Vantagens e desvantagens de solicitar empréstimo online durante a pandemia

O empréstimo online apesar de já existir, passou a ser ofertado em maior quantidade durante a pandemia de coronavírus.

Também não é para menos. Afinal, além de pessoas físicas, as empresas também estão enfrentando bastante dificuldade nessa hora.

Na falta de liquidez e de dinheiro para pagar as contas, recorrer a empréstimos é a maneira mais fácil de enfrentar o momento. 

Mas, assim como há vantagens, também há desvantagens em solicitar um empréstimo online.

O empréstimo online

O empréstimo online é uma modalidade de empréstimo feito para os mais variados tipos de público. 

Há empréstimos para aposentados, pensionistas, servidores públicos, funcionários da iniciativa privada, micro empresa. Enfim, opções é o que não faltam.

Esse tipo de empréstimo é caracterizado por não precisar o tomador ir até uma agência bancária para levar documentos, assinar contratos e dar entrada no empréstimo.

Ele é feito 100% digital. Ou seja, todos os documentos necessários para a tomada de empréstimo são digitalizados. Além disso, a assinatura do contrato também é feita de maneira digital.

Isso acaba agilizando bastante a vida do empreendedor bem como da pessoa que está precisando de um empréstimo. Pois, por não precisar se deslocar, o processo todo acaba sendo bem mais rápido e econômico.

No entanto, apesar da sua praticidade, o empréstimo online também traz suas desvantagens, bem como vantagens que vamos falar a seguir.

Vantagens do empréstimo online

Dentre as principais vantagens que podemos destacar de se tomar um empréstimo online está a sua praticidade e comodidade.

Em tempos onde o isolamento social é necessário por conta da pandemia de coronavírus que se alastra pelo mundo, essa modalidade de crédito vem se mostrando bastante vantajosa, útil e prática.

Hoje, há inúmeros bancos digitais, financeiras, fintechs de crédito que oferecem empréstimos para o cliente de forma 100% digital. Normalmente, o processo de análise de crédito acaba sendo também muito mais rápido.

Há casos, como os empréstimos consignados, em que a aprovação já sai no mesmo dia, e o dinheiro entra na conta do solicitante de um dia para o outro.

Para os empresários que precisam de dinheiro rápido para honrar os seus compromissos, isso é bastante prático.

Uma outra vantagem é que, devido ao aumento na oferta de crédito online, os juros também são mais acessíveis. E como não é necessário sair de casa, é bem mais fácil realizar cotações para ver qual empréstimo é mais vantajoso.

Ou seja, se antes para fazer comparações entre empréstimos era bastante custoso, pois era necessário ir de agência em agência, agora essa comparação pode ser feita em prazo de minutos pelo smartphone.

No entanto, apesar de tamanha facilidade, é preciso tomar alguns cuidados no momento de solicitar um empréstimo online.

Principais desvantagens

Assim como citamos as vantagens, vamos enaltecer também as desvantagens dessa modalidade, bem como os cuidados necessários que o tomador do empréstimo precisa ter.

Dentre as principais desvantagens está que há muito golpista atuando nas redes sociais. São instituições oferecendo empréstimos justamente para aplicar golpes nos mais desavisados.

É comum nesses casos o golpista pegar alguns dados do cliente, como número do cartão de crédito e acabar usando o limite. Ou até mesmo pedir uma taxa para a liberação do empréstimo.

Por isso, todo cuidado é pouco. É fundamental, portanto, avaliar a credibilidade da instituição que está oferecendo o crédito. Não depositar nenhuma taxa, pois afinal, quem precisa de empréstimo está sem dinheiro.

Ademais, em tempos de pandemia é comum que o desespero esteja latente nas pessoas. E é aí que os golpistas acabam atuando com mais intensidade. Por isso, é importante procurar manter a tranquilidade.

Fazer um bom planejamento financeiro, ver onde é possível cortar gastos, ver as contas que podem ser renegociadas sem juros, para somente depois procurar um empréstimo online.

Todavia, antes de tomar efetivamente o empréstimo também é essencial fazer uma boa comparação, priorizando instituições que disponibilizam maior prazo de pagamento bem como menor taxa de juros.

Empréstimos com garantia real são sempre mais vantajosos, pois por dar uma segurança maior para a instituição, acabam tendo um prazo mais estendido de pagamento bem como juros mais atrativos.

Então, antes de tomar um empréstimo online, procure verificar as vantagens e desvantagens pertinentes a ele. Planeje, compare e usufrua do dinheiro com responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *