Quais as maiores vantagens de um ERP para contabilidade?

O ERP é fundamental porque permite padronizar os processos e automatizar as atividades, facilitando o manejo das informações e promovendo a melhora da comunicação entre os departamentos da empresa.

Sob uma visão geral, é por essa razão que um ERP para contabilidade é tão importante. Ao aplicá-lo no negócio, elimina-se a necessidade dos programas de controle setoriais, já que por se tratar de um software de gestão integrada, você poderá acompanhar todos os seus procedimentos internos em apenas um único lugar.

Com isso, reduzirá as divergências e, consequentemente, os erros e problemas associados ao desencontro dos informes e a não parametrização dos dados. Em outras palavras, a utilização dessa tecnologia otimizará a sua rotina administrativa e contribuirá, assim, para o aprimoramento dos seus serviços e dos seus resultados como um todo.

Neste artigo, mostramos quais são as maiores vantagens de um ERP para contabilidade. Não perca a leitura em hipótese alguma. Confira!

Integração dos departamentos

Indiscutivelmente, é a integração dos departamentos um dos pontos-chave desse sistema. Por unificar os processos da organização e organizá-los em um só sistema, os gestores terão uma visão em 360º não somente das áreas internas, mas também das demandas externas.

O propósito elementar de um ERP para contabilidade é fazer com que a comunicação entre as áreas seja facilitada, simplificando a vida dos colaboradores e proporcionando a total harmonia entre as operações do cotidiano: do planejamento estratégico das tarefas até a aplicação prática.

No entanto, para que a comunicação e a execução das atividades sejam, de fato, facilitadas, é necessário ter atenção quanto à escolha do software.

As melhores opções do mercado são parametrizáveis, isto é, podem ser ajustadas de acordo com as particularidades operacionais e administrativas de cada empresa.

Isso é realizado no momento da implementação, que deve ser planejada com cuidado e muita atenção. Por esse motivo, a recomendação é contratar uma consultoria especializada nesse tipo de serviço.

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade também merece o seu destaque. Isso é possível graças à automatização dos processos que, por sinal, é um dos principais proveitos em relação à utilização de um ERP para contabilidade.

Em termos práticos, é por meio das automações que se conquista um ganho extra na eficiência operacional do negócio, resultando em uma troca de dados mais ágil e segura.

É preciso ter em mente que depender de procedimentos manuais está longe de ser uma boa escolha. Por quê? A resposta: porque o excesso de “manualizações” tende a incidir em erros processuais, ocasionando em retrabalhos e perdas de tempo que não ocorreriam com a automação das tarefas.

Redução de custos

Diretamente relacionada ao aumento da produtividade está a redução de custos.

Entenda que, por integrar os departamentos e otimizar os processos, é natural que se consiga eliminar os desperdícios (custos e despesas desnecessárias) e fazer ajustes financeiros.

Um ERP colabora para a organização das atividades, “responsabilizando-se” (automações) pelas tarefas de menor importância e direcionando os colaboradores para aquelas que são mais relevantes para o crescimento da empresa.

O que deve ser compreendido, antes de tudo, é que além de ajudar a reduzir os custos, o gestor também terá um melhor entendimento acerca dos dispêndios que envolvem cada um de seus setores, etapas e/ou trabalhos, por exemplo.

Monitoramento e correção de problemas

Um dos benefícios mais óbvios de um ERP para contabilidade é o monitoramento e a correção de problemas.

Quando os gestores conseguem observar o negócio por completo, fica muito mais fácil para identificá-los e corrigi-los com rapidez: um software de gestão integrada traz exatidão para o cruzamento das informações, gerando valores consolidados no que diz respeito ao andamento dos processos.

Muitas vezes, a falta de eficiência de um procedimento tem origem bem no seu começo, porém, por não utilizar um ERP, pode ser difícil de encontrar as falhas.

Isso ocorre porque o não uso desse sistema dificultará a interligação entre as “peças” de uma determinada atividade, impossibilitando os colaboradores de enxergar as suas engrenagens e como elas funcionam.

Acompanhamento de métricas

Intimamente ligado à vantagem anterior, o acompanhamento de métricas é outro ponto que fortalece a importância de um ERP para contabilidade.

Afinal de contas, é o controle de desempenho das tarefas internas que oportunizará as chances de melhorias.

Nesse sentido, você terá acesso aos dados críveis a respeito dos seus processos, da sua equipe e dos seus resultados.

Empregando essa solução, é possível estabelecer metas e objetivos mais claros e, em seguida, determinar os parâmetros que servirão como base para a medição das performances individuais e coletivas.

Inteligência de dados

Outra vantagem é a inteligência de dados. Ao ter à sua disposição todas as informações do negócio em tempo real, o gestor terá tudo o que precisa para fazê-lo crescer e se consolidar no mercado.

Isso acontece porque um ERP é capaz de oferecer relatórios precisos e segmentados sobre os mais diversos aspectos da empresa.

O ponto a salientar, nesse caso, é que os melhores softwares utilizam técnicas de Business Intelligence,  tecnologia que pode ser de grande ajuda para a definição das estratégias de futuro.

Apoio nas tomadas de decisão

Tão importante quanto tudo o que já falamos até aqui está o apoio nas tomadas de decisão.

Por centralizar as informações em um único painel de controle, determinar quais são os custos e despesas a reduzir, quais são as áreas que carecem de melhorais e quais são os principais problemas da organização serão tarefas um tanto quanto mais fáceis.

Tenha em mente que um bom ERP para contabilidade oferece visualizações gráficas de praticamente todos os processos da companhia. Em vista disso, os gestores e/ou colaboradores terão acesso até mesmo aos mínimos detalhes de cada uma de suas atividades.

Esse detalhamento, por sua vez, é o que permite analisar o andamento dos trabalhos de uma forma muito mais segura, trazendo qualidade e confiança, portanto, para as tomadas de decisão.

Entendeu as vantagens de um ERP para contabilidade? Esperamos que você tenha gostado deste artigo! Em caso positivo, aproveite agora mesmo para conferir também o que é a era do ERP pós-moderno e qual a sua importância

 

Texto produzido por: i9tec