esportiva

Ioga, funcional, crossfit: veja as peças de roupa ideais para cada prática esportiva

Todo adeptos da prática esportiva buscam uma melhora na saúde. Eles fazem bem para o coração e a cabeça, fortalecem os músculos, melhoram a qualidade do sono e previnem várias doenças. 

O que nem todas as pessoas sabem é que, além de camisetas confortáveis, existe a roupa ideal para cada tipo de exercício, e vestir as peças certas pode fazer toda a diferença para o rendimento da prática.

Regras que são válidas para todos os esportes

Cada modalidade tem suas especificidades, mas algumas regras são válidas para todos os tipos de exercício. A primeira delas é que a roupa tem que ser do tamanho certo. Ou seja, não pode ser nem muito larga ou grande, nem pequena ou apertada demais, para não influenciar o movimento de nenhuma forma.

Outra boa ideia é pensar na temperatura. Para isso, é preciso lembrar onde e quando você pretende realizar a atividade. Se o local é aberto ou com ar-condicionado, permitindo o frio, pode ser uma boa ideia investir em peças térmicas, que ajudem a manter o calor. 

Se a prática vai ser feita em um lugar ou uma época mais quente, pode ser interessante usar peças mais leves ou feitas com tecidos que facilitam a evaporação do suor.

Práticas que têm particularidades distintas

Quem pensa que a mesma roupa serve para praticar qualquer tipo de esporte está errado. É preciso analisar, com detalhes, o que cada prática exige para escolher as peças certas para ela.

Crossfit

O crossfit é um esporte no qual, provavelmente, você vai se mexer, carregar peso e suar muito. Por isso, escolha roupas que facilitam o movimento, como as calças legging, os shorts e as blusas com tecidos que não acumulam suor. 

Quem prefere bermuda deve escolher uma que seja própria para a prática, já que as comuns podem rasgar facilmente. Além disso, aqueles meiões até o joelho são fundamentais para ajudar a aquecer os músculos e protegê-los das lesões. Tênis confortáveis e com tecnologia de redução de impactos também são recomendados.

Funcional

Para os treinos funcionais, valem praticamente as mesmas regras do crossfit: peças com tecnologia dry fit, que não retêm líquidos, e que se ajustem bem ao corpo, além de sapatos e meias adequadas. As botinhas de treino estão na moda e podem ajudar a tornar a prática mais confortável e segura.

Ioga

A ioga, por sua vez, não é um esporte de performance. O objetivo maior, aqui, costuma ser se conectar com você mesmo por isso, a regra básica é escolher peças que tenham a ver com o seu estilo. As cores claras são as preferidas, justamente porque harmonizam com a pegada zen da prática.

No entanto, as roupas precisam ser adequadas para as posições, lembrando sempre das inversões. Por isso, peças mais coladas ao corpo costumam funcionar melhor. Ninguém quer ter que ficar puxando a roupa o tempo todo. 

As peças também não podem dificultar os movimentos, como é o caso do jeans. Calças com elástico na cintura são as melhores, mas as legging também costumam funcionar bem.

Pilates

O pilates tem uma característica que influencia a roupa certa: o professor precisa ver o seu corpo para te ajudar a corrigir a sua postura. Por isso, as peças ideais para a prática precisam ser justas.

Além das regatas e leggings, existem macacões que são ótimos para o pilates. Para quem prefere usar camisetas mais compridas, elas devem estar por dentro da calça ou do short. Tecidos como algodão e lycra, que são leves, são uma ótima ideia.

Opinião profissional

Um profissional pode te orientar sobre a roupa ideal para cada prática e é sempre bom perguntar para ele antes de investir em alguma peça nova. O seu professor ou os seus colegas que já estão a mais tempo no esporte são as pessoas ideais para isso.

Não citamos os esportes com bola porque cada um tem características únicas, que podem influenciar a escolha da roupa. Você pode buscar orientações específicas sobre eles com o seu treinador.

Texto: Gear Seo