portarias

Conheça as portarias e sua importância

Seja em uma empresa ou mesmo em um condomínio, sabemos que o controle de acesso é fundamental para que a segurança seja garantida e que problemas relacionados a invasões e roubos aconteçam em menor grau.

Isso é importante, pois, tanto empresas com condomínios possuem um fluxo de pessoas muito alta circulando, entrando ou saindo, realizando ou não serviços.

Deste modo, é preciso que esses espaços desenvolvam formas de garantir que o tráfego de pessoas seja monitorado.

A principal forma é investir na composição de uma portaria forte e eficiente, e aqui a opção pode ser tanto mais tradicional, com o profissional porteiro presencialmente no prédio, como de forma tecnológica, como o porteiro eletronico.

Independente de qual seja a metodologia empregada para a composição da portaria, temos de entender que este é um ponto muito estratégico para a segurança das empresas e residências que estão em condomínios.

Neste artigo abordaremos os muitos elementos que estão dentro das portarias como sua importância no cotidiano e no controle de pessoas, sendo este intermediado por equipamentos tecnológicos como interfone com camera, entre outros.

A importância da portaria e seus serviços

A portaria e seu profissional que é o porteiro é uma figura extremamente relevante para quem possui uma empresa ou está dentro de um condomínio.

É ele que faz todo atendimento prévio antes de permitir o acesso das pessoas, deste modo, é um dos pontos cruciais também da imagem da empresa.

Para isso, é importante que a guarita, onde o porteiro trabalha tenha todas as condições necessárias para que o trabalho seja feito, como ferramentas de controle de acesso digital, acesso as câmeras e outros pontos em comum.

Isso é necessário porque tudo que é relacionado ao atendimento e recebimento de pessoas passa pela portaria como:

  • Funcionários;
  • Visitantes;
  • Encomendas;
  • Prestadores de serviços.

Além do mais, a portaria é indicada para locais com grande demanda, ou seja, prédios, condomínios, e empresas que possuem um parque grande, afinal, você não vai ter uma portaria em uma loja do comércio.

Para aqueles que necessitam dos serviços de portaria, precisam saber que além de uma guarita bem equipada, o papel do porteiro é extremamente relevante, assim, é necessário que se busque o melhor profissional e que atenda todas as suas necessidades.

Uma forma de garantir que o porteiro trabalhe em turno correto e evitando furos na troca de turnos, haja a instalação do relogio de ponto digital com impressão de comprovante sendo uma segurança tanto para o porteiro como para quem contrata.

Em alguns casos existem a portaria remota e que iremos tratar com mais detalhes no tópico abaixo.

A portarias remotas como alternativa

Uma das questões que precisam ser resolvidas geralmente pelas empresas e condomínios é o custo de manter um profissional qualificada na portaria durante todo o funcionamento da empresa. Assim, surgem alternativas para as portarias.

Do mesmo modo que é importante ter uma cópia de chave tetra da sua casa se você perder, a portaria ganhou novas alternativas como a portaria remota.

Esse tipo de modalidade de portaria vem crescendo e se tornou uma grande tendência no grande mercado de segurança.

A portaria remota faz o controle do acesso das pessoas por meio de uma central de monitoramento à distância. Esse monitoramento garante o processo de autorização de moradores, funcionários, prestação de serviços entre outros pontos. 

A identificação dos moradores é feito de uma forma bastante inovadora. Os moradores recebem tags ou pins com sensores ou então podem baixar um aplicativo do condomínio onde se gerará um QRcode que será identificado em um leitor dentro da portaria.

Assim, o controle e o registro de quem acessa e sai do condomínio ou da empresa é sempre registrado, e de forma ininterrupta o que garante a qualidade das informações caso seja necessário o seu uso.

Por não ter um profissional no loca, as falhas podem diminuir, pois, não há contato do porteiro com os visitantes e desconhecidos e esse grupo de pessoas só entram com expressa autorização do morador.

Todo o sistema na portaria remota é integrado, e todo o que foi gravado pelas câmeras são armazenados e disponibilizados pelas administradoras que podem usar posteriormente.

Compreendemos que as portarias são elementos chave para a segurança de empresas e condomínios, e que é preciso investir para que todos os processos tenham segurança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *