Saiba mais sobre o uso de nobreaks

Uma das preocupações existentes no mundo atual é a relação entre uso dos equipamentos eletrônicos e seu funcionamento, bem como os nobreaks.

E uma das preocupações relacionadas ao funcionamento é a queda ou mudança de distribuição das correntes elétricas.

Assim, quando a queda da energia acontece pode acontecer de danificar parcialmente ou totalmente os equipamentos.

Por isso que surge os equipamentos para proteção, como o nobreak que também podem ser conhecidos como UPS.

E seu objetivo primordial é a de proteger os aparelhos contra os chamados curtos circuitos nas saídas, além de sobrecargas, picos e também possíveis quedas na rede elétrica, ajudando a fornecer energia limpa e sem interrupções.

Por meio de uma alimentação elétrica que advém de uma bateria carregada, o nobreak consegue fornecer energia para o equipamento por meio de um período de tempo.

De modo que o usuário consegue desligar o equipamento de maneira correta, ou então salvar os arquivos sem correr o risco de perdê-los.

Assim,  o nobreak é mais completo que o estabilizador que consegue segurar apenas algumas quedas de energia.

Tipos de nobreak

Há diversos tipos de modelos de nobreak e conhecê-los garante que você escolha o melhor equipamento.

Os modelos podem variar entre o offline, a linha interativa e também o online.

Cada um dos tipos de equipamentos são colocados em locais específicos e que variam entre o uso em:

  • Servidores de rede;
  • Os microcomputadores;
  • Automação bancária;
  • Automação comercial.

A venda de nobreak então é bastante ampla, dessa forma, iremos falar de forma mais completa sobre esses tipos de nobreak.

Offline ou standby

Esse tipo de nobreak é um dos tipos mais comuns dentro do mercado, e é bastante indicado para residências e escritórios.

Focados então em equipamentos eletrônicos de menor porte, pois a bateria só é usada em interrupções de energia para o combate aos impactos causados pela variação da energia.

Linha interativa

Esse tipo de equipamento difere bem pouco da linha offline. A sua grande diferença é que ele possui um regulador automático de voltagem conhecido como AVR.

Esse regulador permite o ajustamento das flutuações e mudanças da rede elétrica, assim, consegue de certa forma proteger os equipamentos ligados a ele.

É um modelo ideal e eficiente para escritórios com diversos equipamentos, é então esse é nobreak para empresa mais adequado.

Online com dupla conversão

Esse equipamento é capaz de fazer a corrente alternada ser convertida para uma corrente direta, de modo a abastecer a bateria e ligando o inversor.

A peça desse nobreak também ajuda a transformar a energia em corrente alternada de novo, de forma limpa e com voltagem constante.

Esse nobreak é bastante indicado para servidores, hospitais, e outros equipamentos que precisam de energia de forma contínua, sem que haja interrupções, porque sua bateria sempre está em funcionamento.

A instalação é feita por uma assistência técnica.

Bateria selada e bateria estacionária

Como dissemos os nobreaks possuem baterias e elas são essenciais para definir qual o melhor tipo de nobreak para você. E há dois tipos de baterias no nobreak as chamadas de bateria selada e bateria estacionária.

Bateria estacionárias

As baterias estacionárias apresentam alta capacidade de carga, permitindo que o nobreak tenham um maior desempenho quando acontece a exposição em grandes temperaturas.

Essa bateria é ideal, pois é quase constantemente serem livrem de manutenção (sem a adição de água) e pela facilidade de diagnóstico com algum problema, em que existe um visor que facilita o trabalho técnico.

Bateria selada para nobreak

A bateria selada para nobreak é bastante utilizada nos locais que trabalham com tecnologia direta, como computadores, equipamentos fotográficos, em locais que precisam de equipamentos de iluminação, as ferramentas elétricas, os inversores solar e outros.

A grande vantagem da utilização do nobreak com bateria selada é que eles são fáceis para transportar de modo que saiam de fábricas instaladas internamente nos gabinetes.

Assim existem diferentes nobreaks para diferentes usos e eles são essenciais para evitar problemas com os equipamentos.

Afinal, hoje os equipamentos eletrônicos são a principal forma de trabalho tanto para quem trabalha em casa como home office como para quem lida com outros produtos.

Garantir então o funcionamento desses equipamentos é essencial e por conta disso é imprescindível o uso dos nobreaks, para evitar surpresas como a queima de fontes ou outros problemas.