5 maneiras baratas de conquistar clientes e vender bastante

O mercado de negócios está cada vez mais competitivo e por isso os profissionais precisam ir em busca de novas maneiras de se diferenciar para conquistar mais clientes e conseguir vender. 

Isso se torna ainda mais necessário no momento em que vivemos, onde a economia está começando a se recuperar, mas as pessoas ainda não estão fazendo grandes investimentos.

Não há uma fórmula mágica que funcione para todo mundo, mas existem algumas ideias que você pode colocar em prática para aumentar a sua percepção no mercado e consequentemente suas chances de conquistar novos clientes. 

Portanto, confira 5 maneiras baratas de conquistar clientes e vender bastante.

Passos estratégicos para vender

Você poderá conferir as 5 práticas que são fundamentais para você manter no seu dia a dia quando quiser conquistar novos clientes. 

São estratégias que você deve cultivar para aumentar suas chances de vender, até que chegará em um ponto que você as colocará em prática sem nem perceber.

1- Se prepare

Antes de tudo, você e a sua empresa precisam se preparar. Isso pode ser feito desenhando o perfil ideal de consumidor para a sua empresa, pois por meio disso será possível entender as dores e necessidades dos seus clientes. 

Alguns chamam de persona a reunião dos seguintes dados:

  • Nome;
  • Hobbies;
  • Área de atuação;
  • Idade.

No entanto, para se preparar para uma venda específica, ao fazer uma oferta para uma determinada pessoa ou empresa, você pode também entrar no site e acessar todas as mídias sociais do cliente para conhecê-lo melhor. 

Se for uma pessoa física, conheça os seus gostos e estilo de vida. Recolha o máximo de informações possíveis, em todas as ocasiões, para que não seja pego desprevenido.

2- Entenda o problema do seu cliente

Você deve entender o problema do seu cliente, quais são as suas necessidades e dores de cabeça, para que consiga oferecer a solução ideal para ele em um dos seus serviços ou produtos. 

Pesquisando e montando a persona do seu negócio, você poderá ter uma boa noção disso.

Outra forma é perguntar ao próprio cliente por qual problema ele está passando no momento e o que ele gostaria de resolver. 

Deixe o seu cliente falar e anote tudo, pelo menos uns 5 motivos que estão por trás desse problema, que seriam a causa do mesmo.

Você pode disponibilizar um formulário online onde o cliente responde essas perguntas, expõe o seu problema e com isso você pode responder o orçamento ou marcar uma reunião para oferecer seus serviços. 

O cliente está em busca de um profissional que solucione os seus problemas.

Investir em marketing digital é uma boa opção para falar diretamente com seu público, seja uma sorveteria ou uma loja online, por exemplo.

3- Ofereça a solução ideal

É nessa etapa que você vai oferecer a solução ideal para o seu cliente, baseada nos problemas que ele informou que possui. 

Você não pode empurrar a venda, mas sim estudar sobre os problemas do cliente e desenvolver uma proposta personalizada que traga as soluções que ele precisa.

O cliente deve perceber que o seu único objetivo não é fechar uma venda da sua empresa de mudanças, mas sim ajudá-lo verdadeiramente a resolver um problema.

Você precisa despertar a confiança do cliente, por isso além de montar uma proposta personalizada baseada nos problemas dele, mostre feedbacks de outros clientes e resultados que obteve em outras situações.

4- Negociação

Depois de apresentar a proposta ideal para o seu cliente, mesmo gostando muito do que viu, há chances de ele querer negociar com você. 

Nessa etapa, é importante que você ouça o seu cliente e fale menos.

Busque entender o que mais ele está interessado na sua proposta, para poder fazer algumas trocas, a fim de chegar a um acordo que seja bom para ambos os lados. 

É preciso ter bom senso para que nenhum de vocês saia prejudicado. Por isso, mesmo é importante que estabeleça um valor mínimo para o seu trabalho, para que não saia prejudicado da negociação.

5- Conclusão da venda

Quando vocês chegarem a um acordo que seja bom para os dois lados, é preciso formalizar tudo. Se possível, assinem um contrato e levem no cartório. 

Entretanto, caso não seja possível, faça um resumo de tudo que foi acertado e peça para o cliente assinar.

Você também pode enviar um e-mail para o cliente com tudo que foi combinado e com um contrato para que ele assine e lhe envie de volta.

Aplicando essas táticas você terá uma taxa maior de aprovação e conseguirá lotar a sua agenda com clientes. 

Coloque todas as nossas dicas em prática e você conseguirá conquistar clientes e fechar vendas sem nenhum tipo de problema. 

Vale testar também e ver o que funciona melhor para você, esses passos podem ser aplicados sempre para entender melhor o cliente.

Além de  oferecer uma solução para o problema dele e aumentar suas chances de fechar uma venda. Às vezes pode ser menos complicado do que parece.