profissional

Qual a importância da iniciativa na vida do profissional?

O mercado de trabalho é desafiador e exige algumas importantes habilidades do profissional no dia a dia.

Afinal de contas, quanto maior for a produtividade, melhor.

E esse contexto nos leva a focar em uma qualidade essencial dentro do mundo corporativo: a iniciativa.

Esse artigo vai te mostrar a importância dela para o colaborador e dar dicas sobre como é possível ter mais iniciativa dentro do ambiente de trabalho. 

Por que ter iniciativa é fundamental? 

Conheça os benefícios de ter iniciativa dentro das organizações e faça  a sua carreira prosperar: 

Não espera as coisas acontecerem

Pessoas que têm iniciativa no trabalho, tomam as rédeas da situação que envolve alguma tarefa ou projeto e não ficam de braços cruzados esperando a solução cair do céu.

Elas fazem acontecer ao invés de esperar as coisas acontecerem. Quem tem iniciativa toma a frente e não fica só pensando na vida. Essa habilidade é essencial para quem deseja se destacar na carreira. 

Busca constantes por soluções para os problemas

O colaborador que tem iniciativa sempre apresenta propostas para os outros colegas de trabalho, na busca constante por soluções viáveis para os problemas do cotidiano.

Ele analisa o cenário atual e foca em resolver tudo aquilo que está pendente, o mais depressa possível.

Por isso a iniciativa é fundamental dentro das empresas. A hipnose é uma metodologia que vai te ensinar a ter mais iniciativa em seu dia a dia dentro do ambiente de trabalho. Ela funciona de verdade! 

Espontaneidade em alta

Quem trabalha em equipe sabe muito bem que a iniciativa é sempre bem-vinda.

Por isso, quem a possui, não fica esperando o outro agir, pelo contrário, age com a máxima espontaneidade e sempre está disposto a fazer algo a mais em prol da coletividade.

Um profissional que tem iniciativa, mobiliza e incentiva todos os seus colegas de trabalho a agirem, já que o objetivo da equipe é o mesmo. 

Proatividade

A proatividade sempre teve uma estreita relação com a iniciativa, apesar de serem qualidades bem parecidas.

O colaborador que tem iniciativa não costuma esperar o chefe mandar fazer algo. Pelo contrário, ele é proativo e se adianta ao que deve ser feito, sem esperar uma ordem de algum superior.

Pessoas com essa característica peculiar, na maioria das vezes, alcançam bons resultados para a organização. 

Mais disposição para fazer mais e melhor

Quando se tem mais iniciativa, principalmente no trabalho em equipe, remete a ter mais disposição para se fazer mais e da melhor forma.

Além disso, pessoas que têm iniciativa, propõem ideias inovadoras para os outros colegas e até para os superiores.

E isso pode agregar um imenso valor, quando o assunto é capital humano. Investir em um bom curso de PNL também pode deixar seus comportamentos mais assertivos e aprimorar a sua comunicação no dia a dia. 

Como ter mais iniciativa no trabalho? 

Essa é uma dúvida bastante comum em milhares de profissionais, por isso, vamos te dar dicas valiosas sobre esse assunto. Vamos lá? 

Observe seu ambiente de trabalho

Se você deseja ter mais iniciativa, precisa ter mais atenção ao seu ambiente de trabalho.

Esse olhar mais atento permite que você consiga identificar tudo aquilo que precisa ser feito e como é possível contribuir para que os resultados sejam alcançados.

Comece a observar mais o seu ambiente de trabalho que, provavelmente, precisa de uma boa dose de iniciativa. 

Contribua com boas ideias

Seguindo na mesma vertente do tópico anterior, depois que você identificou os desafios que precisam ser superados, dentro do seu ambiente de trabalho, que tal começar a dar boas ideias para que tudo seja resolvido da melhor maneira?

As demandas da sua equipe também são suas, dessa forma, procure agregar valor com ideias inovadoras. 

Não procrastine na vida profissional

A procrastinação é a principal inimiga da iniciativa. Dessa forma, se você é um procrastinador nato em seu trabalho, é melhor deixar isso de lado e começar a agir em prol do alcance dos objetivos da equipe que faz parte.

Esse hábito não é bem visto e pode afetar em cheio a sua produtividade, o que pode trazer consequências nada agradáveis.

Um bom curso de coaching também pode te auxiliar a parar de procrastinar, já que é uma técnica que deixa suas atitudes mais assertivas.

Tenha disposição para enfrentar desafios

Se você quiser ter mais iniciativa dentro do ambiente de trabalho, demonstre mais disposição para enfrentar os desafios do cotidiano.

De nada adianta apresentar uma boa ideia para a solução de um determinado problema, se faltar disposição para colocar tudo em prática.

A iniciativa tem uma estreita e saudável relação com a disposição para o trabalho e tudo que diz respeito a ele.

Uma ideia inovadora sem ação, não resolve muita coisa. 

Exercite a proatividade

Finalmente, se você deseja ter mais iniciativa em seu trabalho, é fundamental que você exercite uma qualidade considerada essencial no mundo dos negócios: a proatividade.

Quanto mais proativo você for, consequentemente, mais terá iniciativa para colocar a mão na massa e resolver o que precisa de uma solução eficiente.

Dessa forma, procure ser uma pessoa proativa no dia a dia e faça a diferença para a sua equipe.

Viu como ter iniciativa é fundamental dentro do ambiente de trabalho? Agora que você sabe da importância dela, é hora de colocar em prática nossas dicas e aperfeiçoar a sua carreira profissional. Boa sorte! 

A IBND

A IBND é ministrado por profissionais que possuem uma alta capacidade e com vasta experiência no ramo, para ministrar cursos de coaching, além de oferecer soluções exclusivas que podem auxiliar no sucesso profissional e pessoal.