5 Dicas infalíveis para encontrar passagens aéreas baratas

A tecnologia e a internet são grandes aliados de quem quer viajar e pode ajudar a garantir economia com a compra de passagens.

Os metabuscadores de passagens aéreas, que comparam o preço em diversos sites diferentes,  são uma ótima opção para quem quer planejar uma viagem com economia.

O preços das passagens aéreas oscilam constantemente. O resultado de uma pesquisa de passagem aérea pode mudar em poucos minutos. Por isso, é importante estar bem preparado com as melhores ferramentas para encontrar o melhor preço..

Uma boa sugestão é que você comece a pesquisar suas passagens aéreas com, pelo menos, 3 meses de antecedência, pois dessa forma você consegue acompanhar as mudanças de preços e optar pelo melhor valor.

Confira, abaixo, cinco dicas infalíveis para quem quer viajar e encontrar passagens aéreas mais baratas na internet.

1 – Utilize um buscador de passagens aéreas que compare preços

Para pesquisar passagens aéreas, uma dica para economizar é utilizar um buscador de voos que compare os preços disponíveis no mercado. O TRIVELO, por exemplo, compara o valor da passagem aérea em centenas de sites ao mesmo tempo.

Os sites que comparam o preço também ajudam os viajantes a decidir quando e para onde viajar, além de criar alertas para uma data e destinos específicos.

Esses sites permitem que usuários se cadastrem para receber, por email, as ofertas mais relevantes para o seu perfil. Ao escolher a origem e destino, o usuário é direcionado para o site do parceiro que vende a passagem, onde realiza a compra diretamente sem intermediação.

2 – Faça cadastro nos programas de fidelidade

Os programas de fidelidade (ou milhas aéreas) são serviços oferecidos por companhias aéreas, bancos e empresas de cartões de crédito. É uma boa alternativa para quem gosta de viajar, pois você pode trocar os pontos acumulados por passadeiras aéreas.

Os usuários que se cadastram nesses programas são recompensados por sua fidelidade, ou seja, recebem pontos à medida que utilizam os serviços da empresa ou realizam a compra de determinados produtos. Depois o usuário pode trocar esses pontos por passagens aéreas ou outros produtos.

Se você não sabe como aproveitar ao máximo os programas de fidelidade, acompanhe os sites e blogs que publicam matéria sobre o assunto, como o Viajante Legal.

3 – Tenha flexibilidade na escolha das datas e na hora de pesquisar

Se você quer economizar, é fundamental ter flexibilidade nas escolhas das datas da sua viagem. Uma dica que pode ser de bastante ajuda é pesquisar 3 dias antes e 3 dias depois da sua data preferida, tanto para ida quanto para volta.

Alguns sites buscadores possuem essa opção. Eles criam uma tabela exibindo em um calendário os valores de varias combinações diferentes;

Também é importante pesquisar pelas passagens aéreas em horários que ninguém está pesquisando. Fuja dos horários comerciais de empresas, assim você vai respeitar a regra simples do mercado: a oferta e a procura.

Os melhores horários para pesquisar uma passagem aérea são:

  • Finais de semana;
  • Sexta-feira de manhã bem cedo ou de madrugada;
  • Domingo bem cedo ou de madrugada
  • Observe a baixa e alta temporada nos destinos. Isso também pode influenciar no valor das passagens.

4 – Consulte a passagem aérea com bastante antecedência

Entre 30 e 90 dias é um prazo bom pra procurar passagens aéreas. Essa pesquisa pode ser feita de um a dois meses antes da data prevista, para se certificar das oscilações dos valores na semana que está viajando e também o mês.

Mas você pode acompanhar também as promoções e bugs de sites de companhias aéreas. Em algumas situações é possível encontrar preços extremamente baixos em cima da hora.

Mas atenção: só corra o risco se você tiver flexibilidade nas datas em que precisa viajar. Se você tem um compromisso ou férias marcadas para uma data específica, não deixe para ultima hora.

5 – Ao procurar voos internacionais, priorize opções saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo

Rio e São Paulo possuem os maiores aeroportos do Brasil. Se você não mora nessas cidades, considere pesquisar a sua passagem internacional pro seu destino saindo do Rio ou São Paulo e, pesquise também uma passagem do trecho interno do seu estado pra São Paulo ou Rio.

Exemplo:

  • Em vez de pesquisar Brasília – Miami
  • Pesquise Rio – Miami e São Paulo – Miami
  • E, depois pesquise, separadamente, Brasília – Rio e São Paulo

OBSERVAÇÃO: não esqueça de prestar atenção no tempo entre as conexões em voos comprados separadamente e no tempo de deslocamento (em caso de aeroportos diferentes). Para voos internacionais, tente chegar no aeroporto com pelo menos 3 horas de antecedência.

OBSERVAÇÃO: Em caso de voos comprados separadamente, preste atenção também nas regras de bagagem (de cabine e despachada) das companhias aéreas para evitar multas e transtornos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da MOBLIX, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre viagens, agências de viagens e turismo.