Como funciona uma plataforma LMS para empresas?

Sabia que 29% das companhias já têm suas universidades corporativas? Segundo a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), as empresas estão investindo mais em treinamentos.

Ou seja, se seu negócio está dentro dessa estatística, chegou a hora de conhecer o que são plataformas LMS para empresas. Afinal, muitas organizações têm se preocupado com a capacitação das equipes, e até disponibilizado orçamento anual para essa área. 

Além disso, os treinamentos presenciais diminuíram 27% no último ano, revelando uma tendência a modalidade EAD (44% das horas treinadas). 

Apesar desses indícios de que o online veio para ficar, muitas organizações planejam as capacitações, mas esquecem de pensar no local onde o treinamento será realizado ou hospedado. 

Nesse aspecto, as plataformas LMS para empresas são a melhor alternativa. Você conhece? A seguir, entenda o que é, como funciona e quais as vantagens de contar com essa solução para a área de T&D do seu negócio. 

O que é plataforma LMS para empresas?

Antes de entendermos como funcionam as plataformas LMS com foco em empresas, precisamos entender o que é LMS, certo?

Provavelmente você já se deparou com essas três letrinhas ao pesquisar sobre treinamentos EAD para sua equipe. Isso aconteceu porque o LMS é o sistema mais moderno quando o assunto é o setor educacional, unindo educação e tecnologia.

Mas o que é uma plataforma LMS? LMS é a sigla para Learning Management System, que na tradução literal para o português significa Sistema de Gestão de Aprendizagem. 

De forma prática, esse sistema atua na criação, disponibilização e administração de conteúdos educacionais online.

Em outras palavras, em uma plataforma LMS para empresas é possível encontrar as funcionalidades necessárias para realizar treinamentos e capacitações à distância. Afinal, o sistema permite desde analisar o desempenho dos alunos até conferir pagamentos e emitir certificados. 

Assim, o LMS simula uma sala de aula no ambiente virtual e permite que a empresa ofereça um processo de aprendizado mais completo e eficiente para todos que estiverem acompanhando a aula ou apresentação.

Você pode conhecer mais sobre o LMS no vídeo abaixo. Ative as legendas em português para assistir: https://youtu.be/zv5bpfxJ2xE

Como funciona uma plataforma LMS?

Grande parte das plataformas LMS para empresas são SaaS, Software as a Service, de acesso online mediante pagamento de mensalidade. Assim, ao fazer a assinatura do serviço, você já pode subir treinamentos e capacitações para que seus colaboradores assistam.

Um dos diferenciais de um LMS é sua capacidade de transformar o treinamento dos colaboradores em dados valiosos para a organização. 

Com algoritmos inteligentes, os softwares analisam o desempenho dos colaboradores, ajudando a identificar lacunas no processo de aprendizado que ajudam a melhorar o T&D EAD. 

Além, claro, de mostrar a receptividade e participação dos funcionários com os conteúdos disponibilizados. 

Quais as vantagens de usar esse serviço?

São inúmeras as vantagens de utilizar uma plataforma LMS para os treinamentos da sua empresa, mas vamos citar os principais ganhos que o sistema pode trazer para o setor corporativo.

1. Redução de custos

Uma das maiores vantagens das plataformas LMS para empresas é a redução de custos. Afinal, basta comparar o valor de uma solução virtual paga a todos os pontos necessários no treinamento presencial, por exemplo:

  • Diárias;
  • Instalação física;
  • Equipamentos;
  • Material impresso;
  • Entre outros.

Isso tudo sem contar no tempo gasto no treinamento presencial, em que os colaboradores precisam se ausentar das suas tarefas para participar, o que pode impactar no recebimento da empresa durante aqueles dias. 

Essa economia que o investimento em uma plataforma LMS oferece pode, inclusive, ser reinvestida em novas capacitações para tornar o desempenho da sua equipe ainda melhor.

2. Flexibilidade

Outro ponto positivo de um LMS é a flexibilidade. Afinal, por ser um sistema focado em EAD, o aprendizado fica disponível a qualquer hora, em qualquer lugar.

Assim, o colaborador não precisa se prender a distâncias geográficas nem a horários, oferecendo mais autonomia em seus estudos. Além de evitar um dos maiores problemas do treinamento presencial: ter muitos colaboradores fora do escritório ao mesmo tempo. 

3. Avaliação de desempenho

Por fim, também não podemos deixar de falar sobre a vantagem de acompanhar o aprendizado e o desempenho do colaborador em uma plataforma LMS para empresas. 

Por ser uma tecnologia integrada, o sistema permite que a organização faça o gerenciamento da participação dos funcionários no treinamento corporativo, além de controlar acessos e oferecer testes para validar o conteúdo. 

Como escolher uma boa plataforma LMS para sua empresa? 

Agora que você sabe como funcionam as plataformas LMS para empresas e os benefícios, certamente já te convenceram a apostar no T&D online. Que tal descobrir quais são os pontos a se considerar ao escolher um software? 

Veja algumas funções que, em nossa visão, uma boa plataforma LMS deve oferecer: 

  • Certificado de segurança HTTPS;
  • API que permite integração com sistemas externos;
  • Design responsivo e intuitivo;
  • Recurso de e-commerce para a venda de cursos;
  • Recurso de pagamento direto na plataforma ou integração com terceiros;
  • Programação de cobranças automáticas;
  • Emissão de certificado de conclusão de curso;
  • Relatórios detalhados de resultados;
  • Emissão de notas fiscais para controle contábil;
  • Possibilidade de montar diferentes turmas (para cursos para diferentes setores);
  • Permissão para upload de diferentes formatos de conteúdo EAD;
  • Recurso para transmissão de aulas ao vivo;
  • Ferramentas para chats, fóruns e aplicação de testes e provas;
  • Criação e gerenciamento de biblioteca de conteúdo;
  • Possibilidade de personalizar recursos da plataforma.

Com essas funcionalidades, sua empresa estará pronta para usar toda a potencialidade de uma plataforma LMS para oferecer treinamentos mais completos e eficientes para seus colaboradores. 

Não esqueça de mensurar os resultados do treinamento!

Uma capacitação corporativa exige muitos investimentos, por isso, não dá para fazer tudo às cegas. Após oferecer um treinamento EAD, não deixe de mensurar os resultados que ele proporcionou para o seu negócio.

Os dados que as plataformas LMS oferecem às empresas são de grande ajuda para acompanhar não apenas o andamento de cada colaborador, mas o desempenho obtido por eles. Para isso, utilize os recursos de avaliação e testes sem medo.

Além disso, veja também quais foram as mudanças reais na rotina e resultados comerciais da sua empresa. Tão importante quanto oferecer oportunidades de aprendizagem para as equipes é analisar se o que foi ensinado está sendo usado na prática. 

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.