Saiba como economizar dinheiro nas compras de fim de ano 2021

O final do ano chegou e trouxe com ele mais gastos. Seja com a festa de Natal, o Ano Novo, os presentes, o material escolar das crianças no início do ano ou até o IPVA e o IPTU. É necessário gastar dinheiro de forma prudente para não ter imprevistos depois.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 14,3 milhões de brasileiros estão sem trabalho em 2021. Isso é um número alarmante. Por isso, mais do que nunca é necessário economizar.

Dessa forma, você pode até economizar e comprar um presente para você mesma. Um Vibrador Bullet é uma sugestão para se auto presentear. No entanto, se você quer economizar por outros motivos, confira o artigo e saiba como economizar nas compras de fim de ano.

1 – Organize suas finanças pessoais

Essa não é apenas uma dica para o final de ano, mas uma dica para manter uma vida financeira saudável. É hora de ter uma planilha, um aplicativo no celular ou até um planner para anotar todos os seus gastos versus o dinheiro recebido. 

Desse modo, comece o quanto antes para não se exceder e ter o controle de sua vida financeira.

2 – Saiba quanto você pode gastar

Com o controle orçamentário em dia, é possível avaliar quanto você pode gastar no final de ano, dependendo de suas prioridades. Se você estiver com o orçamento apertado, sempre tenha em prioridade as contas para vencer.

Caso você tenha décimo terceiro salário, aproveite a renda extra para colocar as contas em dia, se necessário. 

3 – Invista em menor custo para presentes e festividades

Mesmo que exista vontade em gastar bastante em presentes e nas festividades, é hora de economizar e poupar. Com a COVID-19, a vida financeira dos brasileiros não está fácil em geral.

Por isso, pense em alternativas como cartões de Natal ou uma mensagem de felicitações. Uma alternativa boa é aderir às brincadeiras de amigo secreto. Dessa forma, você só vai gastar com uma pessoa. Outra opção é presentear apenas as crianças.

4 – Não compre por impulso

Evite comprar por impulso para todos os familiares, já que isso é desaconselhável para manter uma vida financeira saudável. Defina prioridades em seus gastos de final de ano e cumpra-os. Também vale respeitar o orçamento delimitado por você.

5 – Economize nas roupas de festividades

Por mais que seja prazeroso vestir uma roupa nova no Natal e no Ano Novo, verifique se você já não tem uma roupa apropriada para as ocasiões. Vale investir apenas no que é necessário. Por exemplo:

  • Usar um vestido comprado com uma sandália que você já tem;
  • Comprar apenas o sapato;
  • Comprar apenas os acessórios;
  • Comprar apenas um dos itens do look.

Invista apenas em acessórios ou artigos básicos para sua vestimenta de festividades. Vale também comprar antecipadamente. Comprar online é uma boa forma de economizar, mas fique atento aos prazos de entrega para não ter nenhum imprevisto.

6 – Escolha sempre pagar à vista

Se você puder, escolha sempre o pagamento à vista. Cartão de crédito e carnê geralmente possuem juros altos. Dessa forma, você vai pagar muito mais e por um período longo pelas parcelas.

Portanto, deixe tais opções de lado e só utilize o cartão de crédito se não tiver outra opção.

Texto: Gustavo Marques