prova social

O que é prova social no marketing digital?

Por Etus

Prova social é um gatilho mental usado no marketing digital para influenciar os clientes a comprarem o produto ou serviço de uma empresa baseado na opinião de outra pessoa.

Este gatilho geralmente é transmitida em canais digitais através de depoimentos, vídeos, prints, menções, etc.

Hoje vivemos um mundo totalmente digital com muitas opções de produtos e serviços, dessa forma, a escolha nem sempre é um caminho fácil.

E ter uma prova social do seu produto ou serviço pode ser fundamental na hora do seu público-alvo decidir por uma marca. 

Isso acontece porque quando o cliente está inseguro em tomar uma decisão, a tendência é buscar em outras experiências uma “comprovação” para escolher qual caminho seguir.

Dessa forma, quando mais pessoas apresentarem a solução de uma empresa como ideal maior a chance de alguém adquiri-la.

Um outro gatilho que também pode ser provocado pela prova social é a sensação de pertencimento. Como assim? 

Suponha que você é uma cliente que gosta de consumir maquiagens e cosméticos e por isso, acompanha as principais marcas nas redes sociais. Rolando o feed ou os stories do Instagram, você vê uma prova social atestando um novo produto da marca que não tem acesso. 

Qual a chance desta cliente adquirir o produto? Muitas, não é verdade!! 

Isso acontece por que esta cliente pode se sentir “fora” do grupo o qual ela quer fazer parte. E o ser humano está em busca de se sentir pertencente a um grupo. 

Um outro ponto importante da prova social está relacionada diretamente com o marketing de influência. Visto que quando os indivíduos são conhecidos pela audiência o seu depoimento sobre o produto ou serviço ganha ainda mais força. 

Sendo assim, campanhas de marketing  que mencionam termos como: “gente como gente”, “somos todos iguais”, “eu sei como se sente”, geralmente apresentam excelentes resultados.

Por que a prova social é importante para uma empresa?

Está com dúvidas se deve ou não investir nessa estratégia no seu negócio, veja a seguir os principais benefícios da prova social:

  • Aumenta a sua autoridade de marca;
  • Melhoram o seu nível de aceitação;
  • Geram uma imagem mais transparente da empresa;
  • Aumentam as taxas de conversão;
  • Promovem a criação de conteúdo orgânico;
  • Economia de recursos financeiros, principalmente, quando falamos em campanhas patrocinadas;
  • Contribuem para o crescimento da empresa;

Como a prova social deve ser construída?

Essa comprovação de valor não deve ser realizada através de um “elogio rasgado” ou em uma simples recomendação. 

Este depoimento precisa contar uma história, que será compreendida pelo cliente em potencial, a ponto de influenciar a sua decisão. 

E o ideal é que esta história contada pelo testemunho apresente 3 elementos, tais como:

1- Problema – Qual situação a pessoa ou a empresa estava passando antes da solução?

2- Descoberta – Como foi o processo de mudança provocado pelo produto ou serviço oferecido pela empresa?

3- Resultado – Quais foram as metas alcançadas após a solução oferecida pela marca?

Esse modelo nem sempre vai ser alcançado, mas quanto mais próximo o depoimento ou avaliação estiver disso, mais persuasivo será!

Como utilizar a prova social? 

Achou essa ideia interessante e quer aplicar na sua estratégia de marketing, mas não sabe por onde começar? 

Confira a seguir algumas dicas: 

1-  Crie estratégias para incentivar a prova social

Procure formas de estimular os seus clientes a avaliarem os seus produtos ou serviços. E essa prática precisa ser incluída no seu processo de pós-venda.

E você pode fazer isso de diversas maneiras como:

  • Disponibilizando uma seção de avaliação nas páginas dos seus produtos ou serviços;
  • Enviar um email marketing incentivando os clientes a compartilharem as suas opiniões;
  • Criando questionários que podem ser encaminhados para os clientes;
  • Gerando link de avaliação do Google Meu Negócio para enviar aos consumidores por email, whatsapp ou até redes sociais;

2- Tome muito cuidado com a exposição dos clientes

Esta é uma dica de ouro! Tome muito cuidado para não expor os seus clientes sem ter permissão, por isso, antes de divulgar qualquer tipo de prova social, entre em contato com ele, peça a autorização e guarde essa comprovação em um lugar seguro, para que possa ser localizado em caso de problemas. 

3- Compartilhe os feedbacks nas suas redes sociais

Não é novidade que as redes sociais estão se tornando cada vez mais importantes na divulgação e funil de venda de produtos e serviços, por isso, compartilhe os reviews de comentários, depoimentos, avaliações nos seus canais digitais.

No Instagram, por exemplo, é possível até criar um destaque para isso, deixando a prova social visível para os consumidores mais indecisos.

4- Apresente cases de sucesso

Mostre as histórias bem sucedidas da sua empresa para atrair novos clientes. Você pode fazer isso em forma vídeos ou textos e apresentar no seu site, redes sociais, newsletter ou qualquer outro tipo de estratégia de inbound marketing. 

5- NUNCA divulgue depoimentos falsos

Em hipótese alguma compre depoimentos falsos ou invente avaliações sobre a sua empresa.

Pois, a possibilidade disso ser descoberto é muito grande e isso irá comprometer toda a sua credibilidade conquistada até o momento.

Contudo, vale ressaltar que este gatilho mental é um dos mais importantes e persuasivos quando falamos de venda e geração de autoridade, visto que a prova social aumenta muito as oportunidades e negociações.