Tecnologia e Esporte: quais os avanços do mercado esportivo

A influência da tecnologia no mundo esportivo está presente em quase todos os momentos, desde a roupa utilizada em treinamentos, a forma de controlar a alimentação, até diante dos testes que são submetidos durante competições nacionais ou mundiais. 

Desta forma, esses profissionais são beneficiados diariamente com os avanços tecnológicos. 

Vejamos então como funciona realmente essa parceria entre tecnologia e as modalidades esportivas, quais os tipos de tecnologias mais comuns na vida dos atletas e o que esperar do futuro do esporte diante desse avanços tecnológicos. Confira! 

As tecnologias e as modalidades esportivas 

O mundo dos esportes é bastante vasto e se encontra constantemente desenvolvendo o aprimoramento de técnicas e estratégias para a melhor performance dos atletas – que, inclusive, são vários. 

Pensando nisso, vamos entender um pouco como funciona o impacto da tecnologia dentro de alguma modalidades esportiva no dia a dia de jogos:

Atletismo

Em campo de corrida podemos encontrar vários tipos de tecnologia, desde os blocos de partida de corrida – compostos de dispositivos de aviso e disparo do cronômetro, que permitem saber se o corredor “queimou” ou não a largada – até a o controle da iluminação das pistas. 

Natação

A tecnologia se faz presente até debaixo d’água, através, por exemplo, de um equipamento de áudio que permite que todos ouçam a música enquanto fazem as movimentações em baixo da água, ajudando nos treinos e no desempenho durante as competições.

Futebol

Além da famosa tecnologia VAR em que o árbitro consegue rever um lance, temos também a tecnologia do olho de falcão “Hawk-eye” (bola chipada) sendo constante implementada em diversas partidas. 

Ela permite o acompanhamento da trajetória da bola, através de uma câmera e um computador.

Tênis

As redes possuem uma tecnologia de aviso sonoro sempre que a bola de tênis tocar na fita, quando o tenista fizer o lançamento. 

E além disso, através da monitoração das câmeras, o árbitro consegue revisar um lance quando for preciso, para conferir se a bola saiu dos limites estabelecidos de quadra.

O uso de tecnologias no dia a dia dos atletas

Não é só no dia de jogo que a tecnologia ajuda esses profissionais. Um atleta acorda e já se encontra imerso em um universo tecnológico, afinal não é por acaso que muitas marcas de tênis e roupas realizam contratos com muitos profissionais do esporte. 

No caso desses setores têxteis e calçados, as inovações surgem desde o processo industrial para que os tecidos e objetos possuam materiais o mais tecnológico possível, de forma a facilitar a vida dos atletas na rotina de treinamentos. 

A nível de exemplo, temos tênis próprios para cada esporte, ou seja, existem mudanças próprias para cada modalidade, por exemplo:

  • O tecido;
  • O molde;
  • O amortecimento;
  • Entre outros fatores. 

Outro  grande exemplo da utilização da tecnologia no dia a dia dos atletas, está na alimentação, isso porque a maioria desses profissionais possuem um acompanhamento nutricional específico e até dietas restritivas (livre de glúten ou açúcares).

Sendo para isso necessário o acompanhamento dos alimentos ingeridos e calorias diárias consumidas em relógios de pulso, balanças portáteis e/ou aplicativos de celular, confirmando, assim, a importância da tecnologia.

Temos ainda a tecnologia unida toda ao setor da ciência quando falamos sobre a realização de exames regulares ou até mesmo na realização de exames especiais pelos participantes em competições mundiais. 

Por exemplo, no caso do exame antidoping, os profissionais de saúde devem estar atentos às substâncias que possam modificar o desempenho dos atletas, e isso pode ser feito através de testes laboratoriais com a utilização de equipamentos tecnológicos de ponta para que o resultado seja rápido, completo e preciso. 

O futuro da tecnologia no esporte

Os avanços tecnológicos vêm se tornando cada vez mais presentes no mundo esportivo, seja através do uso constante de assinaturas eletrônicas dentro das organizações – na contratação ou transferências de atletas.

Ou, até mesmo, através de ferramentas facilitadoras de treinamentos, que permite uma análise de vídeo em tempo real dos movimentos do atleta nas práticas e realização de feedback do treinador, através de qualquer smartphone ou tablet.

Mas não para por aí, a tecnologia Web 3.0 (Metaverso) está chegando aos poucos ao mundo esportivo: inclusive, em alguns casos, possibilitando aos jogadores equipar seus avatares com produtos da marca de forma digital, além de interagir em jogos esportivos. 

Este é só um dos passos que esta tecnologia está dando em relação ao setor esportivo, quem sabe as reuniões entre os agentes esportivos e atletas não ocorram futuramente no mundo virtual? Ou então, simulações de treinamentos? Só nos resta aguardar.

Gostou desse conteúdo? Para mais informações sobre o setor científico e tecnológico, acompanhe o podcast Momento Ciência da Thermo Fisher!