5 motivos para você investir em palestras corporativas

Você já pensou em investir em palestras corporativas para manter o seu time de trabalho mais motivado e com os conhecimentos atualizados? Se não, então isso é algo que você deveria mudar na sua empresa.

No Brasil, mais da metade dos trabalhadores estão desmotivados em seus postos de trabalho. Isso acontece por uma série de razões culturais, empresariais e pessoais.

O principal problema desse dado é que a motivação dos trabalhadores está diretamente ligada a sua produtividade. Quanto mais engajados, mais produtivos.

Por isso é essencial investir em palestras corporativas para poder manter o nível de motivação do seu time em alta.

Ainda não está convencido? Então siga a leitura para ver 5 motivos para mudar de ideia!

1. Aumenta o nível de motivação dos seus colaboradores

O primeiro motivo para contratar uma palestra corporativa para a sua empresa é manter o nível de motivação dos seus colaboradores em alta.

Isso é importante, pois quanto mais motivados, mais produtivos. Essa correlação já foi provada e comprovada por uma série de estudos comportamentais.

É claro que apenas as palestras corporativas não terão sucesso em manter funcionários em alto nível de motivação, a não ser que você realize uma por semana. E, mesmo assim, eventualmente elas se tornariam menos eficazes.

Por isso, as palestras devem funcionar como um complemento a uma estrutura que reduza ao máximo o efeito desmotivador do trabalho. Assim, elas podem alcançar seu efeito otimizado.

2. Investir em palestras corporativas ajuda a reter talentos

Um dos problemas de ter trabalhadores desmotivados na sua empresa, além do baixo índice de produtividade, é a alta rotatividade de talentos que isso gera.

De acordo com alguns estudos, há uma forte correlação entre um ambiente de trabalho desmotivador e a rotatividade de empregados, que tendem a sair buscando por um local de trabalho mais adequado, mesmo que com um salário mais baixo.

Em empresas que atuam em mercados altamente competitivos ou em que a capacidade técnica dos colaboradores é essencial para o sucesso, correr o risco de perder seus talentos para a concorrência é alto demais.

Por isso, vale a pena investir em palestras corporativas para manter a sua equipe engajada e fidelizada no seu negócio.

3. Colabora com o marketing da sua empresa

Pode não parecer, mas investir em palestras corporativas colabora com o marketing da sua empresa. Como? Oras, através de algo chamado “promotores de marca”.

Quando um colaborador realmente veste a camisa da empresa e se sente engajado com o negócio que realiza, ele se torna um promotor da companhia. 

Ele conversa com os amigos e familiares, faz posts nas redes sociais e defende o negócio quando possível.

Isso traz uma imagem positiva para a empresa, que se beneficia desse tipo de promoção gratuita. Afinal, a recomendação de quem trabalha em uma companhia tende a ter mais valor para o público.

4. Mantém os seus colaboradores mais afiados e competitivos

Nem sempre uma palestra corporativa é focada apenas na motivação dos funcionários. Claro que é o tipo de palestra mais comum, mas existem também outros objetivos.

No geral, uma palestra corporativa passa algum tipo de informação para quem assiste. Ela é, de certa forma, um conflito e a sua resolução traz ensinamentos e ganhos intelectuais enormes.

Por isso, investir em palestras corporativas ajuda a manter os seus colaboradores mais afiados e competitivos no geral. Isso é extremamente importante em mercados acirrados.

5. Ajuda a atrair novos talentos do mercado de trabalho

Você gostaria mais de trabalhar em uma empresa moderna, em que os trabalhadores falam bem do negócio e que conta com uma equipe de talentos de ponta, ou em um negócio mais antigo, com profissionais desatualizados e que tem um nível de produtividade baixo?

Se você respondeu a primeira opção, então você é igual a vasta maioria dos grandes talentos do mercado de trabalho.

Quem é um profissional de alto nível não quer trabalhar em uma empresa desmotivadora, por melhor que seja o salário. Basta ver os times de futebol, por exemplo.

Por mais que clubes pequenos tenham montanhas de dinheiro, eles não conseguem trazer grandes talentos se não tiverem projetos ambiciosos e um bom ambiente.

A mesma coisa acontece com o seu negócio: se você não tiver uma imagem moderna, uma equipe motivada e um ambiente competitivo, não conseguirá atrair os grandes talentos do seu mercado de trabalho e nem jovens promissores.

Investir em palestras corporativas ajuda a construir essa imagem positiva da sua marca e a manter a percepção de que o seu negócio é o espaço ideal para os jovens talentos se desenvolverem e os grandes profissionais brilharem.

Conclusão

Esses são os 5 principais motivos para você investir em palestras corporativas no seu negócio. 

Como deu para ver, os custos desse tipo de ação são muito baixos quando comparados com os benefícios que trazem.

E aí, se convenceu a investir em uma palestra na sua empresa? Comente abaixo com a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *