seguro estudantil

Como o seguro estudantil facilita o investimento em educação?

A educação é um dos principais meios de ascensão social em uma realidade de fortes mudanças. O ensino superior permite ao aluno alcançar a carreira dos sonhos, aumentar a renda, além de abrir portas para o mercado de trabalho. 

O seguro estudantil possibilita ao estudante e a instituição a realizarem o sonho de ingressar em uma universidade e evitar riscos financeiros.

Por este motivo, o seguro estudantil pode ser uma ótima ferramenta para realizar o feito de se formar em uma graduação ou até mesmo realizar uma pós-graduação. 

Em uma pandemia que impactou muitos estudantes e instituições de ensino, com índice de 15,5% de abstenção em vestibulares e a menor participação de estudantes no ENEM da história, a saída pode ser um contrato de seguro financiamento estudantil para os que estão em situação vulnerável.

O que é o seguro estudantil?

O Seguro educacional universitário é uma apólice que oferece cobertura ao estudante e à instituição de ensino caso um aluno enfrente complicações para arcar com a mensalidade, e pode ser obtido em uma seguradora. 

No mundo atual, instituições de ensino enfrentam mais riscos financeiros do que nunca, principalmente se considerarmos a situação vulnerável que o mercado educacional se encontra, pois apenas 25% do público-alvo pretende ingressar na graduação

Embora seja ideal realizar medidas de precaução para conter os prejuízos, é aconselhável obter ajuda extra.

Como funciona o seguro estudantil?

O seguro estudantil normalmente é voltado para o ensino superior, em nível de graduação e pós-graduação. O segurado pode solicitar a cobertura nas seguintes condições:

 

  • Perda de renda por desemprego; 
  • Perda de renda por invalidez; 
  • Invalidez permanente; 
  • Falecimento.

Observe que para receber o seguro, você deverá instruir o estudante a reunir toda a documentação necessária. 

Além disso, compreender a necessidade do estudante e conseguir traduzir isto em ação com o seguro estudantil, permite assegurar a permanência desse estudante, facilitando a gestão de caixa da instituição de ensino superior.

Em geral, as apólices de seguro cobrem os períodos de 6 meses a 1 ano do período acadêmico do curso, mas pode ser renovada de acordo com a política da instituição de ensino superior e a necessidade do estudante.

Com o seguro educacional, a instituição terá condições de continuar a oferecer o ensino sem prejuízos financeiros e possibilitar aos estudantes o seguimento em uma carreira de ensino superior. 

Como adquirir o seguro estudantil para estágio?

 A Lei Nº 11.788 de 25 de Setembro de 2008 obriga as partes assinantes do contrato de estágio assumirem o seguro estudantil para estágio, uma vez que não há previsão como em CLT de asseguramento quanto a acidentes pessoais. 

Essa modalidade de seguro estudantil, em sua maioria em estágios obrigatórios, não é de responsabilidade da empresa ou instituição pública e sim da Instituição de Ensino.

A possibilidade de assegurar aos seus estudantes estagiários é importantíssima para uma ótima experiência de graduação, uma vez que o estágio obrigatório está presente em muitas grades curriculares de uma graduação.

Há duas modalidades deste seguro educacional: o de vida e o de acidentes pessoais, somente o último obrigatório. 

A apólice obrigatória assegura indenização em caso de invalidez ou morte por acidente, já o segundo adiciona a cobertura em demais casos de acidentes ou mortes, além de possibilitar serviços de bem-estar, a depender da apólice.

Os contratos de apólice variam entre R$ 3,00 para cada estagiário, até R$ 300,00, a depender dos serviços negociados, o período e o número de estudantes.

Quais são os benefícios de um seguro estudantil individual?

O seguro estudantil possui diversas modalidades e uma delas é focada inteiramente na necessidade do estudante: o seguro estudantil individual. 

Este seguro permite a tranquilidade do estudante atendendo suas necessidades específicas, intermediando a relação entre instituição e aluno e possibilitando uma graduação tranquila até a sua formatura.

A realidade de muitos estudantes é a de investir em sua educação de ensino superior junto a um contrato de trabalho, estágio ou mesmo empreendendo em seu próprio negócio. Desta maneira, por que não se precaver antes de uma situação de perda de poder aquisitivo?

O segurado pode solicitar a cobertura nas seguintes condições:  

  • Perda de renda por desemprego;
  • Perda de renda por invalidez;
  • Invalidez permanente;
  • Falecimento.

E os benefícios incluem:

  •  Pagamentos de mensalidades e taxas cobradas pela universidade;
  • Cobrir alguns casos de evasão, dando margem financeira segura;
  • Segurança e assistência para alunos cobertos pelo seguro.

O interessado pode adquirir um seguro estudantil procurando uma corretora. É importante ter atenção às letras miúdas do contrato, para ter conhecimento de valores e a cobertura.

Garanta o equilíbrio financeiro de sua instituição 

Acreditamos ser importante oferecer uma maneira fácil e econômica de proteger a sua saúde financeira. A MSD Brasil, junto com a QH Consult, fornece seguro educacional com planos especiais.

O seguro escolar ajuda os alunos e suas famílias a superar as perdas financeiras que podem resultar de eventos que acarretem a falta de pagamento do semestre e possibilitam que a instituição de ensino possa garantir o recebimento das mensalidades.

Os planos também evitam o desgaste com pais, família, alunos em decorrência de perda de capacidade de arcar com os custos do ensino superior.

Como acontece com outros seguros, uma apólice de seguro educacional pode proporcionar diminuição de custos eventuais com despesas jurídicas e evasão.