Sustentabilidade: 7 dicas para ter festas no fim de ano

Hoje em dia muito se fala sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente, e é necessário incorporar alguns hábitos em sua vida para ser mais sustentável. 

Portanto, não precisa necessariamente instalar painéis solares na sua casa que utilizam fontes renováveis de energia

No entanto, nessa época de festa de fim de ano, dá até para investir em festas sustentáveis. Ficou curioso? Confira 7 dicas para ter festas sustentáveis de fim de ano.

1 – Compre de empresas com responsabilidade ambiental

Na hora de escolher prestadores de serviços para suas festas ou até presentes, compre de empresas com responsabilidade ambiental. 

Na hora de contratar serviços, entenda como a empresa realiza o descarte de materiais e se faz reutilização, ou seja, se a prestadora de serviços mantém ações que se preocupam com a gestão ambiental.

O mesmo vale para os presentes, faça uma pesquisa no Google sobre a empresa que você quer adquirir um presente para entender se ela também tem ações voltadas para sustentabilidade. 

2 – Estimule a carona solidária 

Os gases poluentes emitidos por carros e outros meios de transporte são um dos fatores mais prejudiciais ao nosso ar. 

Portanto, uma festa é a escolha ideal para estimular a carona solidária para diminuir a quantidade de toxicidade emitida no meio ambiente.

Crie um grupo no WhatsApp para estimular convidados que moram perto a compartilhar ou um carro ou quem mora mais próximo do local da festa ir de transporte público.

3 – Reutilize os enfeites 

Enfeitar um espaço é uma atividade que pode gerar muito lixo. No entanto, a prática de reutilizar os enfeites pode ser adotada todo ano. 

Caso você não tenha enfeites de festas passadas, peça aos amigos e familiares ou até compre de segunda mão. Se você tem criatividade e disponibilidade, vale fazer sua própria decoração com materiais reciclados.

4 – Não utilize embrulhos de presentes 

Como os enfeites, os embrulhos de presentes produzem lixo que são facilmente evitáveis. Você pode pedir aos convidados para não embrulhar os presentes. 

Caso seja necessário, existe a possibilidade de:

  • Reutilizar caixas de papelão;
  • Usar papel reciclado;
  • Não utilizar embalagens com produção tóxica;
  • Evitar usar mais de uma embalagem por presente.

Se você ganhar presentes com embrulhos, guarde os itens para usar futuramente, evitando mais acúmulo de lixo. 

5 – Preste atenção aos utensílios

O passo mais importante de fazer uma festa sustentável é prestar atenção aos utensílios, materiais como copos, pratos e talheres são muito utilizados. 

Portanto, utilize materiais que podem ser lavados depois e reutilizados, caso você prefira material descartável, escolha os feitos de material reciclado, isso ajuda a aumentar a sustentabilidade. 

6 – Apague as luzes 

Uma festa é o momento ideal para economizar energia elétrica. Já que as pessoas estão em poucos ambientes, o ideal é apagar os outros cômodos. 

Portanto, não é necessária uma iluminação exagerada, apague as luzes e deixe pontos de iluminação. 

Nesses pontos, prefira utilizar lâmpadas de LED, que consomem menos energia.

7 – Descarte o lixo de maneira consciente

O descarte de resíduos da festa deve ser feito de maneira consciente, isso significa separar o lixo orgânico do lixo reciclável. 

Uma forma facilitada de realizar a tarefa é disponibilizar diferentes latas ou sacos de lixo para orgânico e reciclável.