Como melhorar a gestão ocupacional da empresa

Ter uma gestão ocupacional eficiente é fundamental para o sucesso da empresa. Ela influencia em todos os aspectos, sendo de extrema importância para manter o bem-estar, integridade e produtividade dos funcionários. Além disso, auxilia na redução de custos e afastamento de trabalhadores.

Precisa melhorar este aspecto na sua empresa? Então nos acompanhe nesta matéria.

Mas, afinal, o que é gestão ocupacional?

Para entender melhor a gestão ocupacional, pense no ambiente do seu lar. Você se incomoda quando o som da televisão está muito alto? E quando uma lâmpada não para de piscar? Se uma cadeira ou poltrona é desconfortável, você procura outra que seja melhor? Se tudo isso interfere no ambiente doméstico, imagine no trabalho.

Gestão ocupacional se refere à gestão de ativos, da saúde e segurança do ambiente profissional. Com o correto gerenciamento destes fatores, é possível identificar riscos e prevenir acidentes, melhorando o funcionamento da empresa como um todo.

A prevenção vai desde a análise da ergonomia, a realização de exames periódicos, até a identificação de riscos de acidentes que possam causar danos permanentes à saúde e afastamentos.

Estes fatores interferem também no aspecto psicológico, uma vez que um ambiente que não é amigável ou seguro causa irritação e insatisfação nos funcionários. Felizmente, existem medidas que podem ser tomadas para melhorar este aspecto da sua empresa.

Siga as normas vigentes

As Normas Regulamentadoras existem para a proteção dos funcionários. Esteja sempre atualizado sobre elas e suas especificidades. Uma delas é o PPRA, ou Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que classifica riscos físicos, químicos e ambientais a fim de proteger e preservar a integridade dos trabalhadores pela antecipação e avaliação de riscos.

Outra é o PCMSO, ou Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que estabelece a realização de exames para atestar a condição de saúde do futuro colaborador antes de ingressar no trabalho, durante seu tempo como funcionário, e quando ele encerra seu vínculo com a empresa.

Ambos previnem doenças e diminuem as chances de processos resultantes de acidentes e afastamentos.

Levantar pesos de forma incorreta ou movimentos repetitivos, como o uso excessivo de mouse, são exemplos de atividades que podem gerar a famosa LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), duas das principais causas de afastamento de trabalhadores.

Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde apontou que, em 10 anos, foram registrados 67.599 casos entre trabalhadores. Além de comprometer a produtividade do funcionário e ser um grande causador de afastamentos, podem representar custos com indenizações e tratamentos.

A execução dos parâmetros estabelecidos pelas NRs pode auxiliar na prevenção destas doenças. Ao todo, existem 37 Normas Regulamentadoras.

Seja auxiliado por especialista

As Normas Regulamentadoras são extensas, e você já sabe que o cumprimento delas é fundamental. Além disso, a gestão ocupacional envolve diferentes tipos de profissionais: médicos, engenheiros, técnicos e, é claro, os funcionários.

Um especialista saberá avaliar se todos estão seguindo as normas necessárias e se o trabalho está sendo feito corretamente.

Conscientize seus funcionários

A execução das normas e melhores práticas passa por eles. Por isso, é importante trabalhar a conscientização e importância de zelar pela saúde e segurança no ambiente de trabalho. 

Deste modo, é imprescindível reforçar frequentemente a relevância das boas práticas de prevenção e segurança, oferecendo treinamentos e promovendo campanhas de conscientização. Contar com um software para segurança do trabalho também é uma excelente estratégia de gestão e facilitará o controle de todos os processos envolvidos.

Realize exames periódicos

Os exames periódicos auxiliam no acompanhamento da saúde do funcionário, podendo detectar fatores que o impeça de realizar suas tarefas no ambiente laboral. Além disso, os exames periódicos são regulamentados por lei e considerados um direito do trabalhador.

Cuide da equipe

Ao avaliar as exigências das NRs, levantar os riscos e analisar o cenário, é importante se atentar ao que a equipe precisa para realizar o trabalho de forma segura e correta, seja em relação a treinamentos ou a atualização e manutenção de equipamentos utilizados.

Tenha um software de gerenciamento

A gestão da medicina do trabalho envolve uma série de documentos e dados.  Um software para medicina do trabalho integra todas estas informações, auxiliando na tomada de decisões mesmo a distância.

Também agiliza a rotina de trabalho, facilitando a elaboração de laudos e documentações, além da execução de um planejamento estratégico.

Gostou das dicas para melhorar a gestão ocupacional da sua empresa? Agora, é hora de colocar em prática!