Assuntos relevantes para ambientes de escritório

Não é preciso ser especialistas em recursos humanos para saber que um ambiente de trabalho agradável é um fator essencial para motivar seus funcionários. Da mesma maneira, esse local serve como um cartão de visitas do seu negócio, sendo de grande ajuda para impressionar visitantes estratégicos, tais como clientes, investidores e até mesmo colaboradores em potencial.

Para que tudo isso se concretize, é fundamental que os proprietários do negócio invistam em um escritório bem projetado, que seja, ao mesmo tempo, confortável para os funcionários e que tenha uma aparência profissional para os visitantes.

Por mais impossível que essa tarefa pareça, isso não é verdade. Desse modo, basta investir em alguns itens estratégicos para garantir que isso aconteça.

Quer aprender mais? Então continue lendo e confira algumas dicas importantes para criar um escritório de primeira para o seu negócio.

  1. Conte com um local adequado

Pode parecer óbvio, mas é importante reforçar que montar um escritório adequado será muito mais difícil sem encontrar o espaço correto para tal.

Portanto, é preciso investir bastante tempo na procura, independentemente de o proprietário da empresa pretender alugar uma simples sala de escritório ou um imóvel completo para abrigar a equipe.

Para fazer com que a tarefa seja mais simples e rápida, é interessante usufruir dos serviços de imobiliárias especializadas na compra ou aluguel de imóveis corporativos.

Como os profissionais da área mantêm contatos no setor, a busca ficará muito mais eficiente e o consultor responsável nem sequer te apresentará a unidades que estejam fora da suas necessidades e preferências.

  1. Invista em bons móveis

Depois de encontrar o local perfeito para o seu escritório, chega o momento de equipá-lo. Na prática, isso significa que é preciso instalar móveis que deem todo o suporte necessário para as atividades realizadas no espaço, criando a atmosfera profissional e o ambiente de trabalho agradável necessários ao sucesso da empresa.

A boa notícia é que esses não são itens difíceis de se encontrar: há várias lojas que vendem estação de escritório na Zona Sul, da mesma maneira que em outras regiões.

Para garantir melhores resultados, recomenda-se o investimento extra em móveis planejados, que sejam projetados especificamente para o local em que serão instalados. Assim, há um ganho tanto de praticidade quanto de estética.

Do mesmo modo, vale lembrar que nem todos os itens necessários no escritório têm de ser comprados: muitos podem ser alugados. Trata-se de uma alternativa mais em conta, muito útil para os primeiros anos de vida do negócio, quando manter o equilíbrio do fluxo de caixa é mais complexo.

Por exemplo: O aluguel de impressoras preço é muito menor do que o valor que tem de ser investido na aquisição de um item novo.

  1. Considere o outsourcing de impressão

Com o advento da digitalização, o uso de documentos em formato físico caiu consideravelmente. Afinal de contas, agora é possível manipulá-los de uma forma muito mais eficiente e econômica, com a ajuda de softwares específicos para a tarefa.

Essa é uma técnica que tem se popularizado até mesmo em ramos que tradicionalmente lidam com muito papel, como a advocacia.

Ainda assim, algumas ocasiões pedem o uso de documentos em formato físico. Esse é o caso, por exemplo, da assinatura de contratos.

Como o valor de uma impressora a laser é caro e não é justificado para o uso esporádico, recomenda-se a terceirização dessa tarefa. Ou seja, a contratação de uma empresa de outsourcing de impressão.

Nesse caso, o estabelecimento fica responsável por todas as impressões, dispensando a montagem de uma estrutura própria para tal.

  1. Não se esqueça da brigada de incêndio

Por mais que muitas pessoas pensem que incêndios só acontecem em imóveis velhos e em mau estado de conservação, isso não é verdade.

Na realidade, essa tragédia não tem hora nem lugar para acontecer. Assim, é preciso que o proprietário de uma empresa tome uma série de precauções para evitar tais acidentes, bem como minimizar suas consequências.

Uma das técnicas usadas é a montagem de uma brigada de incêndios. Trata-se de um grupo de pessoas que frequenta o local e assume a responsabilidade de guiar os demais em caso de fogo.

Para tal, eles passam por uma formação que abarca assuntos como:

  • Primeiros socorros;

  • Combate a focos de incêndio;

  • Evacuação;

  • Redução de danos ao meio ambiente.

Vale ressaltar que a existência de uma equipe do tipo não elimina a necessidade de se contar com bombeiros para eliminar as chamas.

Isso porque a função da brigada é simplesmente reduzir os danos, tanto que seus participantes não passam por um curso de primeiros socorros avançado. Assim, é sempre preciso chamar as autoridades.

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