Passo a passo para fazer sorteios no Instagram

Passo a passo para fazer sorteios no Instagram

Aumentar o engajamento e os seguidores no Instagram de forma orgânica é um dos principais objetivos das marcas. Inclusive, para que se ganhe visibilidade na internet, é preciso criar conteúdo relevante, de acordo com o nicho, para engajar a audiência. 

Por isso, uma boa estratégia de interação é fazer sorteios no Instagram. Se você é usuário assíduo da plataforma, já deve ter notado postagens e marcações de amigos em publicações de promoções de algum produto e serviço. 

O objetivo é sempre o mesmo: divulgar a conta e atrair seguidores e consumidores do seu serviço. Neste artigo, nós te explicamos detalhes sobre os sorteios no Instagram e apresentamos o passo a passo para fazer um. 

Pode parecer simples, mas para que os sorteios sejam um sucesso, é importante ter os objetivos e planejamentos bem definidos, principalmente para evitar problemas futuros ou situações complicadas.

Sobre os sorteios no Instagram

Para quem ainda não tem um conhecimento prévio sobre o assunto, os sorteios no Instagram são conhecidos por serem promoções de ofertas, produtos, serviços e até descontos, com prazo de validade, conforme a definição do perfil comercial. 

Todas as regras, validades e prêmios são definidos pelo mesmo perfil. O benefício para quem participa do sorteio é a oportunidade de ganhar o prêmio. Já para quem promove o sorteio no Instagram, a maior vantagem é ganhar seguidores e visibilidade de marca.

Por isso, fazer sorteio no Instagram te garante diversas e importantes vantagens, entre as principais, podemos citar as seguintes:

  • Visibilidade da marca;
  • Disseminação de produtos e serviços;
  • Tráfego para o seu site;
  • Melhor relacionamento com o público.

Abaixo, você confere os oito passos de como fazer um bom sorteio, bem como conquistar ótimos resultados. Lembre-se, sempre adapte as dicas para a sua realidade, bem como a da sua empresa. Pois bem, agora siga a leitura!

1 – Defina seu objetivo no Instagram

O primeiro passo é definir qual é o objetivo mais relevante para a sua marca. Ou seja, busque avaliar se vale mais a pena levar visitantes para a sua landing page ou site, ou até aumentar o número de seguidores. 

Os objetivos poderão ser parecidos entre si. No entanto, para cada meta, existe um planejamento diferente.

2 – Escolha o prêmio

De imediato, já garantimos que para se dar bem na plataforma, você não precisa necessariamente sortear um smartphone da última geração. Sabendo organizar os detalhes, seu objetivo será atingido.

O mais indicado é apostar em prêmios que se relacionam com seus produtos e serviços, e principalmente, que represente a sua marca de alguma maneira.

Lembre-se que seus clientes e seguidores melhorem seus melhores produtos, portanto, escolha bem o seu público-alvo e abordagem de campanha.

Na hora desta escolha, é legal buscar parcerias com marcas que você conheça. Assim, o valor do investimento diminui e varia as premiações ofertadas.

3 – Os vencedores do prêmio

Objetivos e prêmios definidos, é o momento de começar a desenhar as regras e escolher a quantidade de vencedores. Pode ser uma única pessoa ou mais, a depender da quantidade que a sua marca deseja.

4 – Elabore as regras de participação no Instagram

Esta etapa merece cuidado, pois é aqui que os participantes saberão o que precisa ser feito para concorrer ao prêmio. As opções são diversas. Entre as regras mais comuns, você pode optar por pedir para:

Seguir seu perfil: uma das mais comuns. Ela garante que o número de seguidores seja aumentado e gera mais engajamento ao perfil. Mas fique atento, muitas pessoas deixam de seguir a página após o sorteio. Para que isso não aconteça, invista em conteúdo relevante.

Dar like no post: outra regra básica é pedir para que o usuário curta a foto oficial da promoção. Assim, ele participa automaticamente do sorteio.

Marcar um ou mais amigos nos comentários: quando um usuário precisa marcar amigos em posts, é bem provável que ele selecione os mais íntimos e que saibam que têm tudo a ver com a proposta do sorteio. Isso garante que o número de comentários cresça.

Responder a uma pergunta: este requer cuidado, mas chama a atenção. Consiste em ser uma maneira de instigar a participação dos usuários e aumentar o engajamento. Mas só use esta regra, se você tiver certeza que será uma boa. 

5 – Regras estabelecidas, é a hora de definir o prazo

Defina no calendário uma data e horário para a validade da promoção e deixe bem claro no post até quanto as pessoas podem participar. Cumpra este prazo rigorosamente.

6 – É hora de criar uma imagem oficial

Mais do que a legenda, é a foto que ganha destaque no Instagram. Por isso, desenvolva uma arte apelativa, que faça com que as pessoas não deixem de ver no feed.

7 – Chegou a hora de divulgação no Instagram

Todas as etapas anteriores bem definidas, é hora de publicar e divulgar. Deixe as regras bem claras e visíveis no post oficial e publique.

Na divulgação, é interessante ampliar o sorteio para outras redes sociais, bem como trabalhar em estratégias para tráfego pago – não esqueça de analisar as métricas referente a qual horário seu público costuma acessar as redes sociais. 

Desta forma, você garante ainda mais visualizações. O Instagram é uma plataforma múltipla, por isso, principalmente na época do sorteio, use os stories e as lives para lembrar os seus seguidores sobre a promoção.

8 – Última etapa: veja os resultados e divulgue o vencedor

O dia tão esperado chegou! É hora de anunciar o vencedor. Para fazer isso, o mais indicado é usar aplicativos de sorteios, na internet é possível encontrar uma infinidade de opções, bastando que você escolha a melhor para você.

Faça uma live ao vivo para anunciar o vencedor e tornar o momento ainda mais emocionante e não esqueça de conferir se o sorteado não violou nenhuma norma, seguindo as diretrizes do post oficial.

Após analisar se o vencedor está apto a ganhar o prêmio, é só divulgar os nomes na sua página e entrar em contato com eles por meio de uma mensagem privada, e assim, combinar como o prêmio será entregue.

Todo mundo gosta de ganhar, mas cuidado

Enquanto se prepara um sorteio no Instagram, é necessário também se informar sobre as regras da plataforma. É importante saber que o Instagram conta com diretrizes próprias. Clique aqui para saber mais!

Uma das exigências é confirmar que está fazendo o sorteio por sua conta e risco e reconhecer que a promoção não é patrocinada ou administrada pelo Instagram, ou associada a ele.

Para os sorteios ocorrerem de forma legal, você também precisa estar conforme a legislação do governo federal. 

A partir de 2018, as promoções comerciais, que eram de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, passaram a ser fiscalizadas pela Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda. Para estar dentro da lei, siga os três passos:

  1. Entre no site da SEFEL para solicitar o pedido de autorização do sorteio;
  2. Pague a taxa de fiscalização;
  3. Ao final do sorteio, basta prestar contas para o órgão.

Quer ficar por dentro das novidades do marketing digital e das mídias sociais, siga acompanhando nosso conteúdo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog vocedigitalpropaganda.com.br, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre marketing digital.