podcasts

12 podcasts imperdíveis que falam sobre maternidade

Os podcasts são programas de áudio que funcionam de forma similar ao rádio, porém, o ouvinte tem total liberdade para escutá-lo quando quiser, pois, não é feito ao vivo.

Ou seja, está é uma ótima opção para as mães que têm poucos horários livres e, na maioria das vezes, ainda indefinidos.

Outra característica do podcast é a variedade de assuntos abordados: há para todos os gostos, estilos, interesses e preferências. Inclusive, é possível montar uma playlist completa acerca do universo das crianças.

Pensando nisso, separamos uma sugestão de  playlist incrível, composta por podcasts que tratam de diversas questões voltadas para maternidade. Confira, abaixo!

Podcast é a mãe

No Podcast é a mãe, jornalistas se reúnem, toda a semana, para bater um papo sincero sobre maternidade real. Alguns exemplos de temas abordados são rede de apoio e instinto materno, visto que um dos objetivos dele é desmistificar controvérsias. 

Escola de mãe moderna 

Esse programa aborda, objetivamente, os impasses dos métodos de criação infantil em meio a era da tecnologia. Crianças no YouTube, impacto no comportamento gerado pela arquitetura, vício em jogos e videogames são algumas das questões debatidas. 

Maternitretas

O podcast Maternitretas tem como objetivo gerar debates entre mães com óticas diferentes e, com isso, estimular novos pensamentos sobre a maternidade. Algumas das temáticas levantadas são dolorosas, porém, necessárias. Dentre elas, estão: julgamentos, abandono parental, importância do brincar livre, etc.

Da gravidez ao primeiro chorinho

O programa Da gravidez ao primeiro chorinho é um acompanhamento de todas as 40 semanas de gestação, dispondo de informações médicas tanto do bebê em formação, quanto da gestante. 

Além disso, ao fim de cada mês da gravidez, é feito um episódio especial com especialistas que abordam inúmeros aspectos da gravidez e tiram diversas dúvidas.

40 semanas

O 40 semanas é uma espécie de reality show em formato de podcast, pois, as apresentadoras acompanham 3 gestantes no decorrer das 40 semanas de gravidez.  A cada episódio, um novo assunto é posto em discussão pelas gestantes, levando em consideração os medos, as angústias e as alegrias vividas por mães em geral.

Mãezonas da p****

Denominado como Mãezonas da p****, esse podcast fala sobre a relação existente entre maternidade e feminismo. Dentre os assuntos pautados no programa, estão: culpabilização, romantização da maternidade e aplicação da igualdade de gênero no decorrer da criação dos filhos. 

Timirim, o podcast

Esse programa é comandado por duas lactantes que compartilham suas experiências sobre a gestação, o parto e toda a fase inicial do universo materno. 

Sinuca de bicos

O programa Sinuca de bicos define-se como um podcast que mete o bico na maternidade real, desbravando inúmeros fatores acerca da criação dos filhos com humor, empatia e diversidade. 

GNH podcast

Esse podcast é feito pelo Gerando Novas Histórias e fala sobre a maternidade com base em experiências reais. Além disso, traz muitas informações e é cheio de bom humor. 

Rede Nacional Primeira Infância

A RNPI (Rede Nacional Primeira Infância) criou o programa Roda Educativa com a proposta de funcionar como um canal aberto de debates sobre as infâncias do Brasil. 

Conexão feminista

Apesar de não ser um podcast exclusivo sobre maternidade, duas amigas e suas pontuais convidadas conversam sobre assuntos como licença parental, LGBTfobia, tecnologia e mundo materno de forma geral. 

Entre fraldas

O Entre fraldas é um programa semanal, comandado por dois pais, em que há partilha de experiências, opiniões e informações acerca da criação dos filhos, especialmente, os bebês. 

Dentre as pautas do podcast, estão: como lidar com as birras, brinquedos de zero a dois anos, papel de gênero em desenhos, etc.

Texto: Gear Seo