tipo de negócio

Quais tipos de sites existem e qual melhor para seu negócio?

Você sabia que existem diferentes tipos de sites e que cada um deles é indicado, e essencial, para um tipo de negócio?

É comum que as pessoas acreditem que ao se falar em sites tudo se trate de um único tipo de página na internet, o que não é verdade.

Enquanto existem aqueles sites que são apenas institucionais, há também os que são lojas virtuais ou e-commerce, bem como os mini sites.

Compreender essa diferença é essencial para que você possa escolher, entre os tipos de sites, aquele que mais combina com seu negócio.

Isso irá, inclusive, ser importante ao você escolher criar seu site em WordPress ou em outra plataforma de criação de conteúdos que atenda melhor o tipo escolhido.

Sendo assim, sem mais delongas, vamos ao que interessa para que você possa conhecer e escolher o tipo de site ideal para seu negócio!

Tipos de site: Conheça os principais!

A lista de opções é bem grande, por isso é ideal que você conheça os principais tipos de site. 

São alguns deles: 

Site institucional

Um dos tipos de sites mais comuns que existe é o site institucional, que conta com seções ou abas que descrevem a empresa, os produtos e/ou os serviços que elas oferecem.

Do ponto de vista do marketing digital, ainda mais em comparação com outros tipos existentes, os sites institucionais são bem mais limitados.

Entretanto, já há algumas estratégias que têm sido testadas e aplicadas para que eles possam ser, assim, potencializados.

Esse é um site que é ideal se a sua empresa já possui um público fiel ou que conhece, de um modo geral, o que ela oferece em termos de produtos e/ou serviços.

Portanto, o site institucional funciona mais como uma espécie de cartão de visita digital do seu negócio, o que não é tão eficaz para usuários que ainda não conhecem tanto sobre sua empresa.

Loja virtual ou e-commerce

Outro tipo é a loja virtual ou o famoso “e-commerce”, que é voltado para a realização de venda direta de produtos ou de serviços por uma empresa.

Assim, o cliente pode ter acesso ao que seu negócio tem a oferecer, podendo fazer a aquisição via internet, sem a necessidade de sair de casa e com poucos cliques.

Esse tipo de site é ideal para quem possui uma loja de calçados, de roupas, de produtos importados em geral, bem como de qualquer serviço com funcionamento de delivery.

Para que o e-commerce funcione corretamente, entretanto, é preciso que esse tipo de negócio seja desenvolvido de modo a ser um site responsivo.

Além disso, é ideal que haja uma constante atualização sobre os produtos que estão disponíveis para serem vendidos, bem como em relação aos seus preços.

Saiba mais sobre como criar uma loja virtual clicando aqui!

Portais de notícias

Não há como falar em tipos de sites sem citar os portais de notícias, que estão entre aqueles mais dinâmicos, completos e diversos.

Nesse tipo de site, é comum encontrar uma grande quantidade de conteúdos e informações, que contém diversas seções com os mais diferentes temas, como esportes, moda e notícias em geral.

Os portais de notícias, obviamente, são mais voltados para aquelas empresas que trabalham diretamente com dados e notícias diárias, como é o caso dos famosos G1 e portal R7, por exemplo.

A criação de blog também pode ser importante dentro desse contexto, visto que esse é um formato voltado para a publicação contínua de conteúdo.

Mini sites ou sites one page

Um dos tipos de sites que mais vêm fazendo sucesso ultimamente, principalmente para aquelas pessoas que desejam ganhar dinheiro na internet, é o mini site ou site one page.

Em comparação com outros tipos mais complexos de sites, como os institucionais e as lojas virtuais, eles são extremamente simples e mais responsivos.

Todo o conteúdo desse tipo de site está contido em apenas uma página que é subdividida em diferentes seções, que aparecem na própria página inicial.

De um modo geral, esses são tipos de sites voltados para empresas ou negócios que possuem um público mais jovem e, também, que possui menos tempo para estar conectado.

Esse tipo de público costuma estar mais familiarizado com o tipo de linguagem usada em mini sites, bem como buscam mais rapidez nas conexões na internet.

Sendo assim, cada vez esse tipo de negócio em mais escolas, agências de marketing digital e universidades vêm fazendo uso desse tipo de site, de modo a atingir melhor seu público-alvo e ainda sair na frente da concorrência.

Como podemos ajudar seu negócio?

Nos tópicos anteriores você pôde ver alguns dos principais tipos de negócio e sites existentes na internet e que, portanto, são mais comumente utilizados pelas empresas em geral.

Entretanto, nem sempre é fácil, ainda mais para quem está começando, conseguir atuar na criação de blog ou de site de modo eficaz.

Sendo assim, nada melhor do que contar com uma empresa que possa lhe auxiliar, não só a criar seu site, mas a atuar dentro do marketing de conteúdo e da otimização dele pelo SEO.

Conclusão

Como você viu, existem distintos tipos de sites e diferentes tipos de negócio que podem ser criados na internet, então entender cada um deles é essencial para que seja possível escolher aquele que é mais adequado ao seu negócio.

Neste texto, portanto, mostramos os tipos mais comuns existentes, de modo que seja possível conhecer e optar pelo que mais se encaixa na proposta da sua empresa.