vinhos

8 produções audiovisuais imperdíveis para quem ama vinhos e outras bebidas

Em dias mais frios ou na companhia de quem você gosta, tomar vinhos é um ótimo programa.

A bebida é ainda mais apreciada no conforto de casa, quando se pode degustá-la assistindo a uma boa série ou filme. Isso fica ainda mais divertido quando o conteúdo da tela combina com a bebida.

Caso você esteja procurando algo para ver ao beber um vinho, conheça esta lista com dicas que abrangem estilos variados. Lembre-se de preparar alguns petiscos e se aconchegar no seu melhor canto, para que o momento de relaxamento seja aproveitado ao máximo.

O Segredo de Santa Vitória (1969)

Para quem procura filmes mais antigos, que tal este clássico do diretor Stanley Kramer, responsável por Adivinhe Quem vem para Jantar? O longa acompanha o esforço dos moradores de um vilarejo produtor de vinhos em esconder as garrafas italianas dos nazistas alemães, durante a Segunda Guerra Mundial.

Caminhando nas Nuvens (1995)

Protagonizada por Keanu Reeves, a obra acompanha um vendedor de chocolate que está prestes a se mudar, poucos anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Ele conhece uma mulher e a ajuda ao assumir a criança que ela está esperando. 

Boa parte das situações enfrentadas pelos dois acontece no vinhedo Las Nubes, até que eles se descobrem apaixonados um pelo outro. No entanto, para poderem vivenciar este amor, eles devem enfrentar uma série de desafios.

Sangue & Vinho (1996)

Produção que conta com grandes nomes, como Jack Nicholson, Jennifer Lopez e Michael Caine, a história do longa acompanha um negociante de vinhos endividado e com o casamento falido. Com o auxílio de um cúmplice, que está a beira da morte, ele planeja roubar um colar de diamantes, avaliado em US$ 1,3 milhão, e fugir na companhia de sua amante.

Contudo, o que seria um bom plano começa a dar errado quando a esposa do comerciante atrapalha o planejamento, deixando a situação fora de controle. Esta é uma boa pedida para quem gosta de filmes de ação.

Um Bom Ano (2006)

Estrelado por Russell Crowe e Abbie Cornish, com direção de Ridley Scott, o longa mostra como uma taça de vinho pode mudar vidas. A história acompanha um acionista londrino, que é obrigado a retornar para a França, onde viveu sua infância em um belo chateau ao lado do seu tio.

O Sabor do Amor (2012)

Vinho combina com romance, portanto, um drama romântico leve deve entrar nesta lista. A história acompanha Wendy, uma moça que herda uma vinícola na Califórnia, após o falecimento do seu pai, com quem tinha cortado relações.

Ela resolve deixar sua vida para trás e viver na vinícola, apesar de não conhecer a região. Ali, conhece Chris, um vizinho atencioso que despertará novos sentimentos em Wendy. A situação fica ainda mais complicada quando ela descobre que o pai de Chris é o seu rival na produção da bebida.

Red Obsession (2013)

Para diversificar um pouco, que tal assistir a um documentário? A produção dirigida por David Roach, com narração do ator Russell Crowe, explora a obsessão da China pelos vinhos franceses, em especial, os da região de Bordeaux. A obra investiga como o país asiático tornou-se um dos principais polos de compra da bebida.

Entre Vinho e Vinagre (2019)

A comédia conta com grandes nomes do gênero, como Amy Poehler, Tina Fey e Maya Rudolph. Na trama, Abby resolve comemorar o aniversário de 50 anos de sua melhor amiga, Rebecca, na região de Napa Valley, famosa por produzir bons vinhos. 

As aventuras vividas pelas amigas durante a viagem servirão para que elas possam encontrar soluções para os seus problemas pessoais, além de, claro, garantir muitas risadas.

Grace and Frankie (2015)

A série pode até não ter o vinho como temática, mas é uma boa pedida para ter a bebida como acompanhante. Na trama, Grace e Frankie se conhecem há mais de 20 anos, mas nunca foram amigas. 

Quando os maridos delas anunciam que são, na verdade, um casal, elas devem se unir e enfrentar essa nova fase da vida. A série lida com os desafios da terceira idade e as consequências das separações inesperadas. Esta é uma obra que consegue encantar e divertir ao mesmo tempo.

Texto: Gear Seo