SEO local para varejistas: veja um método fácil de chamar a clientela

O SEO local para varejistas vem potencializando a competição existente entre pequenos negócios e grandes marcas do comércio online. Contudo, fica difícil competir com grandes empresas que dominam boa parte dos acessos.

A exclusividade de preços baixos e fretes mais em conta contribuem para alta competitividade para o empreendedor da localidade, por isso essa estratégia tem sido uma das saídas para conseguir resultados em vendas nesse modelo de negócio.

Certamente você já ouviu algo sobre uma organização que apoia a compra de produtos na localidade, certo?

Esse foi um dos fatores primordiais que alavancou as vendas no varejo local. Afinal, a ideia é que os clientes comecem a dar apoio à comunidade em que participam. A pandemia também tem a sua porcentagem no crescimento desse movimento.

Isso porque o isolamento social favoreceu o conceito de não ir muito longe para comprar algo de necessidade, respeitando as normas sanitárias.

Somente aqui no Brasil chegamos à marca de 73% de preferências dos consumidores por comprar em lojas do bairro. Com isso, o comércio local online também foi usufruindo dessa condição.

Desse modo, a ideia para 2022 é proporcionar ainda mais benefícios para quem decide comercializar somente em determinados locais. Continue a leitura e entenda mais.

Qual a importância do SEO local para varejistas?

Ele consegue deixar os varejistas mais próximos ao seu público, permitindo uma relação que contribui de forma positiva na hora da conversão.

Isso porque, sobretudo, trata-se de um apanhado de estratégias capazes de otimizar as páginas capazes de aumentar a taxa de clique do seu negócio nas buscas locais. Ou seja, dando chance a um empreendimento do bairro se tornar o mais reconhecido da região.

Assim, os varejistas com a ferramenta podem alavancar a saída de seu estoque tanto no digital, quanto em lojas físicas do bairro, região ou cidade específica.

Confira alguns exemplos de empresas que podem ter essas vantagens, a partir da otimização do site para consumidores locais.

  • Um comércio pranchas de surf em zona litoral;
  • Uma cervejaria que manda encomendas somente para alguns bares específicos;
  • Um negócio voltado para decoração que manda para determinado município.

Consiga bons resultados com baixo orçamento

Os negócios de bairro costumam trazer um efeito positivo de maneira assertiva, investindo em um valor mais em conta.

Por exemplo, um comércio de prancha de surf que atende a uma região específica, possui um público bastante menor que de uma marca famosa. Isso faz com que as despesas sejam mais equilibradas.

Outra questão favorável especialmente para varejistas é sobre como selecionar os clientes de modo mais prático, evitando a utilização de saldo demasiado para atingir pessoas em localidades distantes.

Chame os clientes corretos

Vamos pensar em uma situação hipotética, onde você vende somente para a Bahia.

Contando a otimização de SEO bem planejado, você isenta que moradores de Rio Grande do Sul, por exemplo, encontrem o seu produto a partir do investimento de SEO feito, sendo que não terão como adquirir esses itens.

Sendo assim, é possível potencializar seu ROI, escolhendo o SEO local para varejistas no planejamento do seu site. 

Diferença entre SEO local e SEO comum

O SEO comum pode alcançar milhares de pessoas em diversas regiões, contudo existe a ressalva dele precisar procurar por aquele segmento.

Já o SEO local auxilia no engajamento de empreendimentos em buscas feitas para uma localidade estratégica no intuito de chamar o público que tem acesso à essa loja e regiões que ela tem demanda.

Desse modo, você conseguirá clientes que estão dentro do padrão de sua clientela ao utilizar as palavras-chave, intenções certas e frases que estão pensadas sob medida para ter um alcance de usuários mais assertivos.

Aliás, em média, 46% das palavras escritas nos mecanismos de busca se destinam à procura por informações locais.

São pesquisas que normalmente estão voltadas para negócios e empreendimentos de nicho forte em uma determinada região.

Além disso, trata-se de pesquisas que acontecem na etapa do funil onde o cliente está quase decidido a comprar, ou seja, o fundo de funil.

Quais as vantagens de apostar nessa estratégia?

Entre os benefícios que o SEO local para varejistas oferece, estão:

  • Ranqueamento maior no Google;
  • Visitantes bem instruídos com alta possibilidade de negociar;
  • Grande capacitação para atração de novos consumidores;
  • Melhora no orçamento.

Quando realizado de maneira adequada, o SEO local possibilita que sejam achados dados sobre o seu negócio facilmente. Isso contribui para que os consumidores se aproximem da conversão.

Com essa técnica, as corporações conseguem alavancar seus clientes seja onde for. Além disso, se trata de uma das formas mais econômicas e certeiras de extrair novos clientes.

Contudo, lembre-se: tudo isso será possível somente se você pretende comercializar online em determinadas áreas. Desse modo, caso isso esteja em seu planejamento, aposte nessa estratégia sem medo.

Tenha bastante vendas online no comércio local

Em um âmbito geral, de fato, mais da metade dos empreendimentos online enviam seus produtos a inúmeras localidades.

No entanto, existe uma porcentagem para escolher ou vender somente em determinadas áreas pelas seguintes questões:

  • Produtos específicos;
  • Validade de itens perecíveis;
  • Público-alvo que vivencia uma cultura que a marca apoia.

Caso você tenha um negócio que seja nesse formato, é uma estratégia inteligente aplicar o seu local em seu planejamento. Isso porque garante um ROI significativo, já que isso depende de assertividade.

Além disso, se você observar, independentemente da dimensão, qualquer investimento acaba comprometendo o fluxo do caixa, se tratando de pequenas empresas.

Então esse método conta com maior precisão, atraindo o público correto, além de entregar um retorno do investimento.

Nesse sentido, a ideia é conduzir as pessoas que utilizam os mecanismos de buscas até seu site, onde é possível que os usuários comprem especialmente através de celulares que, atualmente, engloba a grande quantidade dos acessos.

Afinal, 87% dos brasileiros utilizam seus smartphones ou tablets para comprar online em comércios locais. O mobile marketing, por exemplo, ajuda bastante  nessa popularidade.

Conclusão

Embora o SEO local para varejistas conte com diversos aspectos, normalmente as áreas principais, são:

  • Estudar as palavras-chave utilizando termos locais;
  • Incluir elementos chamativos para localidade;
  • Criar páginas que coincidem com o desejo dos consumidores;
  • Otimizar a página;
  • Ter presença digital nos mecanismos de busca.

Feito isso, basta esperar os resultados. Uma última dica é incluir as redes sociais nas suas estratégias, afinal elas contam com ferramentas intuitivas e que te ajudarão bastante a potencializar suas vendas. Isso porque a condição do direcionamento veio para facilitar vidas! 

Inclusive, aqui na Green Digital, contamos com uma equipe de profissionais social media que podem te ajudar nessa questão. Entre em contato conosco e tenha um negócio local de sucesso!