segurança

Veja 3 dicas de segurança para sua loja de peças

A segurança de um estabelecimento é uma das maiores preocupações dos donos de comércios, sendo esta uma das principais questões. É fato que, devido ao aumento da criminalidade, os negócios, desde relojoarias até loja de peças ou locadoras de tratores precisam adotar uma postura mais preventiva a fim de evitar assaltos e roubos.

Para isso, é preciso ter certo conhecimento sobre sistemas que sejam eficientes, de modo que o trabalho interno possa ser desenvolvido com mais eficácia e tranquilidade.

Nesse processo, é importante contar sempre com empresas e distribuidoras que sejam especializadas em equipamentos de segurança e ofereçam qualquer apoio técnico que seja necessário para tal, como no caso de um distribuidor de peças new holland.

Confira a seguir três métodos de segurança que você pode adotar em sua loja de peças.

A importância do extintor adequado

O fogo é um elemento que tem a capacidade de se alastrar rapidamente, passando de um material para o outro com facilidade.

Dessa forma, é imprescindível que seu controle seja feito de maneira adequada, a fim de evitar grandes danos.

Pensando nas particularidades de cada chama, foram desenvolvidos modelos de extintores de incêndio adequados para cada uma de suas especificações e conhecê-los é um passo fundamental para saber qual deve ser usado em cada situação, minimizando assim os acidentes.

Os modelos mais utilizados são:

  • Extintor com carga de água;
  • Extintor com carga de espuma mecânica;
  • Extintor com carga de CO2;
  • Extintor com carga de pó químico;
  • Extintor da classe D;
  • Extintor da classe K;

No caso do extintor com carga de água, seu uso é recomendado para sessar fogos do tipo A, que são causados por papéis, madeiras, tecidos, algodões e outros.

Por conta de sua capacidade de vaporização, a substância age por resfriamento e abafamento.

Já o de espuma mecânica é formado por LGE, que, quando misturado com a água e o ar, tem sua saída em forma de espuma, que por sua vez forma uma película sobre o fogo, combatendo a chama.

Por essas razões, é comumente indicada para apagar incêndios causados por líquidos inflamáveis e gases, impedindo que este se propague ainda mais.

Ao comprar extintor de incêndio com carga de dióxido de carbono, por sua vez, tem-se a ação do CO2 dada por meio do abafamento da chama e seu resfriamento.

O modelo tem como maior vantagem não conduzir corrente elétrica, mas pode ser altamente asfixiante, não tendo seu uso recomendado para ambientes pequenos.

Esse extintor é comumente utilizado para combater incêndios causados quando se há eletricidade envolvida, como no caso de óleos de cozinha.

O extintor com carga de pó químico, como o nome já diz, é direcionado aos incêndios de sólidos, líquidos e equipamentos elétricos, além de gases inflamáveis.

Ele é composto, principalmente, por bicarbonato de sódio, que atua resfriando o calor rapidamente e interrompendo a reação de combustão.

Uma dica valiosa quando se trata de extintores consiste em verificar constantemente sua validade. Além de ser essa uma exigência do INMETRO, o equipamento pode vir a perder suas propriedades após essa data.

Dessa forma, quando vencido, é capaz de expor o ambiente aos riscos de um fogaréu incontrolável.

Deve-se ainda sempre lembrar que a recarga dos extintores tem de ser realizada por uma empresa que seja especializada e devidamente registrada no cadastro de fornecedores pelo Corpo de Bombeiros de seu respectivo estado.

Sabendo os tipos de extintores de incêndio existentes, pode-se então garantir uma melhor escolha.

Esses conhecimentos são capazes de reduzir uma catástrofe, impedido que a chama se propague incontrolavelmente ao fazer uso do equipamento mais adequado.

As vantagens de terceirizar bombeiros civis

O bombeiro civil é um profissional capacitado para atuar na prevenção e combate a incêndio, bem como um socorrista nos casos em que ocorram acidentes em altura ou solo, podendo prestar os primeiros socorros à pessoa acidentada.

Este é um profissional obrigatório nas empresas que necessitam de supervisão de trabalho de risco assim como em eventos, sendo possível nesses casos recorrer à terceirização de bombeiro civil.

Essa alternativa é vantajosa já que, além de poder operar em conformidade com a legislação, a empresa contratante acaba possuindo um excelente custo-benefício, por ser possível contar com a atuação desse profissional durante 24 horas em todos os dias da semana.

Ao contratar o serviço, é de suma importância que se verifique se a empresa prestadora atua em conformidade com as normas do setor, de segurança  de modo a oferecer treinamento adequado e de qualidade aos profissionais.

Uma das principais vantagens em recorrer à esse serviço é que, além de apto e adequadamente treinado, o profissional também é equipado com identificação e tudo o que for necessário para que exerça sua função com eficiência, de modo que não seja necessário que o contratante se responsabilize também pelo fornecimento desses itens.