segurança do trabalho

Ações de segurança do trabalho e inovação para sua empresa

Existem muitos pontos de atenção que precisam ser verificados e monitorados dentro de uma empresa, como a parte administrativa, logística, contábil, e principalmente, a segurança do trabalho.

É fundamental ter uma atenção especial em relação aos funcionários do ponto de vista da segurança, assim como na inovação dos produtos e serviços que eles exercem e que essenciais para a empresa.

Por isso, algumas dicas podem ser importantes tanto para a segurança dos colaboradores, como para facilitar o aumento e desempenho da empresa por meio da inovação de serviços.

A segurança dos funcionários

Um dos elementos fundamentais dentro de uma empresa,, é prezar pela segurança dos funcionários, desde o momento da admissão.

Nesse processo inicial, existe o exame admissional que é feito por um médico da segurança do trabalho, com o objetivo de verificar se o funcionário está apto para a realização das atividades.

Inclusive, esse laudo do médico também é entregue junto com a Entrega de documentos. Geralmente, esses documentos são:

  • Identidade e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Exame admissional;
  • Foto 3X4.

A partir dessa entrega de documentos e depois da aprovação do médico para a realização das atividades, é importante que a empresa instaure um setor de segurança do trabalho para o monitoramento das atividades que serão realizadas por esse funcionário.

É função da empresa ceder os equipamentos de proteção individual, assim como cuidar da segurança e bem-estar dos funcionários. Ações como essas são importantes até para reforçar o sentimento de pertencimento por parte do funcionário, assim como para aumentar a credibilidade empresarial.

Existem várias normas técnicas que precisam ser seguidas visando garantir a segurança do trabalhador. Geralmente, existe um setor chamado de CIPA, que é uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Essa comissão trabalha seguindo as normas técnicas de segurança, com o objetivo de evitar acidentes dentro do local de trabalho. Para isso, existe um treinamento designado cipa que atua na prevenção de incêndios, na verificação dos móveis da empresa, assim como dos equipamentos de proteção individual.

De modo geral, a CIPA atua no cumprimento das regras e normas técnicas de segurança. Esse treinamento ocorre com o pessoal da segurança do trabalho, assim como com funcionários de cada setor que desejam participar dessa comissão.

A inovação de serviços

O mundo está cada vez mais é digital. Isso é um fato que quer dizer que as empresas necessitam se adaptar a este modelo e realidade.

Com o cenário digital cada vez mais evidente e presente no dia a dia, muitas pessoas realizam suas compras de forma online. Pedir comida ficou mais fácil porque pode ser feito pelo celular, assim como comprar roupas, livros, sapatos e até mesmo, fazer compras no mercado.

Por isso, empresas que não se adaptam ao digital podem perder seus clientes. Realizar a venda de produtos online requer uma organização e um pensamento em relação à logística de entrega desses produtos.

Para compras menores, é recomendado à compra de uma moto de entrega, assim como a contratação de um motoboy que tenha Carteira Nacional de Habilitação na Categoria A, assim como experiência para a realização dessa atividade.

Cada vez mais, os serviços prestados pelos motoboys acabam sendo necessários, e por isso é fundamental que a empresa disponha do serviço de motoboy online, que é um profissional ligado principalmente à rede de aplicativos disponíveis no mercado atualmente.

Uma inovação das empresas, inclusive, diz respeito à inserção da mesma nessa rede de aplicativos, o que também aumenta a visibilidade da empresa em relação aos novos clientes.

Para as empresas que não vão comprar uma moto ou contratar um motoboy por conta própria, existe a possibilidade de apostar na terceirização desse serviço, já que existem empresas especializadas nesse deslocamento e transporte.

Em razão disso, por meio dessas empresas, é possível obter o telefone motoboy e assim, realizar a contratação para a realização das entregas dos produtos.

 A terceirização tem se mostrado como uma ação interessante, já que a empresa contratada fica responsável pela parte de segurança e manutenção da moto, com o uso de equipamentos como chave canivete i30, inserção de seguro no veículo, entrega de capacete, dentre outras ações que são importantes para garantir a segurança o funcionário.

Dessa forma, é possível visualizar que a qualidade dos serviços entregues e a satisfação dos clientes, estão diretamente ligados ao bem-estar do funcionários que realizam essas tarefas.

Sendo assim, ter um setor de segurança do trabalho monitorando e seguindo todas as normas, é fundamental para o bem andamento de toda a empresa.