Você conhece os links recíprocos? Entenda se fazem diferença no SEO

Os links recíprocos, se bem empregados de maneira assertiva, proporcionam vantagens destinadas à tática do SEO, melhorando a pesquisa dos consumidores quando estiverem navegando em seu website.

Sendo assim, é possível dizer que a função do link building para o marketing de conteúdo é muito vantajosa para seu mercado e precisa. No entanto, dependendo de como é utilizada, pode ou não agregar valores.

Essa base teórica que está por trás da utilização dos links, é de que eles proporcionam resultado no SEO, a partir de uma alta performance no site.

Ainda que a linkagem seja uma fração da técnica envolvendo o marketing SEO, esse outro tipo específico tem uma consideração reclusa, sendo possível alternar entre útil ou inútil. Isso refletirá através do modo que você usa.

Sendo assim, utilizá-lo de forma correta pode ser bastante vantajoso. Em contrapartida, se for utilizado de maneira indevida, é possível que seu conteúdo sequer apareça no Google. Para entender mais sobre isso, continue a leitura do texto. 

Afinal, o que são links recíprocos?

Pois bem, é certo dizer que esta é uma maneira de interação entre os donos de website, criando uma parceira, que são os chamados links recíprocos. Desta forma, um link será redimensionado a outro.   

Assim, podemos dizer que a forma de interação é através dos links que redimensionam de uma página para outra como uma “moeda de troca”, seja através de links ou postagem de convidados daquela página específica.

A finalidade do proprietário dos websites, em sua grande parte, é utilizar deste benefício do SEO para ambos alcançarem o domínio. Ainda que mostre ser vantajoso para os dois lados, o mecanismo desses links geram dúvidas recorrentes. 

Isso porque demonstram uma maneira de lesar algumas pessoas que têm uma relação existente, mas não passa de um plano no marketing.

Mas isso não é regra. Existem sim aqueles que oferecem benefícios que possam acontecer de forma orgânica, principalmente para seu público-alvo. E assim ser bastante significativo ao procedimento inteiro de marketing como um todo.

Eles podem auxiliar em seu planejamento  de SEO?

Para operar de forma primordial, os links são ferramentas excelentes em sua estratégia de SEO, assim como essa ramificação, óbvio que quando aplicados de maneira correta, como já foi mencionado.

Contudo, a finalidade de assegurar que você disponha de uma boa experiência ao consumidor é aprimorar o site durante a visita. Sendo assim, iremos taguear as vantagens desse tipo de link para o seu SEO melhorar.

Potencializando boa experiência do cliente 

A utilização desses links podem tornar mais agradável a sensação do cliente ao visitar o seu site. Assim, o link poderá elevar o envolvimento com seu produto, decorrendo de uma notoriedade e se mostrando o diferencial de sua marca.

Ranqueamento com uma reputação de confiança

Este é um dos atributos que os links recíprocos proporcionam. Afinal, eles aumentam a confiabilidade do seu site. Dessa forma, resultará em um número maior acesso e recursos ao público-alvo e aos clientes. 

Além disso, deixa explícito que você compreende as dores dos usuários e que possui segurança no produto que está propondo. Assim, consegue transmitir alguns métodos de informação.

Pelo fato dos buscadores conseguirem identificar, você obterá um resultado de sucesso e alcançará níveis altos na página.

Impulsionam tráfego ao site

De forma geral, os links podem impulsionar o seu site. Assim, potenciais clientes serão atraídos a conhecerem as suas mercadorias e negócios.

Vale ressaltar que o aumento de tráfego significa uma espécie de alerta para as ferramentas de busca, entendendo que seu  site consegue atrair mais público.

Então, seu site começa a aparecer entre os mais acessados nos navegadores. Contudo, adicionar links externos pode ser vantajoso, em partes. Isso porque não há uma garantia que envolva os rankings SERP. 

Mas ainda assim é possível utilizá-los, visando o benefício dos clientes. Desse modo, você consegue mais engajamento, tendo efeito melhor no planejamento de SEO.

Quais as consequências negativas dos links recíprocos para o SEO?

Apesar de tudo que foi dito sobre os links recíprocos, há também alguns males, que trazem riscos para determinadas situações. Isso porque, entre todas as estratégias de gerar links, eles acabam sendo os que mais são acusados de abuso.

Afinal, quando é utilizado somente como forma de aprimoramento do SEO, sem haver sequer algum tipo de relação envolvida, normalmente é transformado em spam, gerando incômodo para clientes que seguem os links.

E não para por aí! Utilizar muitos links recíprocos gera consequências ruins para a estratégia. Portanto, confira como a troca errônea de links podem prejudicar o posicionamento na web: 

Website punido na internet

Quando incorretamente o Google pode ser penalizado, pois isso conflita com as políticas das ferramentas de busca.

Possibilidade de ser esquecido na ferramenta

Utilizar esse recurso de forma desordenada pode levar a um desbanque em termos de confiança. Normalmente isso ocorre quando o texto principal dos links é geralmente suspeito ou de forma alguma tem conexão com o conteúdo.

Redução de poder no Website e no ranqueamento da SERP

Neste tópico, é importante dizer que caso não seja um link importante para o usuário ou o próprio conteúdo, sua autoridade cai.

Capacidade para elevar o SEO da concorrência não o próprio

Ainda que a linkagem necessite ser da mesma forma do website que disponha de assuntos e temas similares, é melhor desvincular do website do concorrente.

Conclusão

Embora pareça que os links recíprocos contem com mais desvantagens do que com vantagens, há formas de aplicá-los para o seu benefício. Para isso, você precisa:

  • Entender que a ação tem alguma relevância para aquele conteúdo;
  • Assegurar que o conteúdo do link realmente vai valorizar as sua estratégia;
  • Analisar a relevância do site que você deseja linkar;
  • Criar relacionamentos relevantes;
  • Contatar personalidades populares nas redes sociais;
  • Evitar linkagem com a concorrência;
  • Analisar os pedidos de links recíprocos;
  • Entre outros fatores.

Com essas dicas, você poderá usar esse mecanismo de maneira correta. Então, a orientação principal do Green Digital é que você faça um bom planejamento para não somente utilizar os links da melhor forma, como enriquecer sua presença digital.