O que é calcinha absorvente e como funciona?

A menstruação é um processo biológico em que as paredes internas do útero sofrem descamação quando não há fecundação por um espermatozoide. Esse fenômeno faz parte do ciclo reprodutivo feminino e acontece todo mês.

Embora a menstruação ocorra de forma habitual nas mulheres em idade reprodutiva, ainda existem muitos tabus sobre o tema. Nos últimos anos, porém, o mercado de produtos íntimos voltados para esse processo cresceu bastante e passou a oferecer novos produtos.

Um exemplo disso é a calcinha para menstruação (também conhecida como “calcinha absorvente”). Se você ainda não conhece esse item, confira algumas razões por que ela deve fazer parte dos seus cuidados íntimos durante esse período do mês.

O que é

A calcinha absorvente é um tipo especial de roupa íntima que possui um forro dividido geralmente em três camadas de tecido tecnológico — feito totalmente de algodão e atuando como um intermediário entre um absorvente externo e um interno.

Na prática, a calcinha confortável apresenta uma grossura mais fina em comparação a absorventes externos padrão. Além disso, esse item também é capaz de absorver o fluxo menstrual e manter a pele totalmente seca sem deixar vazar nenhuma gota de sangue para a sua roupa.

Como funciona?

A calcinha absorvente é mais prática e fácil de usar do que qualquer outro item voltado para o cuidado íntimo durante a menstruação. Funcionando como uma calcinha qualquer, não há necessidade de introduzir nada no canal vaginal (diferentemente dos coletores menstruais ou absorventes íntimos, por exemplo).

Vantagens

Uma das principais vantagens da calcinha absorvente é o conforto. Diferentemente de absorventes internos e externos, essa calcinha tem um formato anatômico, não infla nem aperta e é capaz de absorver fluxos menstruais intensos. 

Você pode realizar diversos movimentos sem correr o risco de a calcinha sair do lugar e haver vazamento, porque a área capaz de absorver o fluxo é mais do que aquelas de absorventes tradicionais.

Outra vantagem desse tipo de calcinha é a sua praticidade e rapidez, já que não é preciso introduzi-la no canal vaginal — ao contrário de absorventes internos ou coletores menstruais. 

Essa calcinha oferece mais segurança para a sua pele, já que é feita de tecidos naturais e tecnologia pensada para evitar as irritações na pele. Por fim, essa calcinha é mais responsável do ponto de vista ecológico, já que pode ser usada por até dois anos, ao contrário dos absorventes descartáveis, que produzem um volume de lixo muito maior. 

Por isso, embora o custo inicial desse item seja maior (e cada unidade podendo custar até 100 reais, em média), a calcinha absorvente compensa muito a longo prazo, já que não precisará ser trocada com tanta frequência como outros itens voltados para a menstruação.

Recomendações

A primeira dúvida bastante frequente para quem vai usar a calcinha absorvente pela primeira vez é: por quanto tempo se pode usá-la? O recomendado é trocar esse produto a cada três ou quatro horas, como ocorre com absorventes internos e externos.  Além de evitar a proliferação de fungos e bactérias na região íntima, usar essa calcinha por mais tempo pode originar irritações na pele e até infecções. 

Após usar a calcinha absorvente, basta lavá-la com água e sabão neutro e reutilizá-la quando estiver completamente seca. O mais recomendado é lavá-la à mão para não danificar as fibras dos forros, mas, se você preferir lavar na máquina, coloque-a em um protetor de roupas delicadas para evitar danos ao tecido.

Outra recomendação é estar atento às certificações da calcinha absorvente antes de comprá-la. As calcinhas da Pantys possuem um tecido com certificação ISO 20743, que oferece uma maior proteção contra bactérias.

Texto: Gear Seo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *