casa

Veja 5 itens de decoração para agregar beleza e cultura na sua casa

A casa é o lugar perfeito não só para relaxar e reunir os amigos e família: ela também é o reflexo da nossa personalidade. Por isso, é importante procurar mostrar, por meio da decoração, tudo o que gostamos e que nos faz únicos.

Isso pode parecer uma tarefa difícil, mas não é. Existem diversos itens que, além de refletir sua personalidade, são bonitos, complementando o estilo da sua residência e ainda despertam a curiosidade de visitantes, seja pela história do objeto ou pelo significado que ele tem para você. 

Confira agora itens que, além de serem práticos de serem encontrados, vão agregar beleza na decoração da sua casa. 

Cestos e bandejas

Além de bonitos, cestos e bandejas também resolvem outro problema muito comum nas casas e apartamentos atuais: a falta de espaço.

Por serem itens que servem como locais de armazenamento, os cestos podem ficar na entrada de casa para que guarda-chuvas sejam colocados, ao lado de sofás e poltronas para guardar livros, revistas e outros materiais de leitura, no banheiro e na lavanderia para armazenar toalhas e itens de higiene, ou acomodar sapatos e outras peças de roupas quando expostos em dormitório.

Já bandejas podem ser colocadas em cima de superfícies como mesas e mesas de centro, onde podem ser deixados controles de televisão, chaves e outros itens que, geralmente, se perdem facilmente pela casa. 

Procure escolher cestos que combinem com as cores já selecionadas para os cômodos onde eles ficarão expostos ou prefira os que possuam cores neutras, como branco, preto e bege. 

Luminárias para decoração em casa

Há muito tempo as luminárias deixaram de servir apenas para iluminar ambientes: agora, existem os mais diversos modelos que, além de iluminar, também são usados para decorar a casa. 

E elas podem ser usadas em diversos ambientes. Em salas de jantar ou bancadas usadas para fazer refeições as com pendentes são mais adequadas, em dormitórios, luminárias de mesa garantem uma iluminação suave para a hora de dormir, trilhos de estilo industrial dão um toque moderno a banheiros e cozinhas, as plantas nas varandas e sacadas vão adorar receber um pouco de iluminação direta em dias frios.

Livros 

Os livros não trazem apenas cultura para sua casa. Aqueles que têm capas bonitas podem ser utilizados também como decoração para os ambientes.

Cada vez mais editoras têm se preocupado em lançar edições com capas bonitas e bem diagramadas, o que enche os olhos de leitores, mas muitas lojas de itens para casa vendem livros específicos para esse uso. 

A dica aqui é criar composições em prateleiras e mesas de centro, combinando os livros com porta-retratos e outros objetos decorativos, como esculturas. 

Também é possível utilizar livros de arte e fotografia, que reúnem imagens de um tema e não são mais encontrados apenas em museus: lojas de itens para casa vendem esse tipo de livro agora.

E, se você quer usar livros para decorar sua casa, mas ainda precisar de espaço para guardar outras coisas, livros caixa, que apenas aparentam serem livros, mas, na verdade, são espaços para armazenamento, uma tendência na decoração, dando um toque intelectual para o ambiente. 

Esculturas para casa

Esculturas são itens que vão acrescentar beleza em sua casa e despertar a curiosidade de visitas. Isso porque elas não são só uma peça decorativa e podem ser interpretadas das mais diversas maneiras.

Para agregar esculturas à decoração de sua casa, é importante escolher uma que defina sua personalidade, pois existem itens dos mais diversos materiais e estilos artísticos, como minimalismo, pós-moderno e barroco.

Além disso, lembre-se de dar espaço suficiente em torno da escultura para que ela possa ter a atenção necessária e  lembre-se de que não é necessário limitar o uso de esculturas apenas na sala de estar. Elas são ótimos itens decorativos para lavabos, quartos e escritórios também.

Quadros

Pode parecer clichê, mas os quadros são uma peça clássica e que refletem muito bem a personalidade do morador de um local. 

Escolha se você quer que os quadros sejam o principal item ou apenas um complemento de decoração, procure obras que harmonizem com o restante do estilo usado na casa e não se limite apenas a sala de estar. 

E lembre-se: pendure quadros a 1,60m de distância entre o chão e o centro do quadro. Assim, todos poderão admirar a obra confortavelmente. 

Texto: Gear Seo