Push vs pull marketing: saiba o que é e como funciona

Quem trabalha com marketing sabe que são criadas inúmeras estratégias diferentes para conseguir alcançar os resultados e impactar positivamente o público-alvo. Dentro dessas opções, temos o push e o pull marketing.

Existem diversas outras formas de gerar mais alcance, conquistar reconhecimento da marca, obter novos leads e é claro, vender mais seus produtos.

Entre as várias estratégias, temos duas que funcionam de forma completamente opostas mas que podem atuar de forma complementar: o push e o pull marketing.

É claro que cada usuário reage de uma forma e tem certas preferências em relação a algumas coisas, ninguém é totalmente igual e cada um possui sua própria preferência. 

Existem pessoas que gostam dos detalhes, como aquelas que se atentem até mesmo na caixa de pizza personalizada, outras já não ligam tanto para isso, se importando mais com o produto em si.

Algumas gostam mais de receber ofertas e fazer com que a empresa venha atrás, já outras preferem uma relação mais natural, nada muito invasivo, e é exatamente aí que entram esses dois conceitos.

No texto de hoje iremos mostrar para você o que é o push e o pull marketing, vamos abordar o seu conceito, como ele funciona e as diferenças entre ambos. Então vamos conferir mais sobre esses termos que tem se popularizado bastante nos últimos anos?

O que são as estratégias de push e pull marketing?

Pode parecer um pouco complicado entender o que significa ambos os termos, mas ao traduzir para o português, tudo fica muito mais fácil.

Push significa “empurrar”, enquanto pull representa “puxar”, e os seus significados traduzem exatamente o que os conceitos significam.

O push marketing, como o próprio nome já indica, significa que uma empresa irá empurrar os seus produtos ou a sua mensagem aos consumidores.

Ou seja, esse negócio terá uma abordagem mais direta, indo até os clientes de maneira ativa, mantendo uma prospecção contínua e fazendo com que a corporação se mantenha sempre conectada para chegar até o seu público.

Já o pull funciona de forma bem diferente, ele significa puxar, ou seja, ele mira atrair o público-alvo de forma mais natural e orgânica, sem forçar nada trabalhando bem a relação com base no encantamento.

Isso faz com que os usuários demonstrem interesse pela empresa aos poucos, sem uma abordagem agressiva nem selada como se estivesse usando um selo mecânico.

Sendo assim, algumas táticas naturais do mundo do marketing ficam mais explícitas quando citamos esse conceito, o outbound é um claro exemplo de push enquanto o inbound, é a cara do pull.

Cada um possui suas particularidades e características próprias, mas na prática, como eles funcionam? Vamos conferir!

Como funciona o push?

O push marketing se aproxima do chamado marketing direto, ou seja, ele mira na conversão de produtos e serviços, então é natural que realize campanhas e anúncios de venda direta, visando abordar o público de forma mais constante.

Então o caminho para alcançar esse objetivo é literalmente com o chamado empurrão. As empresas vão empurrando suas ofertas e mensagens de forma totalmente direta, buscando fazer com que ela chegue ao maior número de pessoas possíveis.

Por isso o push é muito utilizado por empresas que estão dando seus primeiros passos no mercado e desejam conquistar mais visibilidade dentro do seu segmento.

Ela também é válida para quem já é consolidado no mercado, mas deseja anunciar um novo produto e precisa mostrar às pessoas mais sobre ele, ou para aqueles que querem posicionar melhor a sua marca e reforçar a sua imagem dentro do mercado.

As estratégias geralmente se baseiam na criação de anúncios pagos com foco no grande alcance, o foco aqui é a quantidade e não necessariamente a qualidade, então quanto mais, melhor.

O importante no push é que seu produto e a sua marca sejam vistas, como se estivessem em uma grande exposição em cima de um displays em acrílico, não importa como elas foram impactadas, aqui o importante é impactar o maior número de pessoas possíveis.

E o pull, como ele funciona?

Já o pull marketing funciona de forma completamente oposta do push, pois essa é uma estratégia a longo prazo, que mira na qualidade e na construção de um relacionamento com o público.

Dessa forma, o pull consiste na utilização de diversas técnicas para atrair as pessoas de maneira orgânica e natural, fazendo com que elas tenham interesse nos seus serviços com o passar do tempo, oferecendo:

  • Post nas redes sociais;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Newsletter.

Aqui o foco não se limita apenas na conversão, mas sim na experiência do cliente, o pull quer que o consumidor se sinta confortável, que tenha um bom relacionamento e que construa algo duradouro que vá além de uma simples venda.

Dessa forma, a fidelização acaba sendo um dos principais focos dessa estratégia. O objetivo é justamente atrair as pessoas de forma natural, e com o passar do tempo fazer com que elas se tornem fiéis a sua marca.

Entre as principais estratégias do pull marketing, temos justamente o SEO e o marketing de atração, ou inbound marketing, onde o foco é justamente a chegada de mais pessoas e de novos usuários de maneira natural.

Quais são as principais diferenças entre elas?

Agora que você já sabe o que eles significam e como funciona, fica muito mais fácil de entender quais são suas principais diferenças, certo?

O primeiro ponto é o objetivo principal: o push mira em aumentar o alcance e impactar um número maior de pessoas, enquanto o pull trabalha o relacionamento a longo prazo, focando total na atração.

O direcionamento do trabalho também é diferente. O push foca em apresentar o seu produto, como sua algema de policial, e o que faz dela ser tão boa e diferente das demais.

Enquanto isso, o pull trabalha a partir da demanda dos próprios consumidores, então um aborda o produto enquanto o outro as necessidades dos clientes.

Por fim, o tempo é outra questão bem diferente entre esses conceitos, o push tem um resultado quase que instantâneo e mira o impacto do agora, enquanto o pull atua a longo prazo.

Agora conte para a gente qual dos dois chamou mais a sua atenção, o push ou o pull? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.