Ibirapuera tem shows em março para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Nascido em 1954 e tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo, o Parque do Ibirapuera é o mais visitado da América do Sul. Além do verde e do lago, a área abriga museus, a marquise e o auditório, concebido por Oscar Niemeyer.

Para celebrar a mulher e o histórico de conquistas dela, o Auditório do Ibirapuera traz inúmeros shows gratuitos no mês de março. De música instrumental a coral e orquestra, a programação conta com diferentes grupos e cantores, no mês que relembra as lutas das mulheres de todo o mundo.

Criado para sediar apresentações de espetáculos musicais, o Auditório do Ibirapuera é um espaço cada vez mais consolidado para receber shows dos mais diferentes gêneros musicais. Desde clássicos, como Tom Zé e Caetano Veloso, até Aláfia,  Rincon Sapiência e Funmilayo Afrobeat Orquestra.

Além do auditório, outro espaço que receberá os shows é o foyer, hall de entrada do teatro. Confira abaixo as atrações que se apresentarão neste mês no Auditório do Ibirapuera. A entrada é por ordem de chegada, e os ingressos são distribuídos gratuitamente.

Raquel Bernardes Quarteto

O destaque desse mês é o Raquel Bernardes Quarteto. No Ibirapuera, o grupo apresentará Veredas, espetáculo que traz a obra do compositor e arranjador carioca Egberto Gismondi.

Com apresentações agendadas para os dias 13 e 14 de março, o grupo trará composições de Gismondi que reúnem música instrumental erudita e MPB. Multi-instrumentista, Egberto Gismondi aprendeu a tocar flauta ainda jovem, mas o violão é seu grande companheiro de palco há décadas. 

Gismonti foi um dos primeiros músicos nacionais a usar sintetizadores e a ser proprietário das matrizes de seus discos. Além disso, ele compôs trilhas sonoras para séries televisivas, teatro e cinema.

Orquestra Brasileira do Auditório Ibirapuera

A apresentação da Orquestra Brasileira do Auditório (OBA), no dia 21 de março, será o primeiro ensaio aberto do ano no foyer. Sob regência de Debora Gurgel, o intuito da OBA é colocar jovens em contato com músicas de diversas culturas, épocas e regiões do país, fazendo com que desenvolvam um bom conhecimento sobre os principais ritmos nacionais.

Trio Misturada

Já no domingo, dia 22, é a vez do Trio Misturada se apresentar no foyer. Composto pelo guitarrista Gabriel Maia, pelo baterista Matheus Marinho e pelo baixista Mateus José, o grupo mostrará o álbum Caminho, lançado em 2019 e que traz canções autorais. 

Com um trabalho no estilo samba jazz, o Trio Misturada mistura o jazz ao chorinho e ao samba, trazendo releituras de clássicos, como Hermeto Pascal, Dorival Caymmi, Camargo Guarneri e Dominguinhos.

Coro Luther King

O coro foi fundado na cidade de São Paulo pelo maestro ítalo-brasileiro Martinho Lutero Galato de Oliveira. O grupo reúne pessoas de distintas classes sociais e etnias, cantando o vasto repertório da musicalidade brasileira e dos povos essenciais para a formação do país. 

Entre os trabalhos anteriormente desenvolvidos pelo Coro, está Liberté, Egalité, Fraternité, reunindo clássicos da literatura coral mundial que falam sobre guerras, tais como Bella Ciao e Viola Enluarada.

Além disso, o grupo já apresentou uma homenagem ao trabalho de Dom Hélder Câmara, bispo católico e grande defensor dos direitos humanos no Brasil, tendo sido um importante nome da resistência à ditadura militar brasileira. As apresentações ocorrerão nos dias 13 e 14 de março, no foyer. 

Texto por: Gear SEO