Por que investir em marketing digital em tempos de crise?

Recessão, incerteza, instabilidade. Quando essas palavras passam a dominar o cenário, as empresas espremem onde podem para reduzir ao máximo os custos e sobreviver.

Estão erradas? Não, mas se você acha que o marketing deve ser a primeira vítima, leia nosso artigo para entender por que investir em marketing digital em tempos de crise.

 

Redução de custos versus perda de oportunidades 

Muitas empresas ainda enxergam essa área como gasto em vez de investimento. E isso acontece porque não percebem que ela traz retorno. 

Longe de ser apenas perfumaria, o marketing pode ter um real impacto no resultado do seu negócio, afinal um de seus pilares é justamente o de divulgar a empresa e trazer clientes. 

Indo além, o marketing digital pode até trazer oportunidades de crescimento para sua marca.

Se a ideia ainda assim parece muito ousada, pense nele como uma forma de te ajudar a não encolher em tempos difíceis. 

Confira as vantagens de se investir em marketing digital em tempos de crise:

Por que investir em marketing digital em tempos de crise?

Menos investimento e mais eficiência

Se estamos falando em corte de gastos, é bom lembrar que o investimento em marketing digital é bastante econômico se comparado àquele necessário para as formas tradicionais de marketing.

Fazer anúncio em rádio, TV, jornais e revistas já faz a sua campanha começar com os custos lá nas alturas. 

Em contrapartida, no digital, a relação custo-benefício é muito mais vantajosa, o que permite com que você adeque o investimento dentro do orçamento disponível e, ainda assim, colha bons frutos.

 

Quem se faz lembrar é requisitado

O marketing digital permite que sua empresa apareça justamente onde os consumidores estão: na internet.

Com um site responsivo, um blog e um bom posicionamento nas redes, sua marca pode encontrar o potencial cliente no momento certo da sua jornada de compra.

Lembre-se: mesmo em momentos de crise, as pessoas podem estar procurando exatamente aquilo que você vende e sua empresa precisa ser encontrada por elas. Se você possui uma loja de roupas femininas, por exemplo, e oferece blusas lindas para as suas clientes, aparecer no topo das buscas poderá trazer ótimos resultados para o seu negócio.

Investir em SEO e links patrocinados, por exemplo, faz com que sua marca apareça nos primeiros resultados do Google.

De maneira mais acessível, o marketing digital coloca sua empresa em evidência e permite que seu barco continue navegando, mesmo que em mares revoltos.

 

Trabalho com indicadores

Uma das maiores vantagens do marketing digital é que, trabalhando com indicadores e podendo medir resultados conforme as campanhas vão acontecendo, você pode analisar o que funciona ou não e alterar a rota.

Ou seja, é possível desviar do iceberg em vez de esperar a colisão para então agir. 

Na internet tudo é mensurável e isso faz com que você consiga criar campanhas, ou seja, trabalha-se com estratégias mais eficientes.

É importante ser criativo na hora de criar conteúdo para o seu negócio, por exemplo, se a sua empresa comercializa óleos essenciais, então compartilhar algum conteúdo sobre massagens com óleos essenciais poderá despertar o interesse e de quebra ainda oferecer dicas para utilização dos seus produtos.

 

Impacto na experiência e no relacionamento com o cliente

Todas essas informações mensuráveis das quais falamos no item anterior se transformam em informação, que, mais do que nunca, vale como um tesouro. 

Com isso, você conhece melhor seus consumidores e pode proporcionar a melhor experiência para eles. As vantagens são muitas: desde diminuir custos até oferecer o melhor serviço ou produto.

Além disso, o marketing digital permite que você se aproxime do seu público para entendê-lo e também se mostre para ele, interagindo nas redes sociais ou em chat online, por exemplo. E a gente sabe o quanto essa proximidade faz diferença, não é?

 

Referência de conteúdo

Uma das estratégias de marketing digital que mais cresce, o marketing de conteúdo é extremamente poderoso na hora de conquistar o público. 

Continuar produzindo conteúdo relevante e de qualidade faz com que sua empresa ganhe autoridade e reconhecimento para a clientela.

 

Como fazer esse investimento em marketing digital dar retorno?

Essa aposta pode ser a saída sobretudo para as pequenas empresas que trabalham com um orçamento mais apertado, mas dinheiro na mão (mesmo que pouco) não deve ser vendaval. 

Para que o investimento garanta a sustentabilidade do negócio e mantenha sua empresa competitiva, é preciso investir em marketing digital de maneira estratégica, delimitando o público, usando indicadores claros e mensurando resultados. 

Se você ainda não entendeu por que investir em marketing digital em tempos de crise, saiba que se você não fizer, seu concorrente certamente estará fazendo e aí quem se faz lembrar é requisitado.

Nem precisa continuar, né? Então contrate uma agência de marketing digital e trace agora mesmo uma estratégia para que sua marca continue surfando na crista da onda.