quarto

Pequenos detalhes que podem deixar seu quarto ainda mais arrumado

Uma das dicas disseminadas por especialistas e influenciadores digitais de design e decoração é o uso de objetos organizadores. Claro que cada pessoa tem o seu método de organização, que varia em diferentes graus e podendo variar de quarto para sala.

No entanto, se o foco é manter o quarto arrumado, além de fazer melhor uso dos móveis e dos objetos, alguns detalhes podem ajudar a manter a organização por mais tempo, principalmente em um local onde os itens parecem ter vida própria. 

Confira, a seguir, algumas mudanças que podem ser feitas em uma única arrumação, mantendo seus pertences sempre à mão. 

Separadores de gavetas

Um dos detalhes que pode fazer toda a diferença na manutenção da organização dos seus objetos são os separadores de gaveta. Eles podem ser comprados em lojas de decoração e artigos variados, mas também confeccionados em casa, de um jeito bem simples. 

O primeiro passo é entender o espaço disponível na gaveta e, a partir disso, montar um desenho de distribuição que faça sentido para o seu uso cotidiano. O modo mais comum é por meio de uma “grade”. 

Você pode aproveitar aquelas caixas jogadas na área de serviço e recortar tiras de papel com tamanho e espessura definidos pelo espaço na sua gaveta. Depois, é só posicionar conforme a separação que você deseja criar e guardar seus objetos como preferir. 

Esse método pode ser bastante útil para manter a gaveta de meias, roupas íntimas e camisetas de academia, que costumam ser remexidas com mais frequência, organizadas por mais tempo. 

Ainda é possível usar essa técnica para guardar bijuterias e acessórios que são trocados o tempo todo e acabam sendo responsáveis pelo acúmulo de objetos em cômodas ou espalhados pelo quarto. 

Nichos 

Hoje em dia, eles são encontrados facilmente em qualquer loja de móveis, vendidos por unidades ou compostos em armários e mesas de diferentes tipos. A vantagem de usar nichos é que você consegue criar uma disposição conforme o seu espaço, tornando a organização muito mais personalizada. 

Em geral, eles são feitos de madeira ou acrílico, ou seja, conseguem ser resistentes o suficiente para abrigarem livros, sapatos, roupas e quaisquer outros objetos que você sentir necessidade de tirar do caminho.

Além da função de organização, eles criam um visual moderno no seu quarto e podem ser trocados de posição a qualquer momento. Outra vantagem é que alguns modelos podem ser usados como banquetas e apoio, no melhor estilo dois em um. 

Áreas de uso do quarto

Independente do tamanho do seu quarto, pensar em áreas específicas para cada tipo de objeto pode te ajudar na arrumação. Se o seu guarda-roupa está lotado, que tal pegar todos os lenços e pendurá-los atrás da porta? 

Os sapatos podem ficar em uma única caixa com separadores ou dentro de sacos de pano, embaixo da cama. Caixas de diferentes tamanhos podem abrigar todos os seus acessórios em cima da cômoda ou dentro de uma prateleira no guarda-roupa. 

Para exercitar essa técnica, desenhe um quadrado numa folha, representando o seu quarto no tamanho total. A partir disso, separe pequenas áreas e nomeie-as de acordo com o tipo de objeto que você pretende colocar ali. 

Depois de um tempo, você tende a criar uma memória de localização e vai acabar guardando os objetos em seus respectivos lugares automaticamente. Se perder algum, fica mais fácil saber onde procurar. 

Rotina de arrumação no quarto

Por mais que você use e abuse de técnicas e objetos que ajudam no dia a dia da organização, vai ser bem difícil manter o quarto arrumado se não possuir uma rotina de guardar os itens novamente após usá-los. 

Parece algo difícil, principalmente para pessoas esquecidas ou com uma agenda mais corrida, mas, com o exercício constante, isso tende a virar um hábito, e a sua forma de arrumar ambientes como o quarto fica mais clara.

Texto: Gear Seo