5 Erros de Gestão financeira que podem fechar a sua empresa

Você se sente sobrecarregado com as diversas atividades em torno de seus negócios? Não sobra tempo para se preocupar com as finanças da sua empresa e gerenciar seu fluxo de caixa?

Pois saiba que gerenciar vendas, lucros e renda é fundamental na administração de uma companhia. Seu negócio pode entrar em colapso se você não o construir em uma boa base de gestão financeira.

Estatísticas mostram que 80% das empresas, grandes ou pequenas, falham ou fecham, simplesmente porque não conseguem gerenciar suas finanças de maneira eficiente.  

Apresentamos aqui cinco erros comuns de gerenciamento financeiro que podem comprometer sua empresa. Descubra se você está cometendo um desses erros e saiba como evitá-los.

1) Confundir dinheiro em caixa com lucro

Dois termos de contabilidade que você não deseja confundir são lucro e dinheiro em caixa. Se você acredita que todo o dinheiro disponível em caixa é lucro, você tem uma imagem imprecisa das finanças do seu negócio.

Isso pode levar a um excesso de investimento em determinadas áreas e à falta de recursos para cobrir despesas operacionais básicas.

Tenha em mente que o dinheiro em caixa é a quantidade que sua empresa tem prontamente disponível a qualquer momento, que provém do fluxo de compras e vendas. O lucro é o que resta depois de cobrir todas as despesas necessárias.

2) Não entender/analisar relatórios financeiros

Você precisa entender como ler e interpretar relatórios e declarações financeiras, como a declaração de lucros e perdas, o balanço patrimonial e a demonstração de fluxo de caixa da sua empresa. É a partir destes relatórios que você pode tomar decisões importantes de investimento e mercado.

Existem diversos materiais gratuitos disponíveis na internet, como e-books e cursos online, que podem lhe ajudar a entender como elaborar e analisar estes relatórios.

Além disso, você deve revisar suas demonstrações financeiras pelo menos trimestralmente (mas de preferência mensalmente). Isso lhe dará tempo para detectar problemas e planejar as ações corretivas necessárias.

3) Gastar mais do que o necessário

Há quem acredite que é necessário gastar dinheiro para ganhar dinheiro. Devemos concordar que investir no negócio é necessário. Porém, investimentos desnecessários, são ​​frequentemente citados como uma das principais razões para o insucesso empresarial.

Muitos donos de novos negócios gastam mais, comprando mais equipamentos e ferramentas do que a empresa pode sustentar. Infelizmente, isso significa começar com mais dívidas e corroer suas margens de lucro antes que a empresa tenha a chance de se provar.

Comece pequeno, para validar o negócio, e dimensione apenas quando necessário e sustentável.

4) Falhar ao gerenciar o fluxo de caixa

Sabe-se que a maioria das falhas de pequenas empresas são devidas à má gestão do fluxo de caixa. Entender quanto dinheiro entra e sai do negócio parece um conceito simples, mas fica complicado quando você não tem projeções sólidas de vendas ou quando vários clientes não pagam a tempo.

Para resolver este problema, monitore de perto suas contas a pagar e contas a receber, saiba quando um cliente não pagará, faça o acompanhamento de clientes com atraso de pagamento e corte custos onde puder.

A utilização de um software de gestão financeira, também conhecido como sistema ERP, pode ser de grande ajuda para o gerenciamento do seu fluxo de caixa.

5) Superestimar as vendas futuras

É fácil, para uma sensação de otimismo, substituir a praticidade pela positividade. Sem dúvida alguma, uma perspectiva positiva é importante, mas você precisa ser realista com suas projeções de vendas.

Uma previsão de vendas confiável é de extrema importância para determinar o crescimento e a lucratividade da empresa.

Seus dados históricos, a taxa de repetição do cliente e as tendências do mercado também devem ser considerados ao prever seu volume de vendas futuro.

Novamente, a utilização de softwares de gestão financeira pode ser bastante útil para analisar seu histórico de vendas e garantir uma projeção realista.

Diversos desafios vêm junto com a posse de uma empresa, e gerenciar suas finanças é definitivamente um deles. Felizmente, a conscientização é o primeiro passo para supervisionar com eficácia as finanças do seu negócio.

Fique atento a essas armadilhas frequentes para não se tornar uma estatística e lembre-se que um bom software de gestão financeira pode ajudá-lo a ficar no topo de suas receitas e despesas.

 

Texto: Gestão Click

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *