Papel: tipos e como escolher para a sua empresa

Além da qualidade dos serviços ou produtos e o modo que os clientes são tratados, o papel utilizado também diz muito sobre uma empresa. Logo, optar por papéis funcionais e de boa qualidade é fundamental para representar bem o negócio.

E, para que isso seja possível, é importante contar com fornecedores de materiais de escritório e papelaria de confiança.

Quais são os tipos de papéis?

Seja para enviar promoções a fim de prospectar novos clientes ou promover eventos com posters e panfletos, ter sempre o tipo de papel mais adequado para cada situação é essencial. Abaixo, conheça os principais tipos de papéis disponíveis no mercado.

Para impressoras jato de tinta

As impressoras jato de tinta oferecem uma boa qualidade para documentos impressos, sobretudo arquivos com fotografias ou gráficos. Além disso, elas suportam uma boa variedade de papéis, como:

Papel sulfite

O mais utilizado nos escritórios e empresas. Pode ser impresso na frente e no verso, além de ter um bom nível de qualidade.

Papel fotográfico

Como o próprio nome diz, normalmente é usado para imprimir fotografias. O papel fotográfico possui a face com uma tonalidade mais brilhante, deixando as cores da impressão mais intensas.

Papel cardstock

O cardstock pode ser definido como um papel liso, normalmente utilizado para confecção de cartões de visitas ou pessoais e convites. Seu material é bem duradouro, além de ser uma excelente opção para imprimir documentos que devem ser utilizados por um longo período.

Papel matte

Da mesma forma que o sulfite, pode ser impresso frente e verso e ainda possui uma secagem rápida, o que o torna uma excelente opção para o uso no cotidiano.

Papel brilhoso

Por ser bem semelhante ao papel fotográfico, algumas vezes eles são confundidos. No entanto, o papel brilhoso demora um pouco mais para secar a tinta, o que exige  mais cuidado no manuseio para não manchar ou borrar a folha.

Papel reciclado

É bem parecido com o papel matte e com o sulfite, porém é 100% reciclado. Em vez de branco, possui cores e é feito pensando na preservação do meio ambiente.

Para impressoras a laser

Embora o suprimento da impressora a laser seja mais caro que o da jato de tinta, há um ganho de desempenho maior na produtividade, a depender do que será impresso. Para documentos que apresentam somente textos (sem gráficos e imagens), o toner a laser é o mais indicado. A seguir, confira alguns dos tipos de papéis mais recomendados para essa máquina. 

Papel couchê

Hoje em dia, o papel couchê é tido como um dos melhores papéis do mercado devido à excelente qualidade de impressão. Ele possui vários formatos e tipos, um para cada estilo de aplicação.

Papel laser

Projetado unicamente para impressões a laser, tem o poder de segurar o pó do toner com uma ótima eficiência e é perfeito para imprimir cheques ou etiquetas.

Papel branco brilhante

Normalmente, é o mais utilizado para imprimir documentos e arquivos em impressoras com toner a laser. É possível utilizar as duas faces da folha, imprimindo textos ou imagens de maneira rápida e simples.

Papel vegetal

Esse tipo de papel é conhecido por sua textura transparente, sendo bastante utilizado por engenheiros e arquitetos. Entretanto, por não ser muito resistente, é necessário ter uma atenção maior no manuseio.

Informações importantes sobre os tipos de papéis

Leia atentamente informações gerais e relevantes que te ajudarão a escolher o melhor tipo de papel de acordo com as necessidades da sua empresa.

Opacidade

Diz respeito à transparência do papel. Quanto maior a opacidade, menor a possibilidade de a impressão ficar visível no verso.

Brilho

Passa uma referência de reflexo e contraste de como o papel vai absorver a tinta. Por exemplo: em uma escala de 1 a 100, papéis utilizados em escritórios variam de 80 a 100 e papéis fotográficos giram em torno de 92. Isso significa que quanto maior o brilho, melhor a qualidade do papel.

Tamanho

Embora o papel A4 seja o modelo mais utilizado pelas empresas nas impressões de documentos, há papéis com dimensões e objetivos diferentes, como por exemplo: A3, A2, A1, papel carta e papel ofício.

Gramatura

Diz respeito à espessura do papel. Quanto maior a densidade, mais encorpado é o material. Papéis com uma gramatura maior são mais pesados, o que pode tornar o envio mais caro.

Texto: Gear Seo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *