Receber aposentadoria em um Banco Digital: veja se é possível!

Muitos pensionistas do INSS e aposentados querem receber aposentadoria em um Banco Digital, todavia, não sabem como fazer isso.

Nesse sentido, decidimos ir em busca dessa informação para poder orientar a você, nosso leitor, da melhor forma possível.

Com a crescente popularidade desses bancos, milhares de pessoas sonham em migrar seus ganhos para eles. Mas a pensão e aposentadoria exigem que os bancos cumpram alguns requisitos.

Sem mais delongas, quer saber se dá para receber aposentadoria em um Banco Digital? Confira nosso post na íntegra e descubra agora. Tenha uma ótima leitura!

Afinal, posso receber aposentadoria em um Banco Digital?

Antes de mais nada, saiba que atualmente ainda não é possível receber aposentadoria em um Banco Digital. Segundo apuramos, esse tipo de funcionalidade ainda não existe por motivos coerentes, são eles:

Bancos precisam ser credenciados no INSS

Primeiramente, saiba que os bancos digitais não possuem cadastro no INSS. Ou seja, para que qualquer pensionista ou aposentado receba o seu benefício em um banco, a instituição financeira precisa ser cadastrada no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Todavia, alguns bancos digitais, como o Banco Inter, já sinalizaram interesse em se credenciar na instituição federal. Entretanto, esse tipo de inscrição e/ou cadastro é bastante burocrático.

Em resumo, isso pode levar algum tempo até se concretizar.

E a famosa prova de vida?

Além desse entrave, há outra coisa muito importante sobre o tema: a famosa prova de vida. Nesse sentido, atualmente, para uma pessoa receber o seu benefício, ela precisa realizar a prova de vida todos os anos em uma agência bancária.

Isso ocorre em um local da instituição financeira onde ela recebe os seus pagamentos. Mas como fazer isso em bancos digitais, uma vez que eles não têm agência física?

Nesse sentido, o próprio INSS já informou que pretende (muito em breve) permitir a prova de vida online. Ou seja, através do celular (smartphone) e/ou computador com webcam.

Na realidade, isso já até poderia ser feito. Todavia, ainda não aconteceu por diversos motivos.

Benefícios dos bancos digitais

Conforme comentamos anteriormente, infelizmente, não dá ainda para receber aposentadoria em um Banco Digital. Nesse sentido, veja porque muitas pessoas estão sonhando em fazer isso:

  • De antemão, uma das maiores vantagens dos bancos digitais é a disponibilidade de informações sobre o seu dinheiro em tempo real;
  • Ademais, esses bancos são super práticos. Nesse sentido, todos os serviços podem ser feitos pelo computador. Ou melhor, através do celular;
  • Bem como, os aplicativos e internet banking são muito fáceis de usar. E a interface dos apps costuma ser bastante intuitiva e descomplicada;
  • Além disso, a maioria dos bancos digitais não possuem tarifas de manutenção de conta e outras cobranças. Ou quanto têm tais taxas, elas são bem mais baratas que as cobradas em bancos tradicionais.

Onde posso receber a minha aposentadoria?

Atualmente, é possível receber a sua pensão ou aposentadoria em bancos tradicionais. Ou seja, em bancos que têm agências físicas como a Caixa Econômica Federal.

Melhores bancos para essa finalidade

Vale a pena ressaltar que os bancos públicos, como a Caixa e o Banco do Brasil costumam ter tarifas bastante atrativas para os aposentados. Entretanto, você pode receber o seu benefício em outro banco de sua preferência.

Normalmente, alguns bancos privados oferecem mais vantagens para os seus clientes aposentados e pensionistas. Como isenção de taxas, empréstimos com juros baixos e até seguros com planos bem acessíveis.

Veja alguns benefícios de bancos privados para pensionistas e/ou aposentados:

  • Alguns bancos já oferecem a opção da prova de vida feita no próprio caixa eletrônico (através da biometria). Bem como, no primeiro ano que você se cadastra no banco, tem isenção de tarifa anual;
  • Outra vantagem que alguns aposentados e pensionistas podem usufruir é o cartão livre de anuidade para quem gasta mais de cem reais por mês e isenção de tarifa mensal por alguns meses oferecido em  bancos privados. Além disso, algumas instituições oferecem aos clientes também o cheque especial sem juros por 10 dias.

Assim como esses bancos, outras instituições financeiras oferecem vantagens para aposentados e pensionistas do INSS. Nesse sentido, vale a pena pesquisar todas as opções se você deseja mudar de banco.

Lembre-se sempre de comparar as taxas mensais, pacotes de serviços e benefícios que eles oferecem. Ah! E não se esqueça: você pode abrir uma conta digital e todos os meses transferir a sua aposentadoria para essa conta, combinado?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *