skincare

A importância de uma rotina de skincare para o seu bem-estar

A pele é o maior órgão do corpo, sendo responsável por revesti-lo e protegê-lo contra as agressões externas. A pele acaba funcionando como uma grande “capa de proteção” contra bactérias, fungos, fatores ambientais (como o sol), produtos químicos e físicos. Isso tudo pode ser evitado, com o auxílio do skincare.

Na correria do dia-a-dia, muita gente acaba deixando de lado os cuidados com a pele mesmo aquelas que mantêm uma rotina de cuidados com a saúde a partir de alimentação equilibrada, boas noites de sono, prática de atividades físicas, entre outros. Os cuidados com a pele abrangem hidratação e proteção contra a incidência excessiva de raios solares.

Nos últimos anos, cresceu no Brasil o mercado de produtos voltados para os cuidados com a pele. Nesse contexto, é importante ter boas informações sobre como manter uma rotina de skincare. 

O que é?

Skincare é um termo da língua inglesa que designa os cuidados diários feitos para manter a pele limpa, hidratada, saudável, suave e luminosa por mais tempo. Essa rotina também favorece uma textura mais uniforme da pele.

Para realizar essa rotina de forma correta, é fundamental considerar os produtos utilizados e o tipo de pele, já que cada uma requer cuidados específicos. As peles podem apresentar maior ou menor sensibilidade, ter propensão a acnes e serem classificadas como seca, oleosa ou mista.

Como fazer?

Dois horários costumam ser os mais indicados para realizar a rotina de skincare. O primeiro é pela manhã. É importante realizá-la logo após acordar, pois neste período do dia a pele pode conter partículas que ficam depositadas sobre a fronha do travesseiro e roupa de cama. O outro é logo no início da noite, sendo importante para limpar as partículas de poluição que se acumularam sobre a pele ao longo do dia.

O primeiro passo de uma rotina skincare é a higienização. Por isso, ao acordar ou chegar em casa, lave bem o rosto com o sabonete adequado ao seu tipo de pele. Esse procedimento busca remover as células mortas que se acumularam durante a noite ou ao longo do dia, bem como resquícios de produtos que a pele não absorveu e as impurezas presentes no ar atmosférico.

O próximo passo é a tonificação, reequilibrando o pH da pele e preparando-a para absorver outros cosméticos a serem aplicados depois. É especialmente importante para quem possui peles oleosas e poros dilatados.

Uma vez retiradas todas as impurezas da pele, chega a hora de hidratá-la. Essa etapa garante a manutenção da integridade da barreira cutânea e seu bom funcionamento. É fundamental escolher produtos adequados para a sua pele em cada uma das etapas, pois, caso contrário, você não vai obter o resultado esperado.

Uma última etapa que é possível fazer é aplicar um bom gel refrescante. O intuito desse produto é relaxar a derme, e ele pode ser utilizado logo depois do banho. Além de cicatrizar lesões e feridas, esse gel ajuda a acalmar os poros — o que é especialmente importante após um dia mais agitado ou estressante.

Cuidados

Antes de comprar determinado produto para skincare, converse com um profissional da área e verifique qual é o mais adequado para a sua pele. Problemas de pele como poros dilatados, manchas, acne, entre outros, precisam receber uma atenção cuidadosa.

É necessário usar produtos específicos para tratamento, sugeridos sempre após a análise de um dermatologista. Outro cuidado essencial é lembrar de aplicar filtro solar sobre a pele diariamente antes de sair de casa (e não apenas durante o verão). É importante lembrar que o filtro solar também deve ser utilizado antes de passar qualquer tipo de maquiagem.

Texto: Gear Seo