6 curiosidades que provavelmente você não sabe sobre o iPhone

Ter um computador pequeno o bastante para caber no bolso, mas grande o suficiente para acessar o mundo é uma das maravilhas dos tempos atuais.

No entanto, muitas funcionalidades dos smartphones passam despercebidas pelos usuários. A seguir, descubra funções pouco faladas do iPhone, um celular que captura imagens em série, ensina pronúncia e muito mais.

1. Pronúncias 

Na mesma velocidade em que a tecnologia avança, o nosso vocabulário cresce para nomear estas novas ideias. Muitos desses termos são estrangeiros e podemos não saber como pronunciá-los da maneira correta. 

Aprenda a pronúncia com a Siri

A Siri é a assistente digital dos aparelhos da Apple. Com ela, é possível aprender a pronúncia de uma palavra ou frase: basta selecioná-la e clicar em “Fala”. Para que a opção apareça, é preciso habilitá-la. Ative-a da seguinte forma: vá em Configurações > Geral > Acessibilidade > Falar Seleção.  

Corrija a pronúncia da Siri

Apesar de performances e funcionalidades surpreendentes, a Siri pode ter dificuldades com algumas pronúncias, como nomes ou apelidos. Ao mesmo tempo que pode ser engraçada, às vezes, a experiência também é frustrante. 

Para corrigi-la, basta dizer “Siri, aprenda a pronunciar o nome…” seguido pela palavra desejada. Caso ela continue pronunciando errado, você pode alertá-la dizendo “Você está pronunciando errado” ou “Não é assim que você deve pronunciar”. A assistente se desculpará e perguntará como pronunciar corretamente.

2. Captura de imagens em série 

Saber o instante exato de tirar a foto perfeita pode ser um mistério para fotógrafos amadores. Pensando nisso, a Apple possibilitou a captura de imagens em série, para você não perder o registro de nenhum momento especial.

Para tirar várias fotos em sequência, segure o botão de disparo, e seu iPhone fará a captura de uma série de fotos. Depois, basta escolher a melhor e compartilhar com os amigos.

3. Movimento para desfazer

Erros de digitação são normais, e a maneira mais instintiva de corrigi-los é apertar o botão de backspace, apagando letra por letra. Contudo, o que poucos sabem é que existe uma alternativa que pode facilitar este processo.

Às vezes, você digitou tudo corretamente, mas o texto não te agrada, e você deseja mudá-lo. Apagar palavra por palavra pode levar mais tempo que o necessário. Então, para desfazer a ação mais rapidamente, basta sacudir seu aparelho. 

Seu iPhone abrirá uma caixa de mensagens perguntando se você quer desfazer a ação. Na janela pop-up, surgirão as opções “Desfazer”, para apagar o texto, e “Cancelar”, para manter o texto. Ao sacudir o aparelho novamente, ele te dará a opção de “Refazer”, recuperando o conteúdo apagado.

4. Rastreamento de voos 

Esta funcionalidade é útil para passageiros, amigos e familiares de viajantes. Acompanhar voos, especialmente, os que estão chegando, te mune com informações valiosas para administrar seu tempo, aliviar a tensão e diminuir as preocupações. 

Quando não sabemos quando um voo está atrasado, a espera no aeroporto pode ser longa, torturante e desgastante. Os painéis informam o status de todos os voos, mas, para isso, é preciso já estar lá. 

O seu iPhone possui todas essas informações, e você pode acessá-las de qualquer lugar. Apesar de simples, essas funções podem ser eficientes o bastante para te ajudar a passar menos tempo possível esperando no aeroporto.

Safari

Pelo Safari, basta digitar o nome da companhia e o número do voo na barra de pesquisa. As informações surgirão imediatamente.

Mensagem de texto

Nas mensagens de texto, ao digitar ou receber as informações do voo, os dados serão convertidos em hiperlink. Ao clicar sobre ele, o Safari te mostrará o status do voo. 

Identificação de voo

Quando olhar para o céu e tiver curiosidade sobre a origem ou o destino de um avião, pergunte à Siri “Quais voos estão acima de mim?”. Uma lista contendo nome da companhia aérea, número do voo, altitude e ângulo aparecerá para você. Se quiser mais detalhes, basta digitar os dados no Safari.

5. Nivelador

Como a maioria dos smartphones vem com GPS e aplicativos de navegação, raramente, usamos as demais utilidades da bússola do iPhone. No entanto, esta função pode servir para outras atividades cotidianas, como pendurar quadros ou instalar prateleiras. Ao abrir o giroscópio do seu aparelho, você pode controlar os níveis das superfícies, mantendo suas fotos, estantes ou mesas retas e alinhadas. 

6. Desempenho da bateria

Você não poderá usufruir de nenhuma dessas funções se o seu celular estiver sem bateria, portanto, aprenda como aprimorá-la.

Economia de bateria

Quanto mais funções ativas o seu iPhone tiver, mais bateria será usada para manter todas elas funcionando. Algumas delas precisam estar sempre ligadas, mas muitas podem ficar desativadas enquanto não são usadas, como localização em tempo real, Bluetooth e dados móveis. 

A intensidade do brilho da tela também influencia o desempenho da bateria. Ajuste a configuração em Geral > Acessibilidade > Adaptações de Tela. Você também pode optar por poupar a bateria automaticamente, ativando Ajustes > Bateria > Ativar “Modo Pouca Energia”.

Recarga mais rápida

Os novos aparelhos costumam vir com carregador sem fio, mas ainda pode ser frustrante ter que esperar a recarga longe do seu iPhone. Por isso, é possível acelerar um pouco este processo ao colocar seu celular no modo avião.

A opção desativa temporariamente todos os acessos sem fio, inclusive, a rede móvel. Ao fazer isso, você ficará desconectado por um tempo, fazendo com que a recarga seja mais rápida.

Texto: Gear Seo