café

6 motivos para você tomar uma xícara de café todo dia

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, em países com os mais diferentes climas e culturas. O Brasil é o maior produtor do grão há mais de 150 anos e, por aqui, quase todo mundo ama café. Tem gente que diz que faria tudo por uma xícara e não consegue viver sem.

Existem vários tipos de café e cada um oferece uma experiência diferente. No entanto, seja qual for a sua preferência, a verdade é que tomar café pelo menos uma vez ao dia pode trazer uma série de benefícios. 

É importante não exagerar, pois todo excesso pode acabar fazendo mal. Mas, com moderação, há muitos motivos para tomar ao menos um cafezinho sagrado todos os dias. Fizemos uma lista com alguns deles.

Ajuda a socializar

O café é uma bebida social. A hora do cafezinho na empresa é o momento de interagir com seus colegas e servir uma xícara de café fresquinho para receber bem as visitas em casa também é um hábito muito comum no Brasil.

Ou seja, a bebida é uma ótima justificativa para socializar com outras pessoas, coisa que todo mundo precisa para ter uma vida mais completa. Mesmo que você seja tímido, um cafezinho ajuda.

Previne algumas doenças

O café contém antioxidantes e outros compostos que podem atuar no organismo prevenindo algumas doenças. Alguns estudos mostram que o consumo diário de café pode diminuir em até 60% as chances de desenvolvimento de Alzheimer e Mal de Parkinson, porque ele tem substâncias que funcionam como neuroprotetoras.

Além disso, o café pode ajudar a prevenir o diabetes tipo II. O fígado também é beneficiado pela bebida, o que diminui significativamente as chances de você desenvolver algum tipo de cirrose hepática e câncer nesse órgão.

Auxilia no tratamento de outras

Uma xícara de café por dia também pode ajudar no tratamento de algumas doenças. Estudos mostram que a bebida pode funcionar como um antidepressivo leve, porque ajuda o organismo a produzir serotonina, dopamina e noradrenalina, neurotransmissores que nos dão sensação de bem-estar.

Por conta da cafeína, também pode funcionar como analgésico leve, especialmente para as dores de cabeça. Também por conta dela, tem efeito diurético leve, que pode ser bom para “limpar” o organismo.

Facilita a queima de gordura

Isso mesmo, tomar cafézinho também pode te ajudar na dieta para perder aqueles quilinhos. O motivo é que a bebida induz o aumento da termogênese, acelerando o metabolismo, e eleva o consumo de ácidos graxos, ajudando na queima de gordura. 

Além disso, por ser estimulante, também pode melhorar a performance nos exercícios físicos, ótima opção para o período pré-treino.

Dá energia e concentração

Não por acaso as horas em que as pessoas mais tomam café são aquelas em que precisam de uma ajudinha para “acordar”, como no início da manhã ou logo após o almoço. O café realmente dá um “up” no nosso estado de alerta e nos enche de energia, diminuindo a sensação de sonolência e cansaço.

Além disso, o café tem a capacidade de melhorar nossa performance cognitiva e psicomotora. Também ajuda na concentração, o que é ótimo para quem precisa estudar e trabalhar. Esse é um dos motivos pelos quais dizem que o café também te deixa mais inteligente.

Te deixa mais feliz

As horas nas quais você pode fazer uma pausa para tomar café também são uma oportunidade de tirar um tempinho para você — ou para socializar — o que torna o seu dia mais agradável. 

Mas não é só isso: a composição do café também ajuda a melhorar o seu humor, trazendo uma sensação de bem-estar. É por isso que é uma boa ideia parar para tomar um café quando algo te deixa triste.

Texto: Gear Seo