Otimização de sites: veja 9 dicas sobre como usar o SEO!

Há alguns anos bastava uma empresa ter uma página on-line para se tornar um destaque na sua área de atuação, mas com o avanço da tecnologia e o aumento da integração digital, ter sites deixou de ser um destaque.

Hoje é preciso que além da página, sejam usadas algumas estratégias para que seu site se torne otimizado. A otimização de sites é a utilização de alguns recursos com o objetivo de destacar sua página nas buscas realizadas no google.

O Google desenvolveu alguns quesitos que tornam a visitação de um usuário melhor e mais simples e aqueles que usam essas ferramentas têm sua página destacada e ficam melhor rankeados.

Esse conjunto de técnicas é chamado de SEO, dentro do SEO existem diversas formas de melhorar o posicionamento do seu site no Google, por exemplo:

  • Títulos;
  • Palavras-chave;
  • Links internos;
  • Links externos;
  • Entre outros pontos.

Hoje o marketing digital é a principal ferramenta de divulgação da sua empresa, milhares de pessoas conectadas, independentemente da distância, conhecendo mais sobre seu negócio. Isso amplia o campo de atuação da sua empresa. 

Quando um site fica melhor ranqueado ele ganha mais visitas e aumenta a visibilidade da página. Além disso, as chances de conversão de um visitante para um cliente ou um leads são bem maiores e mais bem sucedidas.

9 dicas incríveis para utilizar SEO no seu site!

Agora, já conhecendo todas as vantagens de ter um site otimizado, nós selecionamos 9 dicas para você otimizar sua página. Sem mais delongas, siga a leitura do artigo e confira todos esses pontos:

1. Produza conteúdos relevantes

Publicar conteúdos é um grande diferencial na otimização do seu site, afinal, a visitação da sua página melhora o rankeamento e aumenta a visibilidade. Mas para alcançar esse aumento na visitação da página é preciso escolher bem os conteúdos.

Todos os artigos precisam ser de qualidade e ter conteúdo relevante, é preciso ir além do superficial. Por isso, escolha profissionais para realizar a produção desses artigos.

A escrita, a ortografia e o tema são diferenciais que podem ser melhor produzidos por pessoas experientes nesse tipo de serviço.

2. Selecione as palavras-chave

As palavras-chave são aqueles termos que devem ser usados ao longo do texto, elas são selecionadas de acordo com o tema de cada artigo baseado na procura que é realizada no Google ou em outros buscadores.

É possível ter acesso a listas das palavras ou termos mais buscados no Google e assim poder usá-las para melhorar seu ranqueamento e o tráfego na sua página. As palavras-chave devem ser escolhidas com cuidado e seu uso deve ser natural dentro do texto.

3. Tenha um site responsivo

Um site responsivo é um site que se adapta para ser utilizado tanto para computadores e notebooks, como para tablets e smartphones, sem perder qualidade e sem demora na adaptação.

Hoje a maioria das pessoas realiza suas buscas pelo smartphone, grande parte ainda escolhe finalizar as compras pelo computador, mas a busca se inicia em dispositivos menores, por isso é importante que seu site possa ser facilmente acessado nos celulares.

4. Use redes sociais

As redes sociais são uma ótima ferramenta de divulgação para sua empresa, isso porque o alcance é de milhões de pessoas ao mesmo tempo. Por isso, investir em ter redes sociais pode ser um diferencial para o aumento das suas vendas.

Tendo uma rede social ativa você pode divulgar os conteúdos disponíveis no seu site e ainda criar links para acessar diretamente todos esses conteúdos. Além disso, as redes sociais aumentam a interação entre cliente e empresa e melhoram a confiança no serviço.

5. Faça linkagem

O uso de links dentro dos textos permite que você divulgue outros conteúdos ou suas redes sociais dentro do texto, mostrando outras opções disponíveis sobre temas que podem interessar ao leitor.

Além disso, você pode utilizar linkagem externa em parceria com outras páginas, assim você fornece visibilidade ao seu parceiro, mas também aumenta significativamente a visibilidade da sua página.

6. Mantenha a frequência de publicações

Ter frequência no tempo de publicação dos artigos é muito importante, essa sequência influência no seu posicionamento no Google.

Quanto maior a frequência melhor será o ranqueamento, mas se você não puder produzir muitos conteúdos por semana, basta estabelecer uma ou duas vezes semanais para ter bons resultados. 

7. Use imagens

O uso de imagens ajuda muito na procura pelos seus conteúdos, hoje as pessoas gostam de receber o máximo de informação possível pelas imagens, assim a mensagem é passada de forma mais rápida e simples.

Invista em imagens de qualidade e que tenham relação com o tema do artigo e não apenas por serem bonitas.

8. Nunca copie um texto

Um erro de principiante é copiar textos já existentes, isso causa punição dentro do ranqueamento do Google, mesmo que sejam trechos ou que seja feita a referenciação daquele material.

O ideal é que todo o conteúdo seja produzido de forma original, mesmo que sejam usados outros artigos como referência para a elaboração do texto.

9. Estimule os comentários

Quando os visitantes comentam na sua página, isso significa que seu conteúdo está surtindo efeito e se tornando importante, por isso sempre estimule esse diálogo, independentemente de qual seja o seu ramo.

É importante também destinar um pouco de tempo para responder essas mensagens, quanto maior sua proximidade com o público melhor será essa interação.

Conclusão: agora ficou simples otimizar seu site!

A otimização de um site pode parecer trabalhosa, mas o uso dessas ferramentas é essencial para o sucesso da sua empresa no mundo digital hoje e pode influenciar suas vendas físicas também de forma significativa.