislação pertinente, impedindo os funcionários da empresa que fornece a mão de obra de pleitearem vínculo empregatício com a contratante.

Ainda assim, é preciso ter cuidado: de acordo com os diplomas legais da área, contratante e contratada podem se responsabilizar solidariamente por determinados acontecimentos, como acidentes de trabalho.

Por conta disso, é fundamental garantir que a prestadora atua conforme todos os preceitos legais.

  1. Foco no core business

Por último, mas não menos importante, é interessante ressaltar que, quando uma empresa terceiriza suas atividades-meio, seus gestores têm mais tempo para se ocupar com o que realmente importa: o core business, ou seja, suas atividades-fim.

Deste modo, o estabelecimento ganha uma vantagem competitiva considerável, o que, por sua vez, ajuda em sua consolidação no mercado.