Enduro: conheça a modalidade de motociclismo

Fazer trilhas radicais e explorar novos terrenos são alguns dos principais objetivos dos praticantes de Enduro. A modalidade off-road de motociclismo vem conquistando adeptos há séculos, colocando à prova a resistência de pilotos e veículos em condições extremas.

Com etapas disputadas em diferentes regiões do mundo, o Enduro se tornou um esporte de competição amplamente conhecido pelos amantes da velocidade, despertando a curiosidade dos interessados por motociclismo.

Para entender como a modalidade funciona é preciso conhecer as competições envolvidas e identificar quais combinam com o seu estilo. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre esse universo.

O que é Enduro?

Enduro é uma famosa modalidade de motociclismo off-road de longa distância, onde os pilotos competem para alcançar a linha de chegada em primeiro lugar e com o mínimo de infrações possível.

Os terrenos escolhidos possuem alto grau de dificuldade, fazendo com que muitos competidores desistam no meio do caminho. 

Para vencer, o piloto deve se ajustar ao circuito, ultrapassando todos os obstáculos e chegando ao final da corrida com menos pontos de penalidade.

Competições de Enduro

Engana-se quem pensa que o Enduro é composto por uma modalidade fixa e previamente estipulada. A categoria possui 4 módulos diferentes, incluindo variados níveis de dificuldade, condições climáticas e composições de terreno. 

Conheça cada uma das vertentes a seguir:

Enduro FIM

Uma das competições mais conhecidas da modalidade, a Enduro FIM foi implementada pela Federação Internacional de Motociclismo a fim de substituir o Campeonato Europeu de Enduro.

Os pilotos largam em intervalos diferentes e percorrem um circuito específico, passando por trechos delimitados na prova, onde seu tempo é cronometrado e utilizado para definir sua pontuação.

No Enduro Teste, os percursos são iguais durante todo o trajeto, sendo realizado em uma trilha natural, enquanto no Cross Teste, a competição acontece em etapas de motocross, envolvendo obstáculos naturais e artificiais. 

Já no modelo Xtreme, a dificuldade e o tamanho dos obstáculos aumenta consideravelmente.

International Six Days Enduro

A competição mais longa da categoria dura 6 dias e reúne grandes nomes do Enduro, contando com a participação de mais de 600 pilotos de cerca de 30 países.

As equipes são formadas por integrantes habilidosos e experientes que devem percorrer trilhas desafiadoras para chegar ao final da corrida. São aproximadamente 2 mil quilômetros de percurso, incluindo trechos de terra e demais obstáculos.

Enduro de Regularidade

A modalidade, exclusiva no Brasil, tem o objetivo de consagrar pilotos que contam com habilidades como resistência e regularidade para finalizar a prova com o mínimo de penalidades.

O competidor deve seguir uma planilha para percorrer o trajeto no tempo estabelecido, evitando chegar adiantado ou atrasado. Sendo assim, destaca-se quem conseguir estabelecer uma média ideal entre velocidade e navegação. 

Os pilotos largam individualmente e, ao longo do percurso, passam por postos de controle para checagem do tempo, os chamados PCs.

Hard Enduro

Já o Hard Enduro é a vertente mais extrema da modalidade, incluindo trechos de altíssima dificuldade, onde os participantes são exigidos ao máximo, tendo que transpor obstáculos naturais e artificiais que desafiam até os pilotos mais experientes.

A modalidade não possui campeonatos organizados mundialmente, portanto, cada corrida é única, com características próprias e de acordo com as condições climáticas da região.

Além das adversidades, os competidores devem saber navegar para passar pelos postos de controle, onde seu tempo é medido pelos organizadores da prova.

Super Enduro

Unindo particularidades do supercross e do Hard Enduro, a vertente é realizada em ginásios ou galpões, onde são montadas rampas e obstáculos com diferentes materiais, como:

  • Troncos de árvores;
  • Pedras;
  • Pneus;
  • Demais itens.

Os competidores mais rápidos são classificados para baterias, onde devem disputar o primeiro lugar com outros participantes.

Motocicletas: entenda mais sobre

As motos usadas na modalidade Enduro precisam ser equipadas com peças resistentes e compatíveis com a dificuldade das trilhas. A suspensão mais macia faz toda a diferença, proporcionando mais conforto para o piloto.

Assim como a partida elétrica, marchas mais longas, tanque de combustível maior e outros detalhes que configuram uma moto ideal para a prática de Enduro.

Principais nomes do esporte

O Enduro é uma modalidade radical do motociclismo e conta com nomes consagrados. Conheça alguns competidores que estão elevando o nível do esporte:

Bruno Crivilin

Atual tricampeão brasileiro nas categorias Enduro GP e E1, Bruno vem se destacando com prêmios como o Capacete de Ouro, sendo esse um dos principais troféus da categoria.

Rômulo Bottrel, Diego Colett e Gustavo Pellin também são outros brasileiros que estão fazendo história no motociclismo.

Entre os estrangeiros, Chris Birch é uma das maiores referências do esporte, assim como Jonny Walker. O jovem piloto é especialista na categoria Enduro e coleciona troféus em sua trajetória.