comprar ou alugar

Alugar ou financiar um imóvel? Saiba qual a melhor opção

A maior dúvida que todos têm quando se fala em ter um imóvel é decidir se irá optar por comprar ou alugar. Isso porque existem muitos mitos a serem quebrados.

E para te ajudar a escolher a melhor opção, nós preparamos diversas dicas ao longo do artigo para que você possa decidir, de uma vez por todas, qual é a mais rentável para o seu bolso.

Isso mesmo, contrariando o senso comum, dependendo de qual fase da sua vida você está, seja profissional e também financeira, as vezes, a melhor opção é o aluguel. Para saber em qual pé você está e definir qual mais se adapta a você, leia as nossas dicas para:

  • Definir o que você realmente quer

  • Verificar qual valor de entrada que você tem disponível

  • Entender as vantagens do Aluguel

  • Descobrir as vantagens do Financiamento

  • Compreender qual é o melhor investimento para mim

Defina o que você realmente quer

O que você pretende com o imóvel? Gerar patrimônio ou ter rentabilidade? Mesmo que você tenha dinheiro para comprar um apartamento ou uma casa, você precisa primeiro analisar qual é a melhor opção para você.

A dica é colocar tudo na ponta do lápis e fazer uma comparação. Para começar, compare os preços que você vai gastar em um determinado período e lembre-se de que com o aluguel você tem muito mais liberdade para de bairro ou cidade.

Mas quando o assunto é comprar um imóvel, trata-se de uma opção estável. No entanto, você não fica refém dos ajustes no valor de aluguel e pode mexer na estrutura da sua propriedade, do jeito que quiser e quando bem entender.

Qual valor de entrada que você tem disponível?

Muita calma nessa hora! Se você está pensando em pedir um financiamento, fique atento às formas de pagamento.

Isso porque, geralmente os bancos financiam no máximo 80% do valor do imóvel, com taxas de juros entre 9% a 12% por ano. Então, se você não possui um valor de entrada significativo, você vai perder dinheiro por conta do juros que serão mais altos, além de que o pagamento será em um período maior.

Para comprar um imóvel de maneira mais estável, a dica é que você guarde dinheiro e pense em fazer um financiamento mais tarde, quando tiver um valor de entrada que pague pelo menos 20% do valor do imóvel que você quer chamar de seu.

Entendendo as vantagens do Aluguel

Nos períodos de crise, a solução é o aluguel! Isso, porque a locação te da  autonomia para se mudar para um imóvel mais barato.

Como o valor do aluguel é muito menor do que a compra de um imóvel, o dinheiro que você economiza sem pagar um financiamento imobiliário te permite investir o seu dinheiro em outras coisas. Como por exemplo comprar ou alugar  títulos de tesouro direto, bolsa de valores ou até mesmo abrindo o seu próprio negócio.

Por isso, se você está procurando casas para alugar, a Financial Imobiliária possui um dos melhores preços do mercado. Confira nos sites os imóveis disponíveis para locação.

Qual é o melhor investimento para mim?

Agora que você já sabe os prós e os contras de alugar ou comprar um imóvel, agora é a hora de escolher qual o melhor investimento para você. Nessas horas, sabemos que o dinheiro fala mais alto, portanto, faça sua escolha com sabedoria.

O financiamento é para alguém que já tem um dinheiro reservado para isso. Se você ainda não está em condições, é preferível pesquisar casas para alugar em Campo Grande MS no site da sua imobiliária de confiança.

Espero que as nossas dicas tenham te ajudado a tomar a decisão certa para dar o próximo passo no aluguel ou na compra do seu imóvel.

Texto: Rafaela Roque