Plano de investimento em marketing: entenda como fazer

O plano de marketing é um documento com o qual as empresas definem sua estratégia de marketing com referência a uma determinada marca, produto ou grupo de produtos. Mas, como fazer o plano de investimento em marketing?

O plano de marketing pode ser criado anualmente para os produtos e marcas já presentes no portfólio da empresa, ou por ocasião do início de um novo negócio, por exemplo, o lançamento de um novo produto ou uma nova marca.

Desenvolver um plano de marketing é uma atividade necessária para todos, sejam eles indivíduos, profissionais, empresas ou organizações.

Para desenvolver seu próprio “modelo de negócios”, cada uma dessas figuras precisa organizar melhor todos os aspectos do plano estratégico de marketing.

Para ser completo e eficaz, um plano de marketing deve incluir:

  • Objetivos claros e alcançáveis;
  • Uma estratégia precisa para atingir esses objetivos;
  • Habilidades necessárias para traduzir a estratégia em ação;
  • Um método (o mais ágil possível) para verificar o andamento do plano.

Quando você precisa de um plano de marketing?

Um plano de marketing deve ser usado para maximizar o alcance das campanhas on-line e off-line e, finalmente, conquistar novos clientes, mantendo os já existentes.

Os planos de marketing digital devem ser usados ​​e projetados com objetivos específicos em mente, por exemplo:

  • Uma campanha de branding para criar reconhecimento e familiaridade da marca;
  • Lançar novos produtos;
  • Distribuir novos conteúdo estratégicos como parte de uma iniciativa de geração de leads e marketing de conteúdo;
  • Aumentar as vendas de um produto existente;
  • Lançar promoções para alavancar as vendas e oferecer descontos a curto prazo.

Durante o desenvolvimento de um plano de marketing, também deve ser considerado:

  • A organização “interna”;
  • Os recursos disponíveis (a serem identificados e/ou gerados);
  • O tempo solicitado;
  • Qualquer equipe que cuidará das tarefas esperadas.

Como criar um plano de orçamento de marketing?

O orçamento de marketing é o principal mecanismo que deve mover a estratégia, tática e operações.

Você é uma nova empresa promissora ou uma empresa mais antiga e estabelecida? 

Normalmente, as novas empresas são realmente as que precisam impulsionar seu marketing.

Para empresas já estabelecidas no mercado, pelo menos 6% a 12% da sua receita bruta deve ser alocada ao marketing.

O dinheiro investido deve ser direcionado para os projetos certos, a fim de obter os melhores resultados. Uma equipe, normalmente, trabalha com vários projetos e você precisa entender quais têm prioridade sobre os outros.

O orçamento de marketing é antes de tudo um modelo de pensamento a ser desenvolvido para realmente acelerar o crescimento da empresa, esclarecer a situação e dar prioridade aos projetos mais relevantes para a empresa.

A equipe de marketing deve cuidar da definição do orçamento, dividindo-o entre os vários canais e monitorando seu desempenho. Mas, primeiro, a equipe precisa escolher o projeto de marketing digital e os canais certos para investir.

A equipe deve elaborar uma lista de objetivos a serem alcançados e deve então, decidir quais projetos de marketing levarão mais a alcançar esses objetivos. Isso permitirá que você alinhe seu orçamento.

Como criar um plano de investimento em marketing? Por onde começo?

Definir um orçamento de marketing é fundamental para todas as organizações, de micro empresas a multinacionais.

O orçamento de marketing é definido com base em vários parâmetros, que são: 

  • Número de funcionários;
  • Rotatividade da empresa;
  • Objetivos da empresa;
  • Comportamento do concorrente;
  • Tipo de empresa: as startups devem investir mais porque devem se dar a conhecer;
  • Expectativas de crescimento da base de clientes;
  • Tempos para alcançar os objetivos: curto ou longo prazo.

1 – Alinhe os objetivos de orçamento e marketing

Quanto você gasta depende do que você está tentando alcançar. 

Em particular, se falamos de publicidade paga, os custos por exemplo de suas campanhas Google Ads, de publicidade dependem do público-alvo.

2 – Cuidado com os custos ocultos

Ter um modelo de planejamento orçamentário pode evitar surpresas desagradáveis ​​no final do trimestre ou no final do ano.

Frequentemente, custos inesperados forçam os profissionais de marketing a aproveitar o dinheiro que não haviam planejado gastar. 

Nesse caso, as estratégias de marketing para o lançamento de um produto são um bom exemplo: muitas vezes esquecemos que, para lançar um produto com sucesso, não basta apenas promovê-lo. 

Além das atividades relacionadas ao lançamento e promoção, de fato, os custos de preparação para o lançamento também devem ser incluídos: teste de produto e pesquisa de mercado. 

De fato, para que o lançamento seja bem-sucedido, você deve primeiro verificar se o produto realmente atende às necessidades de seus clientes, portanto, você deve receber o feedback deles.

3 – Concentre suas prioridades

No Marketing, há um número infinito de promoções. Para discernir entre o que seria útil e o que é realmente necessário, você precisa organizar bem suas despesas.

Saber onde os recursos do seu orçamento estão alocados e fazer uma verificação cruzada entre essas despesas e os resultados que você está obtendo.

4 – Descreva suas principais campanhas de marketing

Você não precisa listar todas as campanhas. Basta descrever seus principais planos promocionais para o ano. 

Você também precisará definir seu orçamento. Portanto, quanto mais planejamento você fizer agora, melhor.