pet

Cuidados que devem ser tomados ao levar o pet para uma viagem

Quem tem um pet, certamente, tem uma preocupação a mais na hora de planejar uma viagem: levá-lo ou não?

A resposta depende muito do destino e dos seus planos por lá. Em alguns casos, pode ser melhor deixá-lo aos cuidados de alguém de confiança ou em hotéis especializados.

No entanto, muitas vezes, a ideia é justamente levar o pet, até porque ele também é parte da família, e a diversão seria menor sem ele. Nesses casos, é preciso tomar alguns cuidados, como garantir a proteção contra pulgas e fazer um planejamento detalhado de todo o trajeto.

Planeje a viagem

Dica essencial para o melhor aproveitamento de qualquer viagem, um bom planejamento torna-se ainda mais importante se o seu animalzinho vai com você. Para começar, é bom avaliar as condições do destino, certificando-se de que a hospedagem permite animais, por exemplo.

Pense no trajeto. Você vai de avião ou de carro? No caso de viagens aéreas, é importante checar as regras e as recomendações da companhia, para evitar transtornos na hora do embarque. Se for de carro, vale planejar mais paradas, para que o pet não fique muito estressado.

Também é importante pensar nos programas que pretende fazer durante a viagem, já que o seu amigo vai precisar ainda mais de atenção, por estar em um ambiente ao qual não está acostumado. A dica é evitar levá-lo se não vai poder estar presente para que ele se sinta seguro.

Converse com um veterinário

Muitos fazem um check-up antes de viajar, e esse é um cuidado importante também para os nossos pets. É bom consultar um veterinário, especialmente se o seu amiguinho tem alguma doença pré-existente. Ele também pode indicar medicamentos básicos que você pode levar na mala para alguma emergência.

Conversar com um veterinário também pode ser uma boa ideia para pegar dicas de cuidados. Se o animal é muito agitado, por exemplo, pode ser o caso de administrar algum calmante antes do percurso, mas só um profissional saberá fazer a indicação mais adequada para cada caso.

Mantenha a vacinação em dia

A vacinação do animal deve estar sempre em dia. Contudo, antes de uma viagem, vale checar a caderneta de vacinação do pet para garantir que não deixou passar a data de nenhuma dose.

Além disso, é importante verificar se o lugar para o qual você vai viajar exige alguma vacina específica. Aliás, se a viagem é internacional, você vai precisar de alguns certificados, como um atestado de que o animal está em boas condições de saúde.

Arrume uma mala para seu amiguinho

Viagem é diversão, por isso, leve alguns brinquedos para distrair o seu amiguinho durante o percurso e adereços para que ele arrase nas fotos. 

Não se esqueça de levar quantidade adequada de ração ou se certificar que vai encontrar a que ele é acostumado no destino, assim como coleira, saquinhos para recolher as fezes e a carteirinha de vacinação.

Se o seu pet é acostumado a dormir na própria caminha e for possível transportá-la, essa é uma boa ideia. Uma viagem costuma ser muita novidade, mas ter um lugar onde ele já se sente seguro para dormir pode ajudar o animal a ficar mais tranquilo.

Acostume-o com o local onde ele será transportado

Independente de como você vai viajar, é importante que o pet não fique solto no veículo. Esse cuidado garante a segurança do seu amiguinho, assim como o cinto de segurança garante a nossa.

Há várias opções que dependem do porte e da raça do pet, como bolsas, cadeirinhas, caixas de transporte ou até cinto de segurança animal. Antes de fazer uma viagem longa, coloque o animal em contato com a solução por períodos curtos, para que ele se acostume com a ideia.

Texto: Gear Seo