inovação

4 benefícios de ter uma consultoria em inovação e tecnologia

Empresas que querem liderar no mercado precisam estar o tempo todo trazendo novas soluções e tornando seus processos mais ágeis e certeiros. Porém, nem todas percebem que é a inovação de processos que ajuda a recriar a empresa a todo momento, mantendo-a competitiva.

Além disso, muitas delas também não compreendem que investir em tecnologia é uma forma de inovar que agiliza tanto a produção como os negócios de forma ampla.

Então, as empresas que já entenderam essa realidade saem na frente, buscando melhorar seus processos, tornando-os mais inovadores e eficientes. 

No entanto, para dar esse passo importante, primeiro é preciso entender quais benefícios a empresa espera obter e quais serviços são essenciais para o negócio.

Afinal, a inovação de processos envolve diversos departamentos, como administrativo, financeiro, TI e RH. Juntos, eles são chamados de “funções de back-office”. Além disso, é preciso incluir as “funções front-end”, como atendimento ao cliente, vendas e marketing. 

Por isso, não adianta querer inovar em apenas uma área da instituição. É necessário que toda a instituição valorize os processos de inovação, entendendo tais mudanças como parte da cultura da empresa, com a clareza de que isso vai torná-la melhor e mais competitiva, gerando benefícios para todos os colaboradores.

A verdade é que existem vários motivos pelos quais as empresas decidem inovar seus processos seja por visão da gestão, vantagem competitiva, aumento do número de clientes ou necessidades específicas da empresa. 

Independente da razão, inovar é benéfico para o seu time!

Veja 4 benefícios de contratar uma consultoria especializada em inovação:

1. Simplificar processos

Ao contratar uma empresa especializada em inovação, os processos são simplificados ao máximo, economizando tempo e esforços para aperfeiçoar seus produtos e serviços.

Ao analisar cada ponto dos processos empresariais, a consultoria será capaz de entender onde, exatamente, esses processos estão demorados, ineficientes ou obsoletos, transformando-os em uma versão tecnológica e eficiente, o que amplia a velocidade e a eficiência das atividades diárias de cada time!

2. Reduzir custos

A contratação de um grande time especialista em tecnologia para a sua empresa de forma interna pode custar milhares de reais.

Afinal, uma equipe completa de tecnologia da informação (T.I.) possui um gerente de projetos, um consultor de processos, desenvolvedores e implementadores. No fim do dia, essa despesa pode realmente pesar no seu orçamento. 

Assim, contar com o apoio de uma consultoria externa de inovação é muito mais acessível, pois você terá acesso ao conhecimento de muitos profissionais qualificados, com investimento infinitamente menor.

Então, com o apoio desse time de especialistas da área, é possível conquistar uma alta performance nos seus resultados…por um valor financeiramente viável!

3. Garantir a contratação de profissionais experientes

Em 2022, abriram 400 mil vagas para profissionais de tecnologia em todo o Brasil. Isso mostra que, para levar a inovação para a sua empresa, é muito importante trazer profissionais da área de tecnologia para dentro dela!

No entanto, nesse momento, a ausência dessa imensa quantidade de profissionais qualificados já levou à perda de 167 bilhões de reais. 

Isso significa que, mesmo quando uma empresa decide contratar esses profissionais por conta própria, ainda é difícil preencher as vagas. Neste caso, chamar uma consultoria especializada também pode ser uma excelente saída! 

Afinal, essa opção te coloca em contato com excelentes profissionais, que já possuem experiência com projetos similares. Por estarem envolvidos com essas demandas diariamente, eles já estão acostumados a atuar em equipes multidisciplinares e lidar com clientes, facilitando o processo. 

Além disso, uma consultoria em tecnologia costuma basear sua estratégia em objetivos claros e indicadores mensuráveis, que podem ser acompanhados de perto tanto pelo cliente contratante quanto pelo responsável pela consultoria em si.

4. Foco total no aprimoramento contínuo 

Para que uma empresa seja mais competitiva no mercado, é necessário que ela encontre e aprimore continuamente os produtos e serviços que oferecem. 

Em um mundo competitivo, já não basta mais ser bom. É preciso, realmente, ser excelente e ir além das expectativas!

Quando se tem acesso a uma equipe de consultoria para inovação, ela irá apontar quais os processos que tomam o seu tempo e deveriam ser removidos da rotina da sua empresa. 

Então, com os processos que não são críticos fora do caminho, as empresas encontram tempo para melhorar suas competências, treinar sua equipe, inovar nos produtos, ajustar o atendimento… enfim, fazer ainda melhor o que elas já fazem!

Assim, podendo investir o tempo, dinheiro e energia que era desperdiçado em processos ineficientes no aperfeiçoamento dos produtos e serviços, é possível levar o seu negócio para o próximo nível!

Uma consultoria especializada em inovação é um excelente investimento 

Uma equipe completa de desenvolvimento e consultoria de processos de inovação tecnológica para o seu negócio ajuda a construir os melhores resultados para a sua empresa. 

Ela é capaz de reduzir os seus custos, aumentar a eficiência da operação em vendas e suporte, 

Logo, pode-se dizer que contratar uma consultoria em tecnologia e inovação não é um gasto: é um investimento!

Com a inovação de processos é possível reinventar a empresa, trazendo novas soluções, aumentando a sua lucratividade, melhorando a satisfação de clientes e colaboradores e perpetuando processos muito mais ágeis e certeiros. 

Entretanto, para que sua empresa e sua equipe possam trabalhar com mais eficiência e qualidade, não importa o tamanho da empresa…a inovação de processos é para você!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela redação da empresa CRM7, especialista em implementação e consultoria das tecnologias Zoho.