3 livros para quem deseja começar a empreender

Se você deseja empreender – ou já empreende – e não possui o hábito da leitura, está na hora de começar a mudar isso. Nem que seja por alguns minutos por dia ou por semana, separar um tempo para investir nessa prática é imprescindível para alcançar o sucesso no empreendedorismo. Através da leitura você expandirá sua perspectiva do mundo, aprenderá a gerir seu negócio com mais eficiência e estimulará a criatividade e a concentração. Assim, continue a leitura e confira os 3 livros para empreendedores que você não pode deixar de ler! 

Por que empreendedores devem ler? 

 

Antes de tudo, para entender a diferença que a leitura pode fazer na forma como administra a sua vida (pessoal e profissional), selecionamos os 4 motivos de mais impacto na vida de um empreendedor. 

 

Nesse sentido, os motivos compõem a matéria 8 motivos científicos que provam que ler faz bem para você, da Revista Galileu, com referências de autoridade. 

 

Confira! 

1. Fortalece sua criatividade 

 

De acordo com pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, pessoas que leem ficção desenvolvem a capacidade de “aceitar pensamentos ambíguos e entender diferentes aspectos de um mesmo assunto”. 

 

Concluímos que a leitura auxilia a encontrar alternativas e soluções variadas frente aos desafios. 

2. Estimula diferentes partes do cérebro 

 

Em segundo lugar, com relação ao nosso cérebro, a Universidade Stanford, dos Estados Unidos, comprovou que o hábito da leitura consegue afetar diferentes áreas dele, aumentando o fluxo sanguíneo em algumas regiões do cérebro. 

 

3. Nos ensina a ser mais humanos 

 

Você já deve ter percebido a importância de humanizar a comunicação de uma marca para que ela se comunique de maneira mais empática e assertiva com o público.  

 

Não apenas, como também no Copywriting devemos aprender sobre gatilhos mentais e como se comporta a nossa persona.  

 

Assim, um estudo da New School de Nova York revela que leitores de ficção podem ser mais empáticos e compreender as diferenças de crença e desejos diferentes dos seus. 

 

Veja também: Marketing Digital para Microempresas – Guia Completo 

4. Ajuda a diminuir o estresse 

 

Muitas vezes, gerenciar uma empresa, se comunicar com colaboradores, encarar o trânsito, dentre outras tarefas da rotina podem elevar nossos níveis de estresse. 

 

Em contrapartida, de acordo com os pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, “ler por apenas seis minutos ajuda a diminuir cerca de 68% dos níveis de estresse”. Isso porque gera-se a queda na frequência cardíaca e o relaxamento dos músculos. 

 

Ademais, o bilionário Warren Buffett afirma ler 200 páginas por dia, de acordo com uma matéria na Revista Época. Você não precisa ler essa mesma quantidade de páginas, no entanto, pegar como exemplo o hábito de um dos maiores nomes do empreendedorismo deve valer a pena, não? 

Tornando a leitura um hábito 

 

Decerto, você possui ao menos seis minutinhos do seu dia para dedicar à leitura. Basta começar a priorizar o que você faz com o seu tempo. 

 

Lembre-se: seis minutos de leitura são melhores do que nada. Portanto, ainda que pareça pouco perto da quantidade de tempo que outras pessoas leem, não se compare. O importante é manter o comprometimento com a meta definida de acordo consigo mesmo. 

 

Quanto ao formato, não há restrições! Seja físico ou digital, o importante é ler algo de relevância para seu desenvolvimento. Nesse sentido, vamos aos livros para empreendedores? 

3 livros para empreendedores que você não pode deixar de ler! 

  • Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso, de Carol S. Dweck 

 

Com base em décadas de pesquisa, Dweck desenvolveu o conceito de que nossa atitude mental impacta diretamente no nosso sucesso. 

 

“Mindset” é a forma como encaramos a vida, os problemas, imprevistos e demais situações. Enfim, mais do que um traço de personalidade ou opinião, nosso mindset determina por que somos otimistas ou pessimistas. 

 

Obviamente, essa relação impacta a forma como interagimos no trabalho, com a família, nosso ciclo social e, mais importante, com nós mesmos. 

  • Comece Pelo Porquê, de Simon Sinek 

 

Se pretende que sua marca construa um legado e realmente mude de alguma forma a vida das pessoas, você precisa identificar, antes de tudo, o seu porquê. 

 

Apesar da aparição de tantas empresas, ainda mais com o Empreendedorismo Digital, somente algumas inovam, lucram e impactam mais? 

 

Através deste livro, você encontrará um sentido maior em seu próprio trabalho e verá a trajetória de líderes que inspiram e exercem influência, como Steve Jobs. 

  • Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey 

 

No livro para empreendedores mais influente do século XX da área pela revista Forbes, Covey aborda sete hábitos necessários para administrar problemas corriqueiros e ser mais bem-sucedido. 

 

Através da interiorização correta dos princípios fundamentais da eficiência humana, você terminará a leitura agindo e pensando bem diferente do que antes. 

Gostou das indicações? Caso tenha mais alguma, compartilhe conosco! 

 

Esse texto foi originalmente elaborado pela equipe do blog Sagitta Digital, onde você encontra dicas de como alavancar sua marca online. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *