4 coisas que melhoram a experiência do paciente no consultório médico

Quando você vai a um restaurante, quer ser bem atendido e consumir uma boa comida; quando vai a um mercado, você quer um ambiente limpo e agradável. Então você, médico, pense: por que com o paciente é diferente? 

Entender a experiência do paciente no consultório e em toda a jornada de agendamento é super importante para quem quer ver a sua clínica médica prosperar.  

Os pacientes não precisam aturar um consultório médico que não atende às suas necessidades, pois possuem uma diversas opções de profissionais de saúde para escolher.

Eles podem pedir a amigos, parentes e colegas de trabalho que recomendem um novo médico, bem como usar as redes sociais para pedir a seus amigos online um médico mais adequado para seu tratamento.

Se ele não gostar do ambiente, é bem capaz que ele use as redes sociais para dizer isso e, então, sua experiência como médico pode não ser um fator determinante na escolha dos pacientes. Uma avaliação negativa pode colocar tudo a perder. 

As organizações médicas devem trabalhar para entender melhor o que seus pacientes querem agora, em vez de esperar que eles indiquem insatisfação simplesmente indo embora, sem nenhuma explicação.

Melhorar a experiência do paciente é uma necessidade. Se você não tem certeza do que seus pacientes realmente desejam, aqui vão quatro maneiras de melhorar a experiência deles em seu consultório médico.

1. Experiência baseada em tecnologia

Utilizar-se da tecnologia e das ferramentas de interação online é ideal para ajudar os pacientes a absorverem novas informações sobre seus cuidados de saúde. 

Criar vídeos interativos ou vídeos animados explicativos sobre saúde é um bom caminho para a experiência do paciente ser lembrada, a ponto dele fazer uma indicação a um amigo. 

Os pacientes também estão familiarizados com o uso de seus dispositivos, como celulares ou tablets, para gerenciar suas vidas diárias. 

A implementação de um sistema de portal do paciente que permitirá o acesso aos seus registros médicos e a capacidade de agendar consultas e preencher a papelada com antecedência, pode acelerar a experiência do paciente para a equipe e para o paciente.

A última coisa que os pacientes querem é correr para o seu consultório, faltar ao trabalho ou à aula, apenas para ficarem sentados à toa na sala de espera. Seu consultório pode utilizar de diversas tecnologias para ajudar na experiência, com criatividade e interatividade. 

2. Funcionários simpáticos e com profissionalismo

Para melhorar a experiência do paciente, ofereça o que todo mundo quer em qualquer lugar: cortesia e respeito. Isso ajuda a manter um relacionamento positivo entre o consultório e os pacientes. 

Quanto mais confortáveis ​​os pacientes estiverem, maior será a probabilidade deles abordarem questões importantes que o médico precisa saber e discutir com eles durante a consulta ou o diagnóstico. 

Treine sua equipe para saber se relacionar com o paciente, se utilize de sons ambientes amigáveis que ajudam a confortar os pacientes, e todas as estratégias sensoriais de marketing médico

3. Sala de espera limpa e acolhedora

Os pacientes não gostam de ver as salas de espera dos consultórios médicos cheias de revistas antigas e gastas. Esta prática é antiga e um sinal de que a equipe não está prestando atenção aos detalhes.

Forneça água, chá e café para seus pacientes em espera, distribua interatividade ou diversão de periódicos para ajudar a distraí-los. Mantenha sempre o volume da TV baixo – e, aliás, pense bem se vale a pena ter TV no consultório. 

Ninguém quer ouvir notícias violentas ou programas de bate-papo diurnos que enfocam temas desagradáveis ​​enquanto esperam para ver o médico. 

Decoração agradável, aquários cheios de peixes e música de fundo suave são outras comodidades que você vai querer oferecer. Inclusive, plantas ajudam na energia do ambiente. Use e abuse delas no consultório moderno. 

4. Materiais educacionais e criativos 

É fácil esquecer que os pacientes normalmente não são especialistas em medicina e não conhecem quase nada sobre métodos de tratamento, cirurgias, etc. Os pacientes, na verdade, clamam para que você forneça materiais educacionais. 

Como já citamos anteriormente, para não ficar aquela coisa maçante e poluída nas paredes, busque animações explicativas na TV ou vídeos de interação. Desafie o paciente com jogos de perguntas e respostas. 

Por exemplo, se você é um médico endocrinologista em SP, mostre a diferença entre a tireoide e o hipotiroidismo com criatividade. 

Dê dicas de qualidade de vida na cidade do seu consultório, faça convites para que ele te siga nas redes sociais, para que visite o seu blog. Ou seja, tudo que possa conectá-lo ao seu consultório.   

Conclusão

O consultório médico precisa se manter atualizado sobre o que os pacientes desejam para garantir a sobrevivência a longo prazo da organização.

Os pacientes querem tecnologias para se distrair, mas não algo que esteja fora do cotidiano deles. 

Lembre-se de que os pacientes desejam um ambiente de sala de espera o mais livre de estresse possível, uma vez que estão ocupados e não querem perder muito tempo na sala de espera.

Você pode esperar que os pacientes tenham mais confiança em seu tratamento quando fornecer mais informações e materiais educacionais.

Texto desenvolvido pela Agência Médico. 

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